AdministraĆ§Ć£o do tempo: Tempo que te quero ter

AdministraĆ§Ć£o do tempo: Tempo que te quero ter

1. Comportamento: Superando obstĆ”culos atravĆ©s da cooperaĆ§Ć£o
2. AdministraĆ§Ć£o do tempo: Tempo que te quero ter
3. Mapas das vendas: Guiando-se por relatĆ³rios
4. Nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais
5. ComentĆ”rio da semana: JoĆ£o Meirelles
6. Frase da semana: Comportamento – SĆ³crates

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Workshop de GestĆ£o em Vendas com RaĆŗl Candeloro
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OlĆ”,

Uma coisa fundamental em vendas, mas na qual poucas empresas prestam atenĆ§Ć£o, Ć© a segmentaĆ§Ć£o por tipo de cliente. Empresas que segmentam corretamente mostram que entendem melhor os seus clientes, quem sĆ£o, o que pensam e o que querem. Isso, inevitavelmente, se traduz em melhores ofertas e melhoria nos nĆ­veis de lucratividade e satisfaĆ§Ć£o.

Podemos criar seis tipos de clientes, cada um com seus prĆ³prios objetivos e maneiras de comprar. Aqui vĆ£o algumas dicas para lidar com eles e como conquistar sua preferĆŖncia:

1. Compradores novatos – Dependendo do seu ramo de atuaĆ§Ć£o, pode ser que ainda existam pessoas e empresas que nunca tenham comprado o que vocĆŖ tem para vender. O que eles querem: paciĆŖncia e atenĆ§Ć£o. Novos compradores nĆ£o tĆŖm certeza de que o seu produto ou serviƧo Ć© o certo, se a sua empresa Ć© a melhor, se o preƧo Ć© justo, etc. Ou seja, eles vĆ£o precisar de explicaƧƵes detalhadas e de muita informaĆ§Ć£o.

2. Compradores relutantes – SĆ£o os compradores obrigados a comprar, mas que nĆ£o tĆŖm certeza se vocĆŖ Ć© realmente a melhor opĆ§Ć£o. O que eles querem: reforƧo e seguranƧa. A melhor forma de lidar com isso Ć© usando testemunhais de outros clientes que passaram pela mesma situaĆ§Ć£o e, hoje, estĆ£o muito satisfeitos comprando de vocĆŖ.

3. Compradores “pechincha” – SĆ£o os compradores que buscam apenas o menor preƧo. NĆ£o sĆ£o fiĆ©is e trocam de fornecedor assim que aparece uma opĆ§Ć£o mais barata. O que eles querem: preƧo baixo, com certeza, incluindo nĆ£o sĆ³ o preƧo em si, mas tambĆ©m as condiƧƵes de pagamento.

4. Compradores estratĆ©gicos – SĆ£o clientes que sabem exatamente o que querem. Entendem as especificaƧƵes tĆ©cnicas, tĆŖm experiĆŖncia no assunto, conhecem seus concorrentes. O que eles querem: economia de tempo, conveniĆŖncia e a melhor relaĆ§Ć£o custo-benefĆ­cio.

5. Clientes entusiastas (ou promotores) – Esse grupo de clientes Ć©, basicamente, composto de fĆ£s. Gostam de vocĆŖ, da sua empresa, dos seus produtos e serviƧos, recomendam para amigos e colegas. Enfim, mesmo que, Ć s vezes nĆ£o gastem muito, Ć© sempre um prazer servi-los. O que eles querem: sentir-se especiais e reconhecidos. Eles tĆŖm com vocĆŖ e sua empresa uma relaĆ§Ć£o muito mais emocional do que racional.

6. Clientes “conveniĆŖncia” – Como o nome jĆ” diz, sĆ£o aqueles clientes que buscam a conveniĆŖncia acima de tudo. O que eles querem: talvez, seja mais importante comeƧar pelo que eles nĆ£o querem: os clientes desse grupo nĆ£o querem se incomodar. Querem economizar tempo e que vocĆŖ resolva tudo por eles.

Um grande abraƧo,
RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br

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GestĆ£o em Vendas – com RaĆŗl Candeloro
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1) Comportamento: Superando obstĆ”culos atravĆ©s da cooperaĆ§Ć£o

O palestrante mĆ”gico Dalmir Sant””””Anna apresenta uma dinĆ¢mica interessante para sua prĆ³xima reuniĆ£o de trabalho. Entregue em uma folha de papel a descriĆ§Ć£o de um problema ou um fato negativo que ocorreu na empresa (algo que nĆ£o saiu como o esperado, por exemplo: um atraso de entrega, a reclamaĆ§Ć£o de um cliente ou uma situaĆ§Ć£o de risco), entretanto, nĆ£o descreva nome de pessoas, data, horĆ”rio, nem mesmo o local em que ocorreu. Em seguida, solicite que os participantes apresentem suas opiniƵes sobre o problema e qual soluĆ§Ć£o poderia ser aplicada para reverter na prĆ”tica o fato ocorrido. ApĆ³s receber as folhas com as sugestƵes de melhoria, revele que o fato relatado na descriĆ§Ć£o do problema ocorreu na prĆ³pria empresa. Ao aplicar essa dinĆ¢mica, vocĆŖ perceberĆ” as diversidades de respostas para um mesmo problema, bem como a reaĆ§Ć£o dos participantes da reuniĆ£o ao descobrirem que o fato ocorreu na prĆ³pria empresa. Como resultado, serĆ” possĆ­vel fomentar a gestĆ£o participativa, explorando a cooperaĆ§Ć£o e as habilidades dos colaboradores.

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2) AdministraĆ§Ć£o do tempo: Tempo que te quero ter

Para comeƧar a mudar a realidade de falta da tempo – os hĆ”bitos ruins Ć© que nos tiram tempo e produtividade -, conheƧa alguns dos principais “ladrƵes” de tempo, segundo o palestrante FĆ”bio Violin:

– Foco errado – A escolha do caminho errado leva ao destino errado. Qual Ć© realmente sua pretensĆ£o com esse ou aquele cliente. “Vender” seria a resposta Ć³bvia, no entanto, equivocada. Fortalecer a imagem prĆ³pria, do produto ou da empresa na mente do consumidor, reativar clientes inativos, descobrindo por que deixaram de comprar, abrir novos contatos e aumentar a rede de relacionamentos. Esses sim sĆ£o focos claros e com capacidade de agregar valor. A diferenƧa entre um e outro Ć© que, no primeiro, partimos da necessidade de gerar caixa e, no segundo, da necessidade de ter clientes hoje, amanhĆ£ e depois.

– Desconcentrar-se – Um bom jogador estĆ” ligado no jogo o tempo todo. Um bom vendedor tambĆ©m. Concentre-se nos objetivos do mĆŖs, da semana e do dia.

– Planejamento mental – Planejar mentalmente Ć© um bom recurso, mas a memĆ³ria costuma falhar. Coloque atividades estratĆ©gicas que devem ser executadas na agenda ou no notebook e as cumpra.

– Acomodar-se e procrastinar – “Sempre haverĆ” tempo”; “depois eu faƧo”; “nĆ£o deu hoje? Tudo bem! AmanhĆ£ eu faƧo”; e tantas outras desculpas apenas atrasam a vida de quem se propƵe a ser referĆŖncia na Ć”rea de vendas.

– Escravo do celular – O celular Ć© uma ferramenta de trabalho e nĆ£o de bate-papo. Seu celular nĆ£o deve interromper um contato com o cliente e nĆ£o pode ser usado para fins particulares no horĆ”rio de trabalho. Afinal, um cliente pode precisar falar com vocĆŖ e o aparelho estar ocupado.

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3) Mapas das vendas: Guiando-se por relatĆ³rios

Como os antigos navegantes, que faziam uso de bĆŗssolas para seguir o caminho certo, o bom vendedor tambĆ©m possui instrumentos de orientaĆ§Ć£o. O consultor Christian Majczak afirma que, hoje, ele se guia por meio dos relatĆ³rios comerciais. A geraĆ§Ć£o dos relatĆ³rios fica por conta de softwares prĆ³prios, mas Ć© importante ter capacidade de interpretĆ”-los e usar os dados disponĆ­veis para transformĆ”-los em informaƧƵes.

Procure conhecer todas as variĆ”veis apresentadas pelo relatĆ³rio. NĆ£o deixe nenhuma dĆŗvida. TambĆ©m Ć© fundamental entender a finalidade de cada um dos instrumentos gerenciais disponĆ­veis.

Isso Ć© suficiente para fazer o melhor uso dos relatĆ³rios? NĆ£o! Podemos sofisticar a anĆ”lise, comparando com outros perĆ­odos e fazendo cruzamentos entre as informaƧƵes. EntĆ£o, mĆ£os Ć  obra!

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ColeĆ§Ć£o Passos da Venda – por RaĆŗl Candeloro
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A Editora Quantum acaba de lanƧar os livros “NegociaĆ§Ć£o”, “Fechamento” e “PĆ³s-venda”. Agora sĆ£o sete livros com dicas e tĆ³picos que abordam temas imprescindĆ­veis para melhorar as suas vendas e garantir o seu sucesso. Acesse o site:
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4) APROVEITE A NOVA EDIƇƃO DESTA SEMANA, {NOME}!

Esta semana, temos nova ediĆ§Ć£o do portal VendaMais entrando no ar. Veja sĆ³ as novidades:

a) Atendimento: O cĆ©rebro dos consumidores – Por Dill Casella
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41963
*MatƩria Golden

b) Carreira: As 10 caracterĆ­sticas do vendedor de sucesso – Por EugĆŖnio Sales Queiroz
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41964

c) GestĆ£o: TendĆŖncia ou cortina de fumaƧa – Por RaĆŗl Candeloro
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41965

d) Marketing: O tempo passa e o vendedor nĆ£o pode ficar – Por Lucas da Rosa
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41966
*MatƩria Golden

e) NegociaĆ§Ć£o: A negociaĆ§Ć£o como vantage competitiva – Marcelo Prates
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41968
*MatƩria Golden

f) Telemarketing: Ou muda-se tudo ou nada muda – JosĆ© Teofilo Neto
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41969

g) Varejo: O envolvimento – Por Moacir Moura
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41970

h) Vendas: Como expandir suas vendas – Antonio Braga
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41971
*MatƩria Golden

*DisponĆ­vel apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mĆŖs de vigĆŖncia da publicaĆ§Ć£o adquirida.

5) COMENTƁRIO DA SEMANA – JoĆ£o Meirelles

Maravilhosa a “VendaMais”. Nunca a tinha lido e fiquei encantado!

PARA TERMINAR: Comportamento – SĆ³crates

“SĆ”bio Ć© aquele que conhece os limites da prĆ³pria ignorĆ¢ncia”

******************************************************* mande suas idƩias por e-mail ou contribua com sugestƵes, enviando sua mensagem para:
[email protected].
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