Fechamento: Maneiras de fechar mais vendas

Fechamento: Maneiras de fechar mais vendas

1. Motivação: Venda com alto-astral
2. Relacionamento: Como lidar com clientes insatisfeitos
3. Fechamento: Maneiras de fechar mais vendas
4. Nova edição do portal VendaMais
5. Comentário da semana: Claudiano Farias
6. Frase da semana: Planejamento – Zig Ziglar

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Olá,

A internet tem ganhado cada vez mais importância dentro da gestão estratégica de vendas por ser um dos canais que mais cresceu nos últimos anos. Muitos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, não tomam uma decisão de compra sem antes consultar vários sites, não apenas comparando preços, mas, principalmente, unindo as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

Pedimos a Jim Sterne, autor do livro “Web Metrics” e presidente da associação norte-americana de Web Analytics, para que nos contasse o que uma empresa deve medir no seu site se realmente quiser que ele cumpra sua função estratégica dentro do mix de canais de vendas.

Investir em um site sem medir o que está funcionando e o que não está é mais ou menos como jogar na loteria – você fica torcendo para acertar e acha que quase não tem como influenciar o resultado. Felizmente, isso não é bem verdade, pois basta você verificar as coisas certas e tomar as medidas necessárias. Vejamos, então, quais são os dez principais itens nos quais você deve prestar atenção, de acordo com Jim Sterne.

1. Velocidade.
2. Erros.
3. Quantas pessoas visitam seu site?
4. Quais são as páginas mais visitadas?
5. Para onde eles foram?
6. O que elas estão procurando?
7. Como elas chegaram até aqui?
8. Alcançamos nossos objetivos?
9. Seus visitantes ficaram felizes?
10. Você está ligando o site ao restante da empresa?

Estabeleça metas e objetivos para o site. Faça com que estejam alinhados com os principais objetivos da empresa. Meça o que achar que realmente importa e ouça os clientes. Faça as alterações que achar necessárias. Meça de novo. Repita o processo, pois um site é um organismo vivo e está sempre em evolução. Esse é o segredo para ter um site mais lucrativo, rápido e atraente para seus clientes e que ajude sua empresa a atingir seus objetivos.

Um grande abraço,
Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

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1) Motivação: Venda com alto-astral

Vender exige muitas competências, e entre elas está o bom humor. Torne seu trabalho de vendas mais prazeroso, segundo as dicas do palestrante Paulo Araújo:

– O bom humor atiça a criatividade. Bem-humorados, criamos mais e enxergamos a situação de uma forma mais positiva.
– Brinque com a situação. Faça perguntas como: “E se?” ou “e por que não?”. Perguntas diferentes ajudam na solução de problemas.
– Gostamos de estar perto de pessoas com alto-astral. Elas iluminam o ambiente, sempre têm um sorriso no rosto e um gesto de gentileza.
– Não confundir bom humor com “engraçadinho”. Ser bem- humorado está longe de ser o tipo que “perde o cliente, mas não perde a piada”. Evite piadas grotescas que causam situações embaraçosas.

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2) Relacionamento: Como lidar com clientes insatisfeitos

O consultor Marcelo de Elias dá cinco dicas de como lidar com clientes insatisfeitos. Confira:

1. Chame o cliente pelo nome. Isso ajudará a acalmá-lo.
2. Deixe o cliente desabafar no começo sem interrompê-lo.
Esse é o tempo necessário para ele acalmar os ânimos. 3. Peça desculpas e admita erros, se de fato tiverem ocorrido. Não argumente com o cliente sem informações precisas.
4. Nunca fale ao cliente que ele está nervoso nem diga para ficar calmo.
5. Seja empático, dizendo que compreende como ele está se sentindo, sem aprovar ou reforçar os sentimentos negativos da pessoa.

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3) Fechamento: Maneiras de fechar mais vendas

Quando o assunto é fechamento, o consultor Alex de Miranda sugere quatro maneiras de fechar mais vendas

1. Evite perguntas cuja resposta possa ser “não”. Troque o “podemos fazer o pedido?” por “onde o senhor deseja que entregue?” ou “quando deseja programar a instalação?”.
2. Tenha atitudes que demonstrem preocupação em atender às necessidades de seu cliente. Lembre-se de que ele compra de diversos vendedores, se você fizer tudo que os outros fazem, não dará motivos para ele fechar a venda com você nem com outro.
3. Para produtos que necessitam reposição, verifique sempre o nível do estoque do cliente. Essa atitude demonstra que você está preocupado em ajudá-lo, de forma que o produto não falte nem sobre. Além de ser um bom argumento, mantém a fidelidade do cliente.
4. Faça pós-venda. Antes de fechar a próxima venda, é muito importante saber do cliente como foi atendido na última solicitação. No caso da resposta soar de forma positiva, pergunte se ele quer repetir o pedido ou deseja fazer alguma alteração.

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4) APROVEITE A NOVA EDIÇÃO DESTA SEMANA,

Esta semana, temos nova edição do portal VendaMais entrando no ar. Veja só as novidades:

a) Atendimento: Use o bom senso para vender sempre – Por Eugênio Sales Queiroz
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41922

b) Carreira: Empreenda a próxima etapa da sua vida – Por César Souza
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41923

c) Gestão: 10 coisas para medir no seu site – Por Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41924

d) Marketing: A importância do marketing de relacionamento – Por Jessie Chimachi
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41925

e) Negociação: Negociação – Como superar impasses – Por Fernando Silveira
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41926

f) Telemarketing: Persuasão em vendas – Por José Carlos Rodrigues
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41927

g) Varejo: Você sabe como funciona sua loja? – Por José Mello Jr.
*Matéria Golden
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41928

h) Vendas: Retenção de clientes – Por José Teofilo Neto
https://vendamais.com.br/VendaMais/php/verMateria.php?cod=41929

*Disponível apenas para assinantes dos produtos da Editora Quantum e clientes que adquiriram a revista “VendaMais” nas bancas, com acesso restrito apenas para o mês de vigência da publicação adquirida.

5) COMENTÁRIO DA SEMANA – Claudiano Farias

Sou assinante da revista “VendaMais” desde 1997 (antiga “Técnicas de Venda”) e não esperava, depois de tantos anos, receber uma edição em que todas as matérias são totalmente aproveitadas no desenvolvimento da nossa profissão de vendedor. Isso demonstra o compromisso de vocês para conosco, vendedores. Depois da “VendaMais”, o mercado começou a ver com outros olhos os “verdadeiros vendedores” e o mais importante é que nós começamos a nos ver com outros olhos, ou seja, profissionais valorizados e de uma área importante para a sobrevivência das nossas empresas.

PARA TERMINAR: Planejamento – Zig Ziglar
“Espere o melhor, prepare-se para o pior e aproveite o que vier”

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