#09 – ReThink VM: 7 campanhas de vendas que todo gestor pode criar

Poucas coisas estimulam tanto a motivação, engajamento e aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.

No episódio #09 do ReThink VendaMaisRaul Candeloro, Diretor do Grupo VendaMais, compartilhou seus conhecimentos sobre os objetivos de uma campanha de vendas e como eles têm que estar muito bem definidos antes de ela começar.

São todas ideias bem práticas de assinantes da VendaMais e alunos do GEC que criaram campanhas e compartilharam os resultados positivos que tiveram. O foco na VendaMais é sempre ajudar os(as) gestores(as) a terem equipes de alta performance, então foco total em RESULTADOS.

Está pensando em criar uma campanha de vendas e precisa de ajuda para garantir o sucesso da ação?

Aqui estão algumas ideias rápidas que você pode imediatamente implementar para melhorar seus resultados e rapidamente trazer excelentes resultados:

1) Campanha de pedidos de indicação:

A equipe de vendas aproveita todos os contatos sendo feitos para pedir indicações e recomendações de novos prospects.

2) Campanha de pós-não vendas:

A equipe de vendas revisa todos os contatos e propostas feitas anteriormente nos últimos 90 a 180 dias que não fecharam por algum motivo, retomam os contatos para fazer um novo follow-up e buscam novas oportunidades.

3) Campanha de reativação de inativos:

A equipe de vendas revisa a carteira de clientes que não fez compras, pedidos e negócios nos últimos 90 a 180 dias, retomam os contatos e buscam novas oportunidades.

4) Campanha de depoimentos e testemunhais:

A equipe de vendas revisa sua carteira de clientes, cada vendedor(a) escolhe de 3 a 5 clientes super fãs, entra em contato e pede um depoimento (pode ser por escrito, áudio ou vídeo, o que o(a) cliente preferir).

5) Campanha da diminuição de descontos:

A equipe de vendas calcula o percentual médio de desconto dado e trabalham naquele período com o objetivo de diminuir essa porcentagem. O resultado mais comum é: depois de bastante resistência por parte da equipe, as vendas aumentam porque a imensa maioria dos vendedores melhorou a argumentação e o aproveitamento de oportunidades. Detalhe importante: Esta ação resulta em mais vendas e faturamento com margem de lucro maior.

6) Campanha de mix:

Equipe de vendas escolhe um produto/serviço com margem maior do que a média e trabalha para vender mais daquele produto/serviço durante o período da campanha.

7) Campanha de prospecção:

Equipe de vendas escolhe um perfil de cliente ideal ou mercado/segmento para focar e cria ações para prospectar novos clientes com aquele perfil, mercado ou segmento específico.

8) Dica Bônus – Campanha de Taxa de Conversão:

Uma ótima ideia para campanha de vendas: melhorar taxa de conversão/fechamento de oportunidades. Equipe de vendas se reúne, calcula seu percentual de fechamento ou aproveitamento de oportunidades (número de vendas realizadas/número total de contatos efetivados) e pensa em ações simples e rápidas de melhorar esses números (a própria troca entre a equipe e a comparação dos números muitas vezes já cria inúmeras ideias novas).

Adapte alguma destas ideias à sua própria realidade, inclua treinamento pré-campanha, faça um acompanhamento diário de resultados e depois comemore com champagne.
De preferência, tirando uma foto e compartilhando com a gente! 🙂

Assista ao conteúdo completo:

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