As 20 expressões mais usadas na gestão de pessoas

Uma das maiores saias-justas pela qual um profissional pode passar é não entender o que está sendo discutido em uma reunião de negócios. Constantemente, palavras “importadas” de diferentes segmentos invadem os escritórios e a rotina dos executivos. Uma das maiores saias-justas pela qual um profissional pode passar é não entender o que está sendo discutido em uma reunião de negócios. Muitos fingem que sabem e até discorrem sobre o tema, e acabam fazendo comentários totalmente equivocados. Outros ouvem e ficam quietos, por vergonha de admitir que não sabem o que está sendo falado. Desconhecer algumas expressões não significa estar ultrapassado, mas estar atualizado às novidades é pré-requisito para ascender profissionalmente.

Para auxiliar os profissionais nesse assunto, conversei com executivos de diversas áreas e relacionei as expressões que um profissional necessita conhecer. Selecionei os 20 principais termos que estão na boca dos executivos contemporâneos, e busquei o significado de cada um deles. Com isso em mão, fica mais difícil passar vergonha em uma entrevista de trabalho ou até em reuniões de negócios.

1. Coach ? Facilitador, instrutor, entidade (pessoa, equipe, departamento, empresa) que atua como agregador das capacidades de cada elemento da cadeia (equipe, departamento).

2. Empowerment ? Dar poder ao grupo ou equipe.

3. Benchmark ? Marcos referenciais, processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções e nos produtos, comparando uma empresa a outras. As medidas de benchmark derivam, em geral, de outras empresas que apresentam o melhor desempenho, não sendo, necessariamente, concorrentes.

4. E-procurement ? Utilização da internet para a automatização dos processos de compra e gestão de bens e serviços necessários à atividade da empresa.

5. Housekeeping ? Técnica para iniciar e manter os processos de qualidade e produtividade total em uma empresa.

6. On-the-job ? No dia-a-dia do trabalho. Exemplo: teinamentos on-the-job. Utilizar a rotina dentro das tarefas práticas de um indivíduo, sem retirá-lo para a sala de aula. Como um estágio prático, supervisionado diretamente.

7. Team building ? Dinâmica de grupo em área externa, na qual os participantes são expostos a várias tarefas físicas desafiadoras, que são exemplos comparativos dos problemas diários da empresa. Tem como finalidade tornar uma equipe integrada.

8. Downsizing ? Redução dos níveis hierárquicos em uma organização, com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção.

9. Joint venture ? Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

10. Market share ? Participação no mercado.

11. Outplacement ? Investimento de uma empresa na recolocação de um ex-funcionário em outra organização.

12. Outsourcing ? Terceirização de tudo que não faz parte do negócio principal de uma empresa.

13. Turnover ? Rotatividade, movimentação, giro, circulação, medida da atividade empresarial relativa ao realizável em curto prazo, vendas.

14. Core business ? Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.

15. B2E ? Business to employee, relação entre a empresa e o funcionário.

16. Budget ? Porcentagem do faturamento da empresa destinada a ações de marketing, vendas e novos negócios.

17. Kaizen ? Processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.

18. Absenteísmo ? Do francês absentéisme, derivado do inglês absenteeism, de absentee, ou pessoa que falta ao trabalho ou à escola. Que vive ou está, via de regra, ausente.

19. Just in time ? Metodologia com base nas pessoas, cuja filosofia é eliminar tudo aquilo que não adiciona valor ao produto. O objetivo é fornecer exatamente as peças necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário.

20. Stock options ? Incentivo que permite aos funcionários comprarem ações da empresa onde trabalham, por um preço abaixo do mercado.

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