Como vencer a concorrĂȘncia NĂŁo sejamos hipĂłcritas. Esta histĂłria de que concorrĂȘncia Ă© saudĂĄvel porque estimula o desenvolvimento e combate o imobilismo Ă© filosoficamente bela, mas nĂŁo retrata a realidade. Qualquer empresĂĄrio ou gestor hĂĄ de concordar que concorrĂȘncia boa, Ă© concorrĂȘncia morta.
Ă por isso que as grandes companhias, na busca por ganhos de escala e redução de custos operacionais, princĂpios econĂŽmicos legados da era industrial, procuram debelar a concorrĂȘncia absorvendo-a (aquisição) ou aliando-se a ela (fusĂŁo). Mas fica a pergunta: e quanto Ă s pequenas empresas?
Firmas de pequeno e mĂ©dio porte tĂȘm uma natural vocação ?autofĂĄgica?. Em outras palavras, digladiam-se por um pedaço de osso como se fosse carne de primeira. Chegam atĂ© mesmo a praticar dumping (vender abaixo do preço de custo) para evitar que o vizinho ganhe o pedido. Cooperativismo e associativismo sĂŁo palavras ausentes do vocabulĂĄrio ? e do dicionĂĄrio ? da maioria dos empresĂĄrios. Ă uma questĂŁo cultural alicerçada num modelo mental ultrapassado: cada um que cuide de seu terreiro.
O sofrimento Ă© ainda maior no comĂ©rcio que na indĂșstria. Basta caminhar em SĂŁo Paulo, por exemplo, pela Teodoro Sampaio dos instrumentos musicais, a Consolação dos lustres, a Santa IfigĂȘnia dos eletrĂŽnicos ou simplesmente pelas praças de alimentação de qualquer shopping center para sentir na pele e na veia a ferocidade da concorrĂȘncia. O que fazer?
1. Cuide do visual ? O jogo começa na aparĂȘncia que conduz Ă sedução. Ă o marketing de percepção. VocĂȘ precisa captar a atenção do cliente para que ele escolha, entre as inĂșmeras alternativas, o seu ponto. Isso envolve a fachada, o letreiro e atĂ© mesmo o nome do estabelecimento. Os trajes dos atendentes, a pintura das paredes, a limpeza do piso, o Ăndice de luminosidade, a organização dos produtos expostos e a facilidade de acesso a eles. Perceba que as mesmas regras aplicam-se a uma loja virtual. Nesse caso, falamos de um site de fĂĄcil navegação, com diagramação e cores agradĂĄveis, ĂĄgil na transição de pĂĄginas, amigĂĄvel na busca por produtos.
2. Treine seu pessoal ? Considerando-se que os produtos sĂŁo similares e, portanto, facilmente comparĂĄveis, o Ășnico canal possĂvel de diferenciação Ă© o da prestação de serviços. A palavra de ordem agora Ă© ?atendimento?. NĂŁo apenas um atendimento bom, mas sim um excepcional, prestado por uma força de vendas que antes de tudo conhece em profundidade o que estĂĄ ofertando. Ă a chamada ?venda consultiva? que compreende necessidades, orienta sobre tipos e modelos, instrui com foco na adequação e assiste atravĂ©s da pĂłs-venda, promovendo a fidelização.
3. Tenha o produto disponĂvel ? Parece Ăłbvio, mas essa Ă© uma das grandes falhas de gerenciamento no ponto-de-venda. Por isso, mantenha um estoque de segurança. E se vocĂȘ nĂŁo dispĂ”e de espaço ou capital para tĂȘ-lo, Ă© preferĂvel reduzir a gama de produtos oferecidos ou especializar-se em um grupo especĂfico. Se vocĂȘ nĂŁo Ă© o primeiro e nem o maior, seja o melhor no que se propĂ”e a fazer.
4. Crie diferenciais ? AlĂ©m do excelente atendimento, seja criativo nos detalhes e tenha a inovação como lema. Promova campanhas e concursos, crie bĂŽnus por fidelidade, escute e surpreenda seus clientes com novas soluçÔes integradas. Propicie condiçÔes variadas de pagamento, estabelecendo, por exemplo, parceria com instituiçÔes financeiras. Vivemos uma onda de crĂ©dito abundante e facilitado, ainda que caro, mas que permite adquirir bens para pagamento em longo prazo mediante suaves prestaçÔes mensais. VocĂȘ nĂŁo precisa assumir o ĂŽnus dos riscos do financiamento. NĂŁo Ă© esse o seu negĂłcio. Mas uma financeira farĂĄ esse papel com todo prazer.
5. Diga nĂŁo Ă guerra de preços ? Venda benefĂcios associados aos produtos, desviando o foco do preço. A regra Ă© vender valor, e nĂŁo preço. Por isso a importĂąncia do atendimento, inclusive na pĂłs-venda, alĂ©m da oferta de acessĂłrios, de assistĂȘncia tĂ©cnica permanente e de condiçÔes diferenciadas de pagamento, conforme jĂĄ mencionado.
6. Em guerra deflagrada, lute para ganhar ? Jamais se esqueça de que vocĂȘ estĂĄ em guerra permanente com seus concorrentes. Esteja, pois, preparado. Conheça bem e, de perto, seus concorrentes. Visite-os ou coloque alguĂ©m para visitĂĄ-los. Telefone para monitorar a qualidade do atendimento. Pesquise preços. Descubra seus pontos fortes e os copie. Descubra seus pontos fracos e guarde as cartas na manga. Contrate seus melhores funcionĂĄrios. E, fundamentalmente, inove. Torne-se Ășnico, a ponto de tornar a concorrĂȘncia irrelevante. Mas lembre-se: eles podem estar fazendo exatamente o mesmo em relação a vocĂȘ.