Conheça as dicas campeãs de lucratividade

Confira o resultado do desafio: Qual você acha que deveria ser a 20ª dica para aumentar a lucratividade?

Na edição de abril da VendaMais (nº228) a matéria de capa “19 dicas do Raúl (e mais uma sua) para aumentar a lucratividade” trouxe  o seguinte desafio: Qual você acha que deveria ser a 20ª dica para aumentar a lucratividade? O que você incluiria nesta lista? Mande seu e-mail para [email protected] com sua dica. As melhores serão publicadas em reportagem aqui da VendaMais e você ainda ganha uma assinatura de um ano da revista (ou a renovação de sua assinatura por um ano). Seguem as cinco dicas campeãs!

Faça vendas casadas (inclua mais itens no carrinho do cliente). Muitas vezes deixamos de vender um ou dois itens a mais simplesmente por não oferecermos ou por acreditar em mitos (ele não vai querer, é chato oferecer, etc). Vender mais itens na mesma visita/atendimento melhora muito a lucratividade porque aproveita toda a logística do processo.

Para aumentar os itens em uma venda:

A) estude o que "combina" com os produtos que o cliente está comprando;
B) deixe sempre um catálogo ou uma lista à mão, para ajudar a lembrar dos outros itens;
C) eleja o produto ou linha do mês e ofereça isso em TODAS as vendas;
D) descubra onde e porque ele não está comprando os outros itens da sua empresa e resolva isso;
E) cruze dados de vendas e descubra todas as utilidades dos seus produtos;
F) treine, treine, treine. Sua equipe, seus representantes, seus funcionários e, principalmente, você mesmo!

Rogério Martins
Vendedor de publicidade


Treine constantemente sua equipe com uma boa dose de paixão. Todas as 19 dicas, importantíssimas, só funcionarão com a equipe adequadamente treinada e preparada para agir, "fazer acontecer", sentir-se "dona do negocio" (incluindo o próprio gestor). Apesar de toda a tecnologia à nossa disposição, o principal recurso das empresas (as pessoas) nunca poderá/conseguirá ser substituído e ele, mais do que qualquer outro recurso, precisa estar sempre na vanguarda do conhecimento. Por isso, Treine constantemente sua equipe!

Andre Sancho
Executive Senior Manager
Ernst & Young Terco


Gostei muito do texto e contribuo com a 20ª dica tratando do tema COMUNICAÇÃO.

O tema comunicação está em evidência, afinal, passamos grande parte do nosso tempo nos comunicando de alguma forma e também expostos a uma enxurrada de mensagens através de diversos canais. A comunicação precisa ser pensada como uma visão do todo e com ações pontuais para que o processo de comunicação seja efetivamente melhorado e consiga transmitir a mensagem correta e as informações necessárias. Percebe-se uma grande dificuldade na comunicação quando é necessário falar em público. Quem não se deparou com a cena de estar sentado em um auditório/plateia quando lá no palco aparece uma pessoa (apresentador, palestrante) e, a primeira frase dele é: “gente, desculpa, mas eu estou nervoso”. Qual foi a impressão que você criou com relação a essa pessoa? Profissional ou amador? Competente ou incompetente? Preparado ou despreparado?

O primeiro passo para que você não fique “amarelo” durante e depois de uma apresentação é a preparação. Estude o conteúdo da apresentação que você vai fazer. E, se você conhece bem o conteúdo, prepare-se para comunicar esse conteúdo. Para se preparar bem faça algumas perguntas: Qual o tema da apresentação? Eu conheço bem o tema? Onde será a apresentação (escritório, auditório, sala)? Quais os recursos disponíveis (projetor, quadros)? Qual será o horário (pela manhã, após o almoço)? Quem estará na apresentação e qual é o público? Minha apresentação está adequada ao público que estará presente? Quantas pessoas estarão presentes?

A forma de transmitir o conteúdo é crucial, 93% da nossa comunicação é não verbal, ou seja, é feita através de expressão corporal e da nossa entonação de voz. Veja a importância da comunicação não verbal para que seja possível transmitir idéias e convicções durante uma apresentação. A grande maioria das pessoas que fazem alguma apresentação pecam nesse item por focarem somente no conteúdo (decoram tudo) e não sabem como transmitir isso, deixam muito a desejar na performance da apresentação. A diferença entre apresentações medíocres e apresentações campeãs está na preparação do todo e não apenas um item. Se você for bom no conteúdo, prepare-se para os demais fatores que compõe a apresentação.

Quem sabe você leia este texto e avalie que falar em público é complicado. Bom, pode ser se você não se preparar e treinar muito. Exatamente, a palavra treinar é importantíssima, pois você terá melhores resultados quando treinar mais e de maneira correta. Pense nos atletas e equipes que ganham suas medalhas e suas competições, eles alcançam o sucesso transformando o suor em vitórias. Ou você acredita que as apresentações do Cirque du Soleil acontecem por acaso?

Indiferente de uma apresentação curta ou longa, para muitas ou poucas pessoas, prepare-se. Seja intenso no momento da preparação bem como no momento da apresentação, dessa maneira você fará a diferença para melhor.

Vanderlei César Feldmann
Diretor Comercial
Grupo MSimon


Busque construir relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes: Para isso, garanta que os compromissos que assumir sejam cumpridos (Prometeu, faça!). Mostre a todo o momento que sua empresa é confiável. A instabilidade, seja no atendimento, nas entregas, na qualidade dos produtos, preços, etc, fragilizam a imagem da maior multinacional e essas brechas permitem que sua fatia seja dividida com seus concorrentes. Recuperar essa fatia pode custar caro! Ao invés disso, busque manter a seqüência positiva, transforme esse esforço em rotina e essa rotina em lucro.

Bruno Machado
Gerente Comercial – Ortobom


Siga seu valores: Não importa o ramo em que atua, com quais tipos de clientes sua empresa se relaciona, se é um segmento de maior ou menor giro no mercado, se a concorrência é acirrada ou desleal. Quando você define os valores que sua empresa defende e pratica em relação a todos que participam dela, seja colaboradores, fornecedores, parceiros ou clientes e se você é extremamente fiel a isso, convoca pessoas que entendam e fazem prática dos mesmos valores a sua empresa tenderá a se destacar entre as outras. Num mundo que vivemos onde a falta de ética está passando por cima de todos os outros interesses ter valores bem definidos e ser reconhecido pelo cumprimento deles dará uma visão aos clientes de sermos uma empresa que preza pelo crescimento de todos. Obrigado pela oportunidade.

Raimyson S. Dias
Gerente de TI
Esquadromil / Bahia

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