Humor no trabalho

A criatividade não precisa estar apenas na parte prática do seu trabalho, mas também em seu ambiente de trabalho. Faça diferente e veja como pode funcionar Tudo o que acontece de forma espontânea e equilibrada traz bons resultados em relação ao clima organizacional. Trabalhar com uma equipe bem-humorada é sempre motivo de satisfação e aumento da permanência no trabalho, por isso, sou totalmente favorável que profissionais tenham seus momentos de descontração, brincadeiras, piadas e o que mais for parecido com isso, afinal, não é sadio ser pressionado a dar resultados o tempo todo sem poder rir um pouco e brincar com as coisas da vida.

No entanto, muitos me questionam se agindo assim não é arriscado perder o foco, a concentração, o respeito, virar indisciplina e baderna. Concordo que se não for bem administrado e a equipe não estiver suficientemente madura e consciente de suas responsabilidades, isso realmente pode acontecer.

Entendo que, como qualquer conduta desejada e valorizada, a empresa também deva normatizar a prática do humor ou descontração, evitando abusos, os riscos citados acima e a tomada de medidas proibitivas posteriormente.

Um cliente gosta mais de uma loja descontraída, estilo quartel ou convento? (apesar de que, hoje em dia, até eles têm seus dias de descontração). Pois é, clientes compram mais em ambientes descontraídos, leves e com bom astral. Também na área de criação as pessoas trabalham melhor na descontração que na pressão.

Eu mesmo trabalho melhor de bermuda, camiseta e sapatos sem meias que com roupas sociais, ternos, etc. Uma vez fiz um treinamento na Mormaii de Garopaba, SC, e fiquei maravilhado em ver os profissionais satisfeitos e vestidos com roupas leves e descontraídas ? exemplo que Bill Gates e tantos outros nos orientam.

Fui gerente de banco e quando pude liberei minha equipe do terno e gravata. Na época, éramos os melhores do mercado. Claro que não podemos radicalizar, sabemos que há segmentos que a descontração deve ser pensada e repensada. Humor ou descontração não são sinônimos de bagunça ou imoralidade. É sério e muito sério.

Faça um desafio para sua equipe. Defina o dia da descontração, libere o uniforme, faça da sala do cafezinho um local para piadas, humor, etc. Pode ter certeza de que a coisas vão melhorar e os resultados serão outros. Entretanto, se você acha que é loucura, mantenha seus padrões, mas se está com dúvida, faça o teste e decida depois.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima