***********************
Atenção líderes comerciais!
Começam em Fevereiro/2020 as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC). O único curso 100% prático para gestores e líderes de equipes comerciais do Brasil.
Mais informações: [email protected]
Ou pelo site: www.queroparticipardogec.com
***********************
Já se foi o dia em que só ser ‘paizão’ ou mãezona da equipe comercial era suficiente.
Hoje um/a gestor/a que não sabe estas coisas, está fadado/a a trabalhar muito e não conseguir os resultados que quer e que merece:
- Fazer corretamente o planejamento comercial para o ano e depois desdobrar isso em metas mensais, semanais e até diárias para a equipe;
- Engajar a equipe e mantê-la motivada (no teste que fazemos todos os anos no GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais, muitos gestores ficam espantados/as com as notas que tiram no teste de engajamento que fazemos no módulo do curso com a equipe de vendas deles – muitas surpresas!);
- Recrutar e selecionar corretamente s/as melhores candidatos para participarem da sua equipe (módulo do GEC onde mais reprovo trabalhos… os roteiros e processos de entrevista são fraquíssimos!);
- Treinar e desenvolver a equipe: treinamentos que cubram os 6 conhecimentos necessários, as 8 habilidades/passos da venda e todas as ATITUDES;
- Remunerar de forma que a equipe seja estimulada a sair da zona de conforto, vender corretamente mix, defender a integridade da estrutura de preços e margens da empresa (sem dar descontos desnecessariamente) e ao mesmo estimular a equipe a vender mais, com qualidade e sem acomodar. Da mesma forma, um sistema de remuneração que não engesse a empresa para o futuro;
- Administrar corretamente seu tempo como gestor/a e ajudar a equipe a administrar, planejar e priorizar corretamente o seu tempo também;
- Criar campanhas de vendas que promovam vendas lucrativas, saudáveis e bons comportamentos e iniciativas da equipe comercial, e não apenas que seja uma promoção de descontos turbinada;
- Comunicar-se e dar feedback corretamente à equipe (outro lugar onde vejo falhas frequentes – uma das ferramentas mais acessadas e comentadas no GEC são justamente os roteiros de feedbacks que dou para gestores fazerem nas reuniões semanais e mensais com a equipe;
- Indicadores de performance: a maior parte dos gestores e gestoras hoje no Brasil usa, no máximo, 2 ou 3 indicadores para medir o desempenho da equipe de vendas.
É um buraco enorme que precisa ser revisto.
Você pode (e deve) simplificar e priorizar os indicadores que são compartilhados com a equipe. Mas a direção e os gestores da empresa precisam necessariamente cobrir uma lista MUITO MAIOR de indicadores se quiserem realmente fazer o seu trabalho de LIDERANÇA COMERCIAL corretamente.
Aqui está uma lista de indicadores que todo gestor/a de vendas deveria revisar e trabalhar para desenvolver corretamente com sua equipe:
Financeiro
- Faturamento
- Faturamento por produto/serviço
- Participação de mercado
- Taxa de atingimento de meta de faturamento
- Taxa de crescimento sobre ano passado, 2 anos, 5 anos
- % de novos negócios/clientes x recompras/carteira de clientes
Proposta de Valor
- Satisfação de clientes (Net Promoter Score)
- LTV (Lifetime Value) de clientes
- Taxa média de desconto (total)
- Taxa média de desconto por produto/serviço
- Tempo médio de fechamento (novas propostas/clientes)
- Diferenciais contra os concorrentes
Geração de leads
- Novas oportunidades/contatos (por dia/semana/mês/trimestre)
- Qualidade das novas oportunidades
- Tempo médio de resposta para novos contatos
- % médio de leads com resposta ou alguma forma de contato (acredite – – em muitos lugares não é 100%!!!)
- Custo de aquisição de novos clientes (geral e por canal)
- Taxa de aproveitamento/fechamento de novos leads (geral e por canal)
Gestão de oportunidades
- Tempo médio para fechar venda com novos leads
- Valor médio de compra de novos leads
- % de vendas perdidas para concorrentes
- % de vendas perdidas para “não decisão”
- Margem/lucro médio por venda
- Satisfação do cliente em relação ao processo de VENDA
Pipeline
- Quantidade potencial (em $$$) por etapa do funil
- Quantidade potencial x % de fechamento por etapa do funil
Rotatividade
- % de turnover (total)
- % de turnover (curva ABC da equipe de vendas)
- Tempo médio de casa da equipe de vendas
Recrutamento e Seleção
- Eficiência do processo seletivo
- Custos de recrutamento/seleção
- Tempo médio de preenchimento de vagas na equipe de vendas
On boarding
- Tempo médio de treinamento para novos contratados
- Tempo médio para novos contratados atingirem as metas
Treinamento
- Nota média de avaliação em cada um dos 8 Passos da Venda
- Orçamento anual por vendedor
- Horas de treinamento/capacitação por vendedor
- Satisfação da equipe de vendas em relação ao processo de treinamento/desenvolvimento
- ROI dos treinamentos
Praticidade e eficiência dos treinamentos
- Eficiência do treinamento teórico/CONHECIMENTOS (C do CHA das Vendas)
- Grau de confiança da equipe em aplicar na prática o que é visto em treinamentos
- % de aplicação na prática do que foi visto no treinamento (7 dias/30 dias/90 dias)
Proficiência da equipe de vendas
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre os diferenciais dos produtos/serviços/soluções vendidos
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre a proposta de valor e diferenciais da própria empresa em relação aos concorrentes
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre como detectar oportunidades no mercado e prospectar corretamente
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre como trabalhar melhor as oportunidades de vender mais dentro da carteira atual de clientes
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre como entender melhor e influenciar o processo de compra do cliente
- Proficiência da equipe em relação a conhecimentos sobre pós-venda feito corretamente
- % da equipe de vendas certificada (notas mais altas) em testes de conhecimento (produto/serviço, empresa, concorrência, mercado, clientes)
- Tempo necessário para um/a vendedor/a novato/a chegar à certificação interna
Estrutura
- TAM – Taxa de Atingimento de Meta (por vendedor e por gestor)
- Faturamento médio por vendedor
- Faturamento por produto/serviço por vendedor
- Faturamento por tipo de cliente por vendedor
- Custo de vendas (em proporção ao faturamento, em %)
- Tempo de venda x atividades de apoio por vendedor
- % da equipe seguindo o playbook de vendas da empresa (roteiros/modelo de vendas)
- % da equipe usando sistemas internos corretamente de maneira produtiva (CRM, por exemplo)
Satisfação da equipe de vendas
- Satisfação com a função
- Satisfação com a liderança
- Satisfação com a empresa
- Satisfação com feedback individual
- Satisfação com comunicação/fluxo de informações
- Satisfação com remuneração
- Satisfação com materiais/equipamentos
- Satisfação com oportunidades de crescimento/desenvolvimento
Indicadores
- Quantidade de indicadores sendo medidos
- Quantidade de indicadores sendo utilizados efetivamente de maneira produtiva
- Qualidade da informação coletada
- Grau de confiabilidade (% de acerto) sobre previsão de resultados
Eficiência dos gestores
- Taxa de atingimento de meta individual de vendedores por gestor/a
- Taxa de rotatividade/turnover por gestor/a
- Nota média da equipe em relação ao gestor/a (ver satisfação da equipe de – vendas)
Clientes
- Faturamento médio por cliente
- Rentabilidade média por cliente
- % de clientes ativos
- % de clientes inativos
- % de cross-sell (quantos itens o cliente compra)
- NPS por cliente ou segmento (curva ABC, por exemplo)
- Quantidade e tipos de contatos por cliente
São assuntos assim que vemos no meu curso online GEC – Gestão de Equipes Comerciais.
As aulas começam agora em Fevereiro e o processo seletivo para a próxima turma já começou, mas ainda dá tempo de participar se realmente tiver interesse em se desenvolver como líder comercial.
>> Mais informações aqui: www.queroparticipardogec.com
Abraço, obrigado, boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
www.vendamais.com.br
“Vendas levado a sério!”