O Profissional Pit Bull

Luis Paulo Luppa fala sobre o seu novo livro, O Profissional Pit Bull Para você, o número 13 significa sorte ou azar? Para Luis Paulo Luppa, o palestrante pit bull, que é referência internacional em vendas, o número 13 quer dizer sucesso. Ele acaba de lançar seu 13º livro, que traz como título O Profissional Pit Bull e apresenta um conceito novo, em que exemplifica e explica que sem dominar a arte de vender e negociar, por mais técnico que seja o profissional, certamente encontrará dificuldades em transformar conhecimento em dinheiro e sucesso profissional.

Ao contrário dos outros 12 livros, em que sempre se dedicava a falar estritamente com os vendedores, dessa vez o Pit Bull escreveu para todos aqueles que dependem de vendas para sobreviver e ter sucesso, ou seja, todos os profissionais.

Acompanhe a entrevista exclusiva que o autor concedeu à VendaMais e, em seguida, faça suas apostas.

Por que o título O Profissional Pit Bull?
Como sempre, busco títulos impactantes, que façam o consumidor refletir por alguns segundos. Entendi que o conteúdo da obra é mais que uma transmissão de conhecimento e novos conceitos, ele é um despertar urgente de mudança de comportamento corporativo.

No livro, você cita o ponto V. O que isso significa exatamente? Qual é a relação entre ele, negociação e lucratividade?
O ponto V é o foco. A maioria das pessoas que trabalha em vendas tem na ansiedade e na dispersão seus principais inimigos. Foco em vendas é vender. Para ser conhecido e respeitado, você precisa cumprir suas metas. Um vendedor de alta performance, um vendedor pit bull é aquele que cumpre as etapas técnicas da venda com maestria e talento e é um exímio negociador, pois é só através desse conhecimento que ele conseguirá configurar o mix mais desejado das empresas: volume e rentabilidade.

Em seu livro, você fala que algumas pessoas nascem com dom para determinada área e não passam da mediocridade. Outras nascem sem a chamada ?vocação? e brilham nos palcos da vida. Você afirma que dom e vocação são vantagens, não direitos, e que direitos têm um preço a ser pago: vontade, determinação e preparação. Como fazer isso?
Para se ter sucesso neste apaixonante mundo das vendas, é preciso uma forte combinação de personalidade e habilidades. Dificilmente, você conseguirá ensinar alguém a ter mais força de trabalho, comprometimento e criatividade, pois são atributos da personalidade. No entanto, técnicas de vendas e negociação são palatáveis ao aprendizado e fazem enorme diferença no dia-a-dia do mundo dos negócios. Por isso, o maior desafio na fase de recrutamento e seleção de profissionais de vendas é conciliar com um talento, personalidade e habilidade, priorizando sempre a personalidade, até porque habilidade se ensina.

E de que forma o vendedor pode construir sua credibilidade?
Primeiramente, com resultados. Tenho o privilégio de treinar quase 200 mil pessoas por ano e costumo dizer que treino profissionais para vencerem, mas fundamentalmente contribuo com a formação de grandes seres humanos. Não acredito que a credibilidade e o sucesso são peças isoladas e auto-suficientes, e sim interdependentes.

Qual é o papel da humildade na construção da força dos vencedores?
A humildade está ligada a um estado de espírito, principalmente de aprendizado e de ouvir, que sabemos que é uma característica fundamental dos vitoriosos em nossa profissão. Sem humildade, nos untamos de excesso de confiança, e tudo em excesso na vida é péssimo, inclusive dinheiro.

E qual o peso da estratégia no contexto da construção do posicionamento único de valor?
Todo. Você só pode posicionar algo se sabe o que é, como é e aonde pretende ir. Estratégia não é tática, assim como merchandising não é propaganda de televisão. Para se obter um posicionamento único de valor, você precisa começar com a segmentação de mercado, pois só dessa forma poderá definir estratégias claras e efetivamente diferenciadas. Se sua estratégia é competir com preço, posicione-se dessa maneira e se comporte da mesma forma. O grande problema é que as empresas, de maneira geral, definem posicionamentos oscilantes para uma estratégia sigilosa e nebulosa.

Quais são as dez dicas de ouro para eliminar definitivamente o corpo mole e construir uma carreira consistente?
Conhecimento, habilidade, atitude, competição, cooperação, transpiração, inspiração, atenção, respeito e iniciativa.

Por que não existe vida profissional sem paixão?
Porque nada existe de verdade sem paixão: seu trabalho, casamento, relação com filhos, amigos e principalmente com Deus. A paixão é a diferença entre as pessoas preparadas e as de sucesso.

Livros publicados pelo autor:

» O Vendedor Pit Bull
» Gerenciando Vendedores Pit Bulls
» Vendax
» Mania de Vender
» Os Princípios da Competição Empresarial
» A Essência da Liderança de Resultados
» O Líder que Vende e Faz Vender
» Tropa de Elite de Vendas
» O Gerente de Vendas Pit Bull
» Os 50 Hábitos Altamente Eficazes do Vendedor Pit Bull
» As 300 Regras de Ouro de Vendas e Negociação
» Gigantes das Vendas

Para saber Mais:

Livro: O Profissional Pit Bull
Autor: Luis Paulo Luppa
Editora: Thomas Nelson Brasil/Resultado

Para ler esta entrevista na íntegra, acesse o portal VendaMais e clique na seção VM PLUS.

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