Ao longo dos anos, alguns tabus, crenças ou se quiserem, paradigmas, foram caindo. Um deles Ă© o da criatividade e das pessoas criativas. Criatividade nĂŁo Ă© dom. Pode e deve ser trabalhada em qualquer situação – pode ser estimulada – pode ser apreendida. Ao longo dos anos, alguns tabus, crenças ou se quiserem paradigmas, foram caindo. Um deles Ă© o da criatividade e das pessoas criativas. Criatividade nĂŁo Ă© dom. Pode e deve ser trabalhada em qualquer situação – pode ser estimulada – pode ser apreendida.
As lideranças em muitas organizações estão produzindo cada vez mais maneiras de estimular e capacitar seus colaboradores na busca de soluções criativas e alternativas inovadoras. Não é regra ainda, mas caminhamos para uma visão muito melhor do que há alguns anos.
Multiplicaram-se os cursos e as consultorias que tratam somente de criatividade e inovação. Entretanto tenho verificado que muitos ainda não se deram conta da importância da construção dos ambientes criativos.
Pessoas criativas, processos criativos, não conseguem produzir inovações ou adaptações criativas se o ambiente não favorecer a criatividade. Isto mesmo é preciso ter um ambiente criativo.
Os ambientes criativos são fundamentais no processo de criatividade e não podem ser criados somente na hora que precisamos ter idéias novas. Em outras palavras não dá para mudar radicalmente um ambiente desagradável, tanto no aspecto material (instalações, cores, iluminação, etc) quanto no psicológico (relações interpessoais, comunicação, etc) de um momento para outro, como se fosse um passe de mágica.
A construção de um ambiente criativo Ă© um processo contĂnuo. As lideranças podem dizer qual a hora da aplicação de um processo criativo, podem estimular a criatividade das pessoas numa dada tarefa ou num determinado processo, mas nĂŁo podem mudar, criar e estruturar um ambiente de uma hora para outra.. Talvez seja este um dos nĂłs que dificulta a criatividade nas organizações.
Um ambiente criativo exige algumas premissas que não são comuns nas organizações de forma geral. Assim um ambiente criativo tem que ter:
a) Cores nas paredes – estimulantes , fortes e vibrantes. Boa iluminação e ventilação. Aqui um cuidado deve ser tomado com relação Ă s cores berrantes (vermelho, roxo, azul). O melhor Ă© pesquisar com sua equipe de colaboradores quais sĂŁo as cores alegres e quais as cores cansativas.
b) Conforto. Muitos processos criativos demoram horas para serem concluĂdos.
c) Poucos ou nenhum estĂmulo que desvie a atenção das pessoas. Locais sujos, com mĂşsica ambiente inadequada – local de passagem de pessoas estranhas ao grupo, sĂŁo prejudiciais ao processo criativo.
d) Desafios. As pessoas precisam sentir-se desafiadas.
e) Liberdade de poder se expressar sem criticas ou qualquer tipo de discriminação.
f) Suporte Ă s idĂ©ias. Nenhuma idĂ©ia, em princĂpio, pode ser descartada.
g) Confiança. As pessoas têm dese sentir confiantes e confiar umas nas outras.
h) Abertura para as idéias e dinamismo.
i) Bom humor. Por acaso já viram criatividade com mau humor ?
j) Tempo para idéias. Poder pensar cada um no seu tempo e velocidade.
k) Conflitos de idéias e debates.
l) Trabalho em equipe. É um ambiente onde as pessoas criativas trabalham unidas.
Como podemos observar muitas dessas premissas podem ser criadas ou construĂdas, principalmente aquelas que dizem respeito ao ambiente fĂsico, entretanto outras nĂŁo podem ser criadas como num passe de mágica.
Há ainda casos em que o trabalho no dia-a-dia exige concentração, calma e tranqĂĽilidade, nesse caso Ă© preciso montar ambientes fĂsicos prĂłprios para o exercĂcio da criatividade. Mas nĂŁo esqueça de cuidar dos outros aspectos do ambiente psicolĂłgico.
As lideranças precisam observar com mais cuidado o ambiente criativo. Esse Ă© o novo paradigma. É esse o desafio das lideranças e das equipes. Vamos montar um ambiente criativo na sua organização? Por onde vocĂŞ, lĂder, desejaria começar?