Descriรงรฃo
Se vocรช trabalha com vendas consultivas, vendas complexas ou vendas de ciclo longo B2B deve ter โ ou se nรฃo tiver, deve desenvolver โ as caracterรญsticas acima.
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Estรก interessado em saber mais sobre Vendas Consultivas de Alta Performance?
Um estudo enumerou os dez fatores que separam os campeรตes de vendas B2B dos demais. De acordo com a opiniรฃo de compradores:
- Educou-me com novas ideias ou perspectivas
- Colaborou comigo
- Convenceu-me sobre como vamos atingir resultados
- Escutou-me
- Entendeu minhas necessidades
- Ajudou-me a evitar armadilhas
- Criou uma soluรงรฃo atraente
- Retratou o processo de compra precisamente
- Conectou-se comigo em nรญvel pessoal
- Valor mรฉdio da empresa era superior a outras
Vendedores com a habilidade de descobrir problemas de clientes sempre estรฃo ร frente! Os benefรญcios sรฃo muitos:
- Apesar de apenas 61% dos vendedores dizerem se sentir bem a respeito de suas habilidades de descobrir problemas dos clientes, esses profissionais sรฃo 28% mais propensos a atingir as metas de vendas.
- Os vendedores de alta performance sรฃo 205% melhores no que diz respeito ร habilidade de qualificar leads.
- 40% das equipes nรฃo tรชm um manual de vendas. Empresas que tรชm, estรฃo 33% mais propensas a atingir resultados de alta performance.
Os melhores vendedores tem mais facilidade de chegar aos tomadores de decisรฃo.
- 52% dos profissionais de vendas sentem que sรฃo efetivos em acessar pessoas estratรฉgicas na estrutura de compras da empresa para a qual prospectam.
- Os vendedores classificados como de alta performance conseguem acessar os tomadores de decisรฃo em mais de 60% das vezes.
Mantendo contato com o prospect durante o ciclo de vendas, a taxa de conversรฃo aumenta em 40%
Em mรฉdia, prospects que recebem mensagens de texto no celular durante o processo da compra em que estรฃo envolvidos convertem a uma taxa 40% maior do que aqueles que nรฃo recebem mensagens.
Leads que receberam trรชs ou mais mensagens de texto depois do contato inicial foram 328% mais propensos a converter.
*Fonte: https://blog.kissmetrics.com/effective-sales-process/?wide=1
O vendedor B2B tem que ser um expert, um especialista, uma fonte de informaรงรตes, uma referรชncia para seus clientes. Precisa entender profundamente o seu mercado, os seus clientes, os clientes dos seus clientes, seus produtos, serviรงos e soluรงรตes, as ofertas dos seus concorrentes e as principais tendรชncias e novidades do seu mercado especรญfico.
Estรก preparado(a) para se diferenciar dos vendedores(as) comuns?
O curso online Vendas Consultivas de Alta Performance veio para ajudar o vendedor B2B a atingir melhores resultados em negociaรงรตes de vendas consultivas e complexas, abordando os seguintes temas.
- O perfil dos novos compradores: como lidar com clientes mais exigentes e sofisticados
- O que รฉ insight selling e como usรก-lo a seu favor para diferenciar-se da concorrรชncia
- Compra por consenso e como estabelecer rapport com mรบltiplos tomadores de decisรฃo
- Definiรงรฃo de metas SMART
- Tรฉcnicas avanรงadas de levantamento de necessidades
- Estilos sociais (analรญtico, pragmรกtico, integrador e expressivo)
- Os 7 elementos da negociaรงรฃo de alta performanceย (Interesses, Alternativas, Opรงรตes, Critรฉrios de Legitimidade, Comunicaรงรฃo, Relacionamento e Compromisso)
Benefรญcios e Resultados esperados
- Melhores รญndices de conversรฃo e fechamento
- Diminuiรงรฃo das concessรตes para fechar vendas
- Diminuiรงรฃo da dependรชncia exagerada de descontos para fechar vendas
- Vendas com maior margem e maior rentabilidade
- Desenvolvimento e maiorย profissionalismo para lidar com compradores agressivos
- Maior seguranรงa e controle ao negociar
O curso on-line deย Vendas Consultivas de Alta Performance รฉ ministrado pelos especialistas:
Raul Candeloro: Formado em administraรงรฃo de empresas e com MBA pela Babson College, nos EUA, Raรบl reรบne em seus trabalhos o seu espรญrito empreendedor, treinador e escritor, tornando-se um dos maiores especialistas da รกrea de vendas e gestรฃo do Brasil.
Josรฉ Ricardo Noronha รฉ um Vendedor Vencedor (com o maior orgulho do mundo), Palestrante, Professor, Escritor, Consultor e um sujeito apaixonado pelo mundo das vendas que tem por Sonho e Missรฃo, transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de Empresas atravรฉs do compartilhamento de liรงรตes, experiรชncias, dicas e da sua prรณpria histรณria de superaรงรฃo pessoal.
10 semanas, 7 mรณdulos:
Os passos da Venda Consultiva de Alta Performance
โMรณdulo 1 | Eixo de Apresentaรงรฃo: O novo cenรกrio das Vendas Consultivas
- Maior complexidade: clientes mais exigentes, sofisticados, repletos de opรงรตes ร sua frente e โariscosโ
- O perfil dos novos compradores
- A Era da Experiรชncia onde o grande diferencial competitivo รฉ experiรชncia que VOCร oferece aos seus clientes
- A Era do Insight Selling e da Compra por Consenso
- Estatรญsticas impactantes sobre o mundo das vendas consultivas de alta performance
โMรณdulo 2 | 1ยบ Passo: Preparaรงรฃo e Planejamento em Vendas Consultivas
- Definiรงรฃo da estratรฉgia competitiva (baixo custo, diferenciaรงรฃo ou nicho)
- Definiรงรฃo da Proposta รnica de Valor (USP โ Unique Selling Proposition)
- Priorizaรงรฃo e Segmentaรงรฃo de Clientes (Matriz Adoรงรฃo e Potencial)
- Preparaรงรฃo extrema: entender Mercado, Indรบstria, Empresa e Indivรญduo
- Como se preparar para negociaรงรตes com mรบltiplos tomadores de decisรฃo e โstakeholdersโ e como identificรก-los
- A importรขncia de unir bem Estratรฉgia, Execuรงรฃo e Produtividade
- Definiรงรฃo de Metas SMART
โMรณdulo 3 | 2ยบ Passo: Prospecรงรฃo e Abordagem em Vendas Consultivas
- Cliente Alvo e Cliente Nรฃo Alvo
- Como construir rapport com mรบltiplos tomadores de decisรฃo
- A importรขncia do โclient coachโ
- Clientes existentes: uma mina de ouro inexplorada
- Comunicaรงรฃo clara, oportuna e impactante: 7 / 38 / 55
โMรณdulo 4 | 3ยบ Passo: Levantamento de Necessidades em Vendas Consultivas
- Escuta Ativa
- SEPAPIAG
- Estilos Sociais (Empreendedor, Analรญtico, Integrador e Expressivo)
- A Arte das Perguntas
- SPIN Selling
โMรณdulo 5 | 4ยบ Passo: Apresentaรงรฃo e Negociaรงรฃo em Vendas Consultivas
- Em vendas consultivas o que vale nรฃo รฉ o QUE vocรช vende e sim o COMO vocรช vende
- Os 3 pilares dos vendedores desafiadores
- Como fugir da tรฃo famigerada โguerra de preรงosโ
- O poder do Storytelling em Vendas Consultivas
- Os 7 elementos da negociaรงรฃo de alta performance (Interesses, Alternativas, Opรงรตes, Critรฉrios de Legitimidade, Comunicaรงรฃo, Relacionamento e Compromisso)
- Os principais erros em negociaรงรตes
- Um processo estruturado para lidar com objeรงรตes
โMรณdulo 6 | 5ยบ Passo: Fechamento em Vendas Consultivas
- A arte das perguntas (de novo!)
- Follow-up: o elemento chave que separa os vencedores dos perdedores
- Como adicionar ainda mais valor em seus negรณcios: Market Share, Share of Wallet & Share of Heart
- Como parar de vender e comeรงar a ajudar o cliente a comprar
โMรณdulo 7 | 6ยบ Passo: Pรณs Venda em Vendas Consultivas
- A importรขncia de medir a satisfaรงรฃo do cliente o tempo todo (NPS)
- A importรขncia de oferecer ao cliente um Atendimento absolutamente espetacular
- A importรขncia do Encantamento na criaรงรฃo de relacionamentos mais longos e fortemente pautados na geraรงรฃo de valor para todos
- Como criar o Oceano Azul ao tornar os seus concorrentes irrelevantes
Vocรช sabe o que os grandes vendedores tรชm em comum?
Um estudo conduzido por Steve W. Martin, da USC Marshall School of Business (Los Angeles โ Estados Unidos), apontou que 13% dos vendedores sรฃo responsรกveis por 87% do lucro das empresas. Com base nisso, o pesquisador buscou entender o que faz esses vendedores se destacarem tanto e chegou a sete traรงos caracterรญsticos dos profissionais de vendas de alta performance. Sรฃo eles: modรฉstia, cautela, realizaรงรฃo, curiosidade, gregarismo, autoconsciรชncia e desรขnimo
Modรฉstia
91% dos vendedores de alta performance tรชm รญndices mรฉdios ou elevados modรฉstia e humildade.
Cautela
85% desses profissionais descrevem a si mesmos como responsรกveis e confiรกveis e afirmam ter um forte senso de dever.
Realizaรงรฃo
84% deles sรฃo motivados por atingir objetivos e avaliar sua performance continuamente.
Curiosidade
82% tรชm uma forte curiosidade para adquirir conhecimento e informaรงรฃo.
Gregarismo*
Os profissionais de alta performance sรฃo, em mรฉdia, 30% menos de gregรกrios que os medianos.
*Estratรฉgia empregada por diversos animais pertencentes a grupos menos estruturados que consiste em usar a forรงa do grupo para basear sua sobrevivรชncia. Pode ser adaptada para os seres humanos como um alto grau de afabilidade e necessidade de estar rodeado de pessoas.
Autoconsciรชncia
A autoconsciรชncia pode ser definida como com quanta facilidade uma pessoa fica envergonhada. O resultado de um nรญvel elevado de autoconsciรชncia รฉ a timidez e a inibiรงรฃo (caracterรญsticas que, muitas vezes, prejudicam o desempenho em vendas). Menos de 5% dos vendedores de alta performance tรชm nรญveis elevados de autoconsciรชncia.
Desรขnimo
Apenas 10% dos profissionais de alta performance foram classificados como desanimados e sobrecarregados com tristeza. Ou seja, a positividade e a alegria sรฃo marcas dos grandes vendedores.
*Fonte: https://blog.kissmetrics.com/effective-sales-process/?wide=1
Especialmente em tempos mais difรญceis, como os que estamos enfrentado agora, existe uma competรชncia fundamental para o profissional de vendas, valorizada pelas empresas e crucial para o sucesso no cada vez mais especializado, exigente e competitivo mundo das vendas profissionais.
Essa competรชncia responde pelo nome โhabilidade investigativaโ.
Tรฃo importante quanto dominar tudo o que cerca o seu mercado especรญfico รฉ entender โquem รฉโ e โquem nรฃo รฉโ o seu cliente. Esse รฉ um exercรญcio muito mais difรญcil e complexo que o abordado no parรกgrafo anterior, pois exige do profissional de vendas e das equipes de gestรฃo e marketing uma capacidade aguรงada de fazer boas anรกlises que levem ร melhor definiรงรฃo possรญvel do perfil do โclienteโ e tambรฉm do โnรฃo clienteโ do seu produto ou serviรงo.
Veja abaixo algumas dicas valiosas para lhe ajudar a desenvolver suas habilidade de โdetetiveโ
1. Seja especialista โnoโ e โdoโ seu cliente!
Aprenda tudo o que puder sobre o negรณcio do seu cliente. Mercados-alvo, concorrentes, tendรชncias, ameaรงas, oportunidades ainda nรฃo exploradasโฆ Enfim, torne-se o grande especialista no negรณcio dele, o que lhe darรก ainda mais credibilidade como alguรฉm que realmente quer fazer a diferenรงa para o cliente e o transformarรก em fonte confiรกvel para inรบmeras demandas que sua empresa jรก fornece, enquanto outras tantas que nรฃo o fazem. Aliรกs, quando o cliente lhe pergunta sobre soluรงรตes que vocรช nรฃo fornece, dรก um sinal claro de que vocรช se tornou um expert para ele!
2. Domine a arte de fazer boas perguntas.
Pergunte, pergunte e pergunte! Desenvolva suas habilidades de fazer perguntas abertas e que lhe permitam entender de forma ainda mais aprofundada as necessidades do seu cliente (muitas delas ainda nรฃo detectadas nem por ele mesmo). Um livro excelente que indico para incrementar essa habilidade especรญfica chama-se Spin selling โ Alcanรงando excelรชncia em vendas, escrito por Neil Rackham. Dica de ouro: ensaie, ensaie e ensaie, pois quanto melhores forem suas perguntas, melhores e maiores serรฃo suas chances de vender mais e melhor.
3. Ouรงa muito e fale pouco.
Seja um exรญmio ouvinte e โouรงa com empatiaโ (com verdadeira atenรงรฃo e com ouvidos, coraรงรฃo e alma focados no cliente), como diz Stephen Covey no seu excelente Os 7 hรกbitos das pessoas altamente eficazes. Os melhores vendedores sรฃo aqueles que ouvem muito, tomam notas de tudo e falam pouco e nos momentos apropriados, utilizando-se de expressรตes usadas pelo cliente para formular o seu discurso de vendas (tรฉcnica de parafrasear) baseados na linguagem e no perfil psicolรณgico de cada cliente.
4. Saiba lidar bem com as objeรงรตes.
Entenda as objeรงรตes do seu cliente como sinais de alguรฉm interessado em seu produto/serviรงo e nas suas soluรงรตes e esteja muito bem preparado para entendรช-las verdadeiramente, pois muitas vezes uma objeรงรฃo traz embutida em seu escopo uma oportunidade de melhoria do seu processo ou mesmo uma chance de vender ainda mais valor para aquele cliente especรญfico que tende a valorizar, por exemplo, o prazo de entrega e outros atributos do que vocรช vende.
Avaliaรงรตes
Nรฃo hรก avaliaรงรตes ainda.