VENDER, HOJE, É MAIS CÉREBRO DO QUE MÚSCULO

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

O mundo moderno, extremamente competitivo, exige de cada vendedor uma grande autodisciplina e força de vontade. Exige que o vendedor faça a sua “lição de casa” como nunca antes havia sido exigido. Hoje, será capaz de vender para mim aquele vendedor que tiver e trabalhar o maior número de informações a meu respeito. Souber o que eu quero, como quero, onde quero, como posso pagar e qual o plano que melhor me convirá.

Assim, cada vendedor tem hoje de “estudar” a fundo e conhecer os produtos com os quais trabalha, todas as suas variantes e variáveis. E não adianta saber “por cima”. É preciso conhecer com profundidade, porque os clientes têm atualmente grandes oportunidades, via Internet e outros meios, de acessar informações dos concorrentes e produtos similares. Assim, o vendedor que quer “enganar” ou que pensa que o cliente é o mesmo de anos atrás, está redondamente enganado.

Além de conhecer os próprios produtos, o vendedor de hoje tem de conhecer os produtos concorrentes. Saber exatamente o que e quem concorre com os produtos que vende, para poder ter argumentação válida frente ao cliente.

E ainda, mais que conhecer os produtos, tem também que conhecer todas as formas concorrentes de financiamento daqueles produtos disponíveis no mercado, para poder oferecer ao cliente uma opção de compra segura, direta e com convicção.

Os anos que virão serão muito positivos para a economia brasileira. Todos os prognósticos são extremamente favoráveis. O Brasil deverá crescer. A distribuição da renda deverá melhorar. As exportações retomarão seu fôlego. O desemprego deverá diminuir. Não há nenhuma instituição séria, no Brasil ou no exterior, que esteja fazendo uma previsão negativa para nosso país para os próximos anos.

Portanto, agora é a hora de nos prepararmos para essa “virada” que ocorrerá. Mas é preciso também lembrar que o cliente estará a cada dia mais exigente, mais informado, mais alerta para as oportunidades de mercado. E para que possamos tirar proveito das mudanças favoráveis que se apresentam no horizonte é preciso que sejamos verdadeiros “profissionais de vendas” e não simples vendedores.

Faça um verdadeiro exame de consciência profissional e veja se você, vendedor, está se comportando como os dias atuais estão exigindo de nós. Veja se você está dando importância ao seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Veja se você realmente conhece os produtos com os quais trabalha e todas as formas alternativas de financiamento e opções de compra. Veja se você está dedicando algum tempo, energia e dinheiro para investir em você mesmo como um profissional.

Prof. Luiz Marins é palestrantes no Brasil e no exterior nas áreas de Motivação Empresarial e Futuro das Empresas. Anthropos Consulting – www.anthropos.sorocaba.com.br/page7.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

O prospect só quer saber o preço e não responde perguntas. E agora?

O prospect só quer saber o preço e não responde perguntas. E agora?

O prospect só quer saber o preço Uma aluna me ...
Leia Mais →
Otimismo ingênuo x otimismo realista: premortem como teste de colisão do seu plano comercial

Otimismo ingênuo x otimismo realista: premortem como teste de colisão do seu plano comercial

Otimismo Seu plano aguenta slide, planilha e reunião. Será que ...
Leia Mais →
Como conduzir clientes indecisos e acelerar decisões comerciais

Como conduzir clientes indecisos e acelerar decisões comerciais

Como conduzir clientes indecisos O cliente não precisa ser pressionado. ...
Leia Mais →