Conheço um gerente de uma empresa bem conhecida em SĂŁo Paulo. Todos os dias, ele levanta muito cedo da cama, toma o cafĂ© em pĂ© na cozinha com a mulher, mal e mal vĂȘ os filhos, enfrenta quase uma hora de trĂąnsito para chegar no trabalho.
Tudo isso para quĂȘ? Para chegar na empresa e prejudicar a sua equipe de vendas. Para fazer os
vendedores perderem clientes, vendas e prospects.
E o pior, ele nem sabe o que estĂĄ fazendo. Ele nĂŁo percebe que estĂĄ sabotando sua equipe.
Em minhas conversas com especialistas e profissionais de vendas tanto no Brasil como no exterior, levei um susto ao perceber isso. Pensava que as pessoas tinham plena consciĂȘncia de suas escolhas.
Bom, nĂŁo Ă© bem assim.
Muitas de nossas escolhas sĂŁo conscientes, claro. Percebo isso na VendaMais: todos os anos, muitos escolhem continuar a receber a revista, outros nĂŁo.
Mas e o que nĂŁo Ă© consciente? Aquilo que nĂłs nĂŁo percebemos sobre nĂłs mesmos?
Achei esse assunto tão importante, tão vital para os negócios, que decidimos fazer uma matéria sobre isso na VendaMais e gostaria de contar com sua ajuda.
Preciso dizer a todos os chefes e lĂderes sabotadores que eles e elas estĂŁo perdendo dinheiro sem perceber.
Por isso coloquei minha equipe em campo, ouvi grandes profissionais (com destaque para Alexandre Prates, do ICA, que criou atĂ© um teste e 7 tipos de perfis de liderança sabotadora), para lhe entregar esse dossiĂȘ sobre como vocĂȘ (ou seu chefe) pode estar sabotando sua equipe sem perceber.
Se vocĂȘ quer participar e nos ajudar com essa matĂ©ria, por favor envie um e-mail para [email protected] relatando seu caso (ou algum caso que tenha acompanhado) de como um lĂder sabotou as vendas da sua equipe.
Lembrando que sabotar pode acontecer por uma sĂ©rie de fatores â alguns propositais, outros nem tanto. Ou atĂ© mesmo inconscientes.
Exemplos tĂpicos de comportamentos sabotadores num lĂder:
- Falta de uma visĂŁo clara sobre metas e objetivos.
- Falhas na comunicação com a equipe.
- NĂŁo liderar pelo exemplo (falar uma coisa e fazer outra).
- NĂŁo estabelecer claramente os VALORES da equipe.
- Tratar os membros da equipe de maneira desigual.
- Competir com os membros da equipe.
- âRoubarâ ideias e dizer que sĂŁo suas.
- Promover intrigas internas para ganhar poder.
- NĂŁo assumir responsabilidades por erros.
- NĂŁo se aprimorar, falta de conhecimento.
- ArrogĂąncia e nĂŁo ouvir nem aprender com liderados/equipe.
- ??? (o que vocĂȘ incluiria aqui?)
Na verdade, queremos falar abertamente sobre comportamentos da liderança que claramente atrapalham o desempenho da equipe. Afinal de contas, nĂŁo adianta exigir alta performance da equipe se depois o/a lĂder Ă© o que mais atrapalha.
Grande abraço, boas vendas a aguardamos sua contribuição,
RaĂșl Candeloro
P.S. 1 – Por falar em atrapalhar vendas e sabotagem, continuamos acreditando que a VendaMais Ă© a melhor ferramenta mensal para treinar e motivar uma equipe de vendas. E quem nĂŁo assina… estĂĄ se sabotando! Na semana que vem vou falar mais sobre o projeto Gigantes das Vendas e das aulas mensais que estamos colocando online com os maiores especialistas do Brasil. O âgiganteâ de Março foi AndrĂ© Silva â aula exclusiva online para assinantes da VendaMais! DĂȘ uma olhada e veja se realmente nĂŁo Ă© uma excelente forma de treinar e motivar uma equipe de vendas: http://gigantesdasvendas.vendamais.com.br/
P.S. 2 – Tenho outra informação muito interessante para vocĂȘ: nos unimos Ă equipe da Resultados Digitais para montar um eBook com uma visĂŁo completa de “Como vender mais usando o Marketing Digital e a geração de Leads”. O material traz informaçÔes da atração do seu pĂșblico alvo atĂ© o fechamento do negĂłcio. O eBook Ă© gratuito e pode ser baixado neste link
Artigo da semana
EquilĂbrio e agilidade: o diferencial das novas lideranças
Por Irene Azevedo
Houve um tempo em que, para ser um executivo de sucesso, objeto de desejo das maiores empresas, bastava gerar resultados. Hoje, Ă© preciso mais do que isso: o profissional deve pensar na imagem que quer deixar para o mercado. Afinal, alĂ©m de pequeno, esse mercado se âfalaâ. Com o advento das mĂdias sociais, as notĂcias se espalham tĂŁo rapidamente que todo cuidado Ă© pouco. E o que vocĂȘ pode acrescentar de novos ingredientes Ă âfĂłrmula de sucessoâ dos que agora fazem a diferença no ambiente corporativo e deixam sua marca de forma permanente? A resposta Ă© simples e, ao mesmo tempo, complexa: EquilĂbrio e Agilidade.
Para adquirir tais virtudes sĂł hĂĄ um caminho: o autoconhecimento. Vale terapia, exercĂcio diĂĄrio de leitura e mesmo meditação. Afinal o processo de crescimento pessoal deve ser constante e eterno. Nem quando morremos nossa âcasa interiorâ estĂĄ totalmente decorada, sempre ficarĂĄ faltando alguma obra de arte.
Com equilĂbrio, vocĂȘ torna-se capaz de escutar e entender melhor os seus liderados e assim servi-los para que sejam mais felizes e, consequentemente, mais eficientes e eficazes. Consegue dar a cada um, o que realmente necessita. Ă isto que propicia um ambiente de motivação. AlĂ©m disto, Ă© preciso liderar pela diversidade, contratar pessoas que supram as deficiĂȘncias da organização e nĂŁo, simplesmente, alguĂ©m que seja uma mera cĂłpia daqueles que estĂŁo no poder. A agilidade de mudar seus comportamentos de acordo com a situação serĂĄ fundamental para liderar pela diversidade.
Um lĂder que faz a diferença Ă© capaz de preparar seu sucessor e contratar pessoas que poderĂŁo vir a ser tĂŁo aptas quanto ele. NĂŁo gerencia pela mediocridade, mas trabalha para que todo o grupo se desenvolva. Isso se faz atribuindo responsabilidades e verificando quais sĂŁo as suas necessidades. AlĂ©m disso, a humildade de admitir que nĂŁo sabe tudo e ter coragem de enfrentar os desafios. Essas sĂŁo as caracterĂsticas fundamentais em um lĂder.
Ainda falando das caracterĂsticas do lĂder que constrĂłi uma equipe coesa, eficiente e eficaz, Ă© quando ele em algumas situaçÔes assume o papel do lĂder coach, utilizando a tĂ©cnica de questionar os seus funcionĂĄrios para que eles prĂłprios cheguem Ă resposta de como solucionar os seus problemas. Desta forma, este lĂder estarĂĄ ganhando comprometimento de seus colaboradores, pois as soluçÔes virĂŁo dos mesmos e nĂŁo do lĂder. Outro ponto importante Ă© manter sua rede de relacionamento ativa. E isto deve ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.
Lembre-se que hoje quando vocĂȘ usa qualquer mĂdia social, vocĂȘ estĂĄ se expondo e aumentando sua rede. Todo cuidado entĂŁo Ă© pouco! Mas vocĂȘ tem que estar na rede! E para nĂŁo perder as rĂ©deas, mesmo em situaçÔes e ambientes de total ambiguidade, use a resiliĂȘncia pessoal. Ou seja, tenha autocontrole, conheça bem o territĂłrio, fique informado sobre os recursos disponĂveis e trace um plano de ação.
EquilĂbrio e Agilidade farĂŁo de vocĂȘ o âsuper homemâ ou a âmulher maravilhaâ que sĂŁo tĂŁo almejadas hoje dentro das organizaçÔes. VocĂȘ estarĂĄ pronto!
Irene Azevedo Ă© Diretora de negĂłcios da LLH/DBM e professora de gestĂŁo de pessoas na BBS Business School
Certificado em vendas
ParabĂ©ns! VocĂȘ conquistou a Certificação VendaMais
Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem nĂŁo tem!
Confira os mais novos aprovados:
MONICA HORTOLAN nÂș â 241
ISAAC DE ALMEIDA BARAUNA nÂș â 242
DAVID ASSUMPĂĂO DA SILVA nÂș â 243
Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!
Conquiste vocĂȘ tambĂ©m a Certificação em Vendas VendaMais.
OpiniĂŁo do Leitor
Via Facebook
Roberto Lopes OlĂĄ.O material Ă© excelente. Trabalho com Treinamento e Desenvolvimento na ColchĂ”es Ortobom e costumo avaliar diariamente o feedback recebido para melhorar a convocação, estrutura, performance, etc… O material ajuda muito. Como sempre, a Venda Mais nos presenteando com joias raras. Obrigado.
Oswaldo Jacque Muito bom, jå salvei pois quero oferecer treinamento em vendas para os meus clientes.
(Sobre o e-book gratuito “Os 15 Principais Erros Em Treinamentos De Vendas”).
Para Pensar
âQuem conhece os outros Ă© sĂĄbio; quem conhece a si mesmo Ă© iluminado.â
Lao-Tsé