Por Marcelo Baratella
Depois de feriados como o que acabou de terminar, o objetivo principal de muita gente Ć© ajudar o organismo a se livrar mais facilmente das toxinas e outras substĆ¢ncias nĆ£o bem-vindas ao corpo, nĆ£o Ć© verdade?
No entanto, nĆ£o Ć© fĆ”cil encarar o plano! Mas se vocĆŖ superar a tentaĆ§Ć£o e retirar alguns de seus petiscos prediletos do dia a dia, o resultado promete ser animador. A soluĆ§Ć£o pode estar na dieta de nutriĆ§Ć£o funcional conhecida mundialmente como DETOX, que vem da palavra detoxification (desintoxicaĆ§Ć£o), moda de dezĀ entre dezĀ celebridades de Hollywood.
Fazendo um paralelo ao mundo das vendas corporativas, hoje vemos dentro das empresas um excesso de processos de vendas nĆ£o planejados e de vendedores desqualificados, sobrecarregando os resultados em campo e trazendo sĆ©rios distĆŗrbios Ć rentabilidade das vendas.
O DETOX das VENDAS surge como um tratamento de desintoxicaĆ§Ć£o de pessoas e processos comerciais em todo o ciclo da venda, com o objetivo de alcanƧar as metas traƧadas para o ano de 2015, que serĆ” de difĆcil digestĆ£o.
Neste primeiro artigo sobre como eliminar as principais ātoxinasā que atacam as equipes de vendas, destaco uma das mais importantes: a TOXINA “FALTA DE DIFERENCIAĆĆO”.
COMO ELIMINAR A TOXINA DA FALTA DE DIFERENCIAĆĆO
Em um mundo extremamente competitivo, em queĀ existe uma infinidade de opƧƵes de marcas ao seu redor, como vocĆŖ pode ser diferente para chamar a atenĆ§Ć£o do cliente e inseri-lo no seu pipeline?
Se a sua resposta foi atendimento ou qualidade, cuidado! Esses itens sĆ£o fundamentais para que uma empresa sobreviva no mercado, nĆ£o sĆ£o considerados diferenciais competitivos.
Para lhe ajudar a responder ao seu cliente no queĀ vocĆŖ pode e deve fazer a diferenƧa para ele, selecioneiĀ sete perguntas-chave que precisam ser analisadas sob a Ć³tica da visĆ£o do cliente:
- Como as pessoas se dĆ£o conta de que necessitam do seu produto ou serviƧo?
- Como os consumidores encontram o produto ou serviƧo da sua empresa?
- Como realizam a escolha final do seu produto ou serviƧo?
- O que acontece quando seu produto ou serviƧo Ʃ entregue?
- Para quais fins o consumidor estƔ de fato usando seu produto ou serviƧo?
- Como se dĆ” o serviƧo de reparos ou assistĆŖncia do seu produto ou serviƧo?
- O que acontece quando seu produto ou serviƧo Ʃ descartado ou deixa de ter utilidade?
Tenha certeza de que respondendo as perguntas acima, de forma real e crĆtica, vocĆŖ encontrarĆ” com maior facilidade seus verdadeiros diferenciais competitivos e, assim, poderĆ” definitivamente direcionar seus esforƧos para promover estes diferenciais na cabeƧa do seu cliente.
Nos nossos prĆ³ximos artigos falarei sobre outras toxinas malĆ©ficas e que necessitam ser tratadas pelo processo do DETOX DAS VENDAS.
AQUELE QUE OLHA PARA FORA SONHA. AQUELE QUE OLHA PARA DENTRO ACORDA!
Boa Vendas!
Marcelo Baratella
Treinador VM Small Business, vendedor, palestrante e professor de marketing e vendas.