Qual o potencial para aumento de produtividade de sua equipe de vendas ao automatizar processos? A fabricante e distribuidora de doces, lanches e pipocas Popular Alimentos conseguiu aumentar em 40% a mƩdia de pedidos obtida por seus 70 vendedores. Com a maioria da equipe formada por vendedores com mais de 20 anos de casa, a empresa vinha enfrentando dificuldades para automatizar processos. Os vendedores atƩ tentavam fazer uso de ferramentas digitais no dia a dia, mas vez e outra ainda recorriam a caneta e papel. O motivo eram os falhas operacionais e informaƧƵes divergentes do antigo sistema de forƧa de vendas usado pela distribuidora.
Com o objetivo de automatizar 100% a dinĆ¢mica do pedido de venda, a Popular Alimentos implementou a soluĆ§Ć£o maxPedido. Desenvolvida pela empresa MĆ”xima Sistemas, companhia de tecnologia mĆ³vel para forƧa de vendas, e-commerce, trade e logĆstica para o setor atacadista e distribuidor, a nova ferramenta propiciou mais agilidade na hora de realizar os pedidos. AlĆ©m disso, disponibilizou de forma fĆ”cil de entender e colocar em prĆ”tica um leque de informaƧƵes tributĆ”rias e cadastrais.
A Popular Alimentos tambĆ©m contratou outras duas soluƧƵes. A maxGestĆ£o, que atualiza o gestor comercial com status de visitas, lucratividade de pedidos, autorizaƧƵes de desconto, relatĆ³rios, acompanhamento e auditoria das atividades de todos os vendedores que estĆ£o na rua. E a maxPromotor, para acompanhamento da jornada de trabalho do profissional que atua no ponto de venda. Esta Ćŗltima permite medir o tempo que cada promotor permanece em um cliente e confrontar essa informaĆ§Ć£o com o custo, o tempo e o valor de vendas. O objetivo Ć© medir a viabilidade de ter um promotor em cada ponto de venda especĆfico.
ConheƧa a seguir a histĆ³ria da Popular Alimentos, na entrevista com JosĆ© Maria de Carvalho, sĆ³cio-presidente da Popular Alimentos.
Vamos comeƧar pelo comeƧo: como e quando surgiu a Popular Alimentos?
A histĆ³ria da Empresa Inap ā IndĆŗstria AlimentĆcia Popular Ltda. comeƧa em 1974, quando foi fundada a FĆ”brica de Doces Popular Ltda., em Arapiraca, municĆpio do Estado de Alagoas, pelo pernambucano SebastiĆ£o Alves da Silva.
Em 1999, devido Ć falta de espaƧo fĆsico, a Empresa Doces Popular transfere sua unidade para a Rodovia AL 220, na mesma cidade de Arapiraca. Buscando sempre inovar e aumentando seu mix de produtos e capacidade produtiva, mais uma vez a empresa transfere sua unidade, em 2014, atĆ© entĆ£o localizada, para o municĆpio de Limoeiro de Anadia. Etapas realizadas jĆ” sob o comando de JosĆ© Maria de Carvalho Alves e Expedito de Carvalho Alves, filhos do fundador. Neste perĆodo, a indĆŗstria aumentara a quantidade de produtos industrializados, responsĆ”veis pelas marcas: Doces Popular, Popcroc, PaƧocroc, Betti, Maluquinho e PopShow.
Atualmente, sua unidade industrial apresenta uma Ć”rea total de 45 mil m2, onde 9 mil m2 sĆ£o Ć”rea coberta.
Quem Ć© seu pĆŗblico-alvo e como vocĆŖs se diferenciam de outras empresas da Ć”rea?
Supermercados, mercadinhos, mercearias, atacados, bombonieres. Nossos produtos sĆ£o fabricados com qualidade e nossa logĆstica Ć© bastante Ć”gil.
VocĆŖs tĆŖm MissĆ£o, VisĆ£o, Valores bem definidos? Se sim, quais sĆ£o?
MissĆ£o
Atender Ć s expectativas e desejos de nossos clientes, oferecendo produtos de qualidade, e que possam estar presentes em cada momento da vida de nossos consumidores.
VisĆ£o
Ser referĆŖncia no mercado em que atuar pela qualidade e credibilidade de nossos produtos e uma das melhores empresas do Nordeste para se trabalhar.
Valores
- Ćtica
- InovaĆ§Ć£o tecnolĆ³gica
- ValorizaĆ§Ć£o do colaborador
- Comprometimento
- SatisfaĆ§Ć£o dos consumidores
- Ćtica e transparĆŖncia
- ValorizaĆ§Ć£o dos talentos
- Comprometimento e competĆŖncia
- Ousadia e inovaĆ§Ć£o
- SeguranƧa sustentƔvel
Quais foram as maiores dificuldades nestes Ćŗltimos dois anos, com a economia em recessĆ£o?
Alguns aumentos de matĆ©rias-primas e outros produtos que interferem no preƧo dos produtos, como frete, por exemplo. AlĆ©m disso, houve um perĆodo que a inadimplĆŖncia aumentou um pouco e alguns clientes passaram por grandes dificuldades, enquanto outros, infelizmente, encerraram suas atividades.
Quais foram os principais sinais de sucesso que comeƧaram a aparecer, mostrando o acerto da estratĆ©gia e modelo de negĆ³cio da Popular nestes Ćŗltimos meses?
Investimento em ferramentas de gestĆ£o, treinamento de nossos colaboradores e polĆticas de negociaĆ§Ć£o.
O que vocĆŖs fazem que Ć© totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?
Apesar de sermos indĆŗstria, temos um setor de logĆstica eficiente, onde conseguimos realizar entregas de pedidos realizados em um dia anterior, dentro do estado de Alagoas. AlĆ©m disso, nosso setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), alinhado com o setor comercial, busca oportunidades constantemente, aumentando nosso mix de produtos em diversos segmentos.
Especificamente em relaĆ§Ć£o a Vendas (que Ć© nosso foco na VendaMais), como vocĆŖs treinam a equipe comercial para reforƧar seus diferenciais e nĆ£o cair na guerra de preƧos?
Logo apĆ³s admissĆ£o, nosso vendedor jĆ” recebe um treinamento para conhecer nossos produtos, visita a indĆŗstria e o sistema de forƧa de vendas que irĆ” trabalhar. As equipes se reĆŗnem quinzenalmente (pessoalmente) com seus respectivos supervisores de vendas, a fim de alinhar as dificuldades encontradas e novas oportunidades. Desenvolvemos continuamente, tambĆ©m, a capacidade de lideranƧa e estratĆ©gia com supervisores e gerentes de vendas, por meio de cursos, palestras e processos de coaching.
O que vocĆŖs tĆŖm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?
Atendemos aos clientes com profissionais qualificados, que buscam entender as necessidades dos mesmos. AlĆ©m disso, oferecemos nosso Ć”gil serviƧo de logĆstica, nĆ£o esquecendo de mencionar a qualidade de nossos produtos.
E em termos de fidelizaĆ§Ć£o de clientes, algo em especial que faƧam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negĆ³cios com vocĆŖs?
Credibilidade e confianƧa nos produtos e profissionais da empresa.
Existe algo que era feito antes e que vocĆŖs PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisĆ£o, para atualizarem seu modelo de negĆ³cios?
Alguns colaboradores que nĆ£o se adequaram ao novo modelo de negĆ³cio da empresa, precisaram ser substituĆdos e o tipo de venda que antes era pronta-entrega passou a ser prĆ©-venda para melhorar a qualidade logĆstica.
Em quais Ć”reas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento da Popular? NĆ£o sĆ³ em termos de dinheiro/investimentos, mas revisĆ£o de processos, aumento de eficiĆŖncia, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?
Investimentos em equipamentos para a produĆ§Ć£o, tecnologia da informaĆ§Ć£o e treinamentos para pessoal e profissional.
Quais os prĆ³ximos passos? Ou seja, o que estĆ£o planejamento para o futuro? Qual o prĆ³ximo grande objetivo?
Ampliar o mercado de atuaĆ§Ć£o a nĆvel nordeste.
Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal mas ainda relutando se comeƧa (arrisca…) ou nĆ£o?
Elaborar um planejamento, pesquisar o mercado e que no segmento que for atuar, seja algo que se identifique.
Existe algum livro, vĆdeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetĆ³ria pessoal/profissional e que vocĆŖ recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?
A inspiraĆ§Ć£o veio da forƧa de vontade da famĆlia, principalmente de meu pai, SebastiĆ£o. Um livro que indicaria no Ć¢mbito lideranƧa Ć© O Monge e o Executivo.
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