Por Paulo Araújo
Nos posts anteriores, abordei O que é software CRM e para quem esse Sistema é indicado. Agora chegou o momento de aprofundar um pouco mais esta ferramenta:
Qual é o Software CRM ideal para minha empresa?
Sua ambição tem tamanho? O software de vendas ideal é aquele que pode ajudar a encantar o seu cliente e ajudar a sua empresa a ser difícil de imitar.
Não foque só no valor do investimento, mas sim nas funcionalidades e facilidades de uso do Programa CRM. Afinal:
- É uma ferramenta amigável ao usuário;
- Está na nuvem;
- E tem possibilidades de customização.
O que levar em conta na hora de contratar um software CRM
Você deve se perguntar algumas coisas antes de contratar o Software de CRM ideal para a sua empresa:
- Como é o suporte técnico?
- Posso integrar ao ERP?
- Quanto tempo de mercado?
- Quais os principais clientes desse fornecedor?
Aliás minha sugestão nesse momento é que deixe o fator “preço” por último! Muitos empresários usam o preço como fator de decisão e depois se arrependem, pois descobrem que o príncipe na verdade era sapo. Com o tempo e desgaste, a equipe de vendas pode parar de usar a ferramenta e acabar não agregando na estratégia de vendas da empresa.
Analise a sua equipe de vendas
A primeira etapa, muito antes de pesquisar o software de controle de vendas existentes no mercado, é o gestor analisar a sua estrutura comercial. Ela está adequada ou necessita modificações? E o mais importante:
- Como estão os processos de vendas?
- Qual é o método e a rotina de vendas das televendas, vendedores internos ou externos?
- A empresa trabalha com representantes comerciais, franqueados, distribuidores ou atacadistas?
- Quem serão os personagens e o que fazem dentro do processo comercial?
Analisar em qual momento a empresa está e por qual motivo deseja implantar um Software de Vendas é outro desafio.
Não foram poucas as vezes que cheguei em alguma empresa para apresentar o Clientar, nosso software de CRM. Conversa vai, conversa vem, descubro que o gestor quer um CRM só para controlar a equipe, devido a algum motivo que para ele foi a gota d´água e quer por que quer colocar um “cabresto” nos vendedores.
Sinto dizer, mas é jogar dinheiro fora.
Analise a sua equipe e entenda os objetivos que quer atingir:
- Tamanho da estrutura comercial;
- Mapear os processos e rotinas de vendas; e
- Por qual motivo deseja implantar o Software de Vendas.
Aí sim, a empresa deve começar a procurar uma ferramenta que atenda às suas necessidades e um valor condizente com a sua realidade.
Leia no próximo post:
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Paulo Araújo é fundador e diretor da Clientar CRM, palestrante e consultor de vendas.