LIDERANÇA

Desenvolva líderes em sua equipe de vendas e descubra por que a liderança é o fator essencial para conquistar e manter o sucesso. O cliente é cada vez mais exigente e informado, a concorrência é brutal, novos produtos e serviços são lançados todos os dias e os desafios são cada vez maiores. Até aí nenhuma novidade, mas, diante dessa realidade, a grande pergunta é: Como superar esses desafios para manter o sucesso? Para Othon Cesar Barros, consultor empresarial nas áreas de marketing, motivação e desenvolvimento da excelência humana para a qualidade total, a resposta é liderança. ?O líder é quem enxerga onde a empresa precisa ir para acompanhar as modificações do mundo. É aquele que mobiliza as pessoas a realizarem as mudanças indispensáveis dentro da empresa?, explica.

O papel da liderança é ainda mais eficaz quando o líder é capaz de criar e multiplicar novos líderes. Mas, para isso, é necessário que mudem seu comportamento e, assim, estimulem o desenvolvimento de pessoas aptas a liderar. De acordo com Othon, para que isso aconteça, os líderes devem sair do conforto das salas fechadas e encarar a realidade prática. ?É preciso deixar a ?cadeira gostosa?, o ar condicionado e ficar junto do pessoal. É necessário colocar, literalmente, a barriga no balcão, conhecer o talento de cada um, o perfil de cada indivíduo e aproveitar da forma mais adequada?, diz. O líder deve estudar para trabalhar melhor em equipe, para conseguir melhores resultados com as pessoas, para extrair o que cada um tem de melhor, para que consiga integrar as inteligências e valores, por mais diferenciados que sejam, num todo coeso em busca de um mesmo ideal, que é encantar e fidelizar o cliente.

Características do perfil do líder
Na opinião de Othon, atributos como antevisão, capacidade de conhecer e gostar de lidar com as pessoas são fundamentais às pessoas que lideram. Além disso, devem ter a capacidade de comunicar com clareza a visão empresarial e compartilhá-la com todos. Ele ainda destaca duas características que considera essenciais:

    · Bom senso para identificar, analisar e perceber os resultados que estão sendo obtidos com o método de liderança. E também para avaliar como o jeito de gerenciar e lidar com as pessoas está sendo percebido. ?O líder deve estar sempre com o seu ?desconfiômetro? ligado para perceber o que está conseguindo com a sua forma de liderar?, lembra Othon.

    · Flexibilidade para depois de checar, escutar, observar e diagnosticar os resultados, agir de acordo com as respostas que obteve. Se não forem boas, é importantíssimo ser flexível para mudar. A flexibilidade também é necessária para reconhecer que existem pessoas diferentes e que, portanto, cada uma deve receber um tratamento adequado ao seu perfil.

Como formar líderes em sua equipe
    1. Incentive as pessoas para que usem o melhor da criatividade que possuem. Hoje, a inovação é a vantagem competitiva mais importante, portanto, é fundamental implantar a cultura da inovação, fazendo com que todos sejam verdadeiros empreendedores.

    2. Dê exemplos de competência e equilíbrio emocional. O líder deve ser o último a se combalir, a se desmotivar e desanimar. É inadmissível que um líder contamine a equipe com problemas que cabem apenas a ele resolver.

    3. Motive fazendo com que as pessoas sintam-se queridas, aceitas, apreciadas e reconhecidas. O salário, os benefícios e as boas condições de trabalho são apenas medidas básicas. As pessoas querem receber recompensa moral, precisam saber que tem gente que olha, avalia, valoriza e reconhecem o que estão fazendo e, por isso, sentem-se importantes.

    4. Ofereça oportunidades de crescimento pessoal e profissional através de treinamentos e chance de crescer dentro da organização. Estipule novos desafios e responsabilidades. Os funcionários querem mais que um emprego, desejam realizar-se como pessoas.

    5. Solicite a participação de todos para melhorar os processos, os colaboradores querem ter vez e voz, gostam de ser ouvidos.

    6. Forme solucionadores de problemas e não ?bombeiros?. Quando um funcionário chegar com um problema, o líder deve perguntar se ele trouxe alternativas de solução. Se ele responder que não, o líder deve dizer que, se não for muito urgente, é melhor que o funcionário volte e pense em soluções para depois comunicar o problema.

E, lembre-se: os líderes não saem formados de escolas, universidades, cursos ou treinamentos. O aprendizado é constituído continuamente. Segundo Othon, os cenários e as situações mudam rapidamente e as pessoas não podem, nunca, deixar de aprender, pois só assim conseguirão acompanhar a evolução. ?Temos de aproveitar toda a oportunidade que tivermos de ler um livro, fazer um curso, assistir a uma palestra. Devemos ser garimpeiros para peneirar informações, idéias e conhecimentos relevantes?. Ele complementa explicando que com esse mar de informações a que temos acesso, as pessoas precisam ter a capacidade para discernir e se concentrar no que será mais importante para fazer uma travessia melhor.

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