Torne campeã sua equipe de vendas
Você jÔ parou para avaliar como anda a atuação de seu time? Ele é equilibrado, motivado ou dificilmente bate metas e vive em constantes brigas de ego para resolver? Você, gerente, supervisor ou diretor, é responsÔvel por afinar a equipe, para que no fim do mês ela gere bons resultados.
Aquele conhecido ditado do mundo das vendas que diz: āPessoas compram de pessoas, nĆ£o de empresasā, continua mais vigente do que nunca. Sendo gerente, vocĆŖ pode implementar os melhores processos e, ainda assim, corre o risco de fracassar se as pessoas erradas, com as habilidades erradas, estiverem produzindo resultados ruins. NĆ£o importa se vocĆŖ Ć© um excelente vendedor, nĆ£o Ć© possĆvel fazer tudo sozinho.
Para ajudĆ”-lo nessa missĆ£o (que nĆ£o Ć© impossĆvel!), John Mactear, no livro Vendas direto ao ponto, ensina dez maneiras de fazer sua equipe melhorar o desempenho e corresponder Ć s metas estipuladas, iniciando por trĆŖs processos fundamentais, a seleção dos colaboradores:
- Contrate as pessoas certas ā DĆŖ o pontapĆ© inicial com a estruturação da equipe correta, por meio de um processo de contratação que inclua algumas anĆ”lises objetivas.
- Desenvolva as competĆŖncias certas ā Uma vez que tenha a equipe certa, faƧa que ela produza resultados excepcionais ano após ano ā desenvolva e motive-a de forma apropriada. Chegue a um acordo quanto Ć s competĆŖncias necessĆ”rias Ć sua equipe, o nĆvel em que se encontram e como irĆ” garantir que seus vendedores desenvolvam essas habilidades.
- Alcance os resultados certos ā O que mais precisa ser feito para garantir que os resultados sejam exatamente o que vocĆŖ e seus clientes desejam? Assuma a responsabilidade de gerir a equipe a fim de produzir nĆ£o apenas resultados diretos, mas tambĆ©m o saldo requerido por sua empresa em termos de, por exemplo, variedade de produtos, faturamento de vendas e relacionamentos duradouros com os clientes.
Agora que seu time jĆ” foi escolhido, Ć© bom ficar atento ao que acontece no mercado em que atuam seus clientes: - Identifique e aplique as tendĆŖncias de mercado ā EstabeleƧa um processo de identificação de oportunidades e ameaƧas e reĆŗna informaƧƵes que possam ser acessadas de forma eficaz. Em seguida, utilize essas informaƧƵes para planejar as atividades de sua equipe.
- Planeje as vendas de maneira geral ā EstabeleƧa suas metas e seus objetivos e o que farĆ” para alcanƧƔ-los. Isso permite o uso de uma abordagem estruturada na elaboração de sua previsĆ£o de vendas. NĆ£o se esqueƧa de documentar as premissas principais quando concordar em cumprir as metas e de identificar quais sĆ£o as lacunas e como preenchĆŖ-las.
- Utilize o funil de vendas ā EstabeleƧa processos e medidas que garantam que vocĆŖ estĆ” dirigindo seus esforƧos aos compradores certos e investindo nos clientes potenciais corretos, a fim de alcanƧar sua meta. Utilize critĆ©rios de seleção preestabelecidos para ter certeza de que a equipe estĆ” trabalhando nos clientes potenciais certos e convertendo-os de forma eficaz em clientes regulares e recorrentes.
Ć preciso estabelecer uma linguagem geral de comunicação. Assim, vocĆŖ nĆ£o somente aumenta a eficĆ”cia das tentativas de vendas como permite que, ao discutirem a evolução do processo, todos aprendam juntos. - Proponha processos de venda ā Desenhe um mapa para todos acompanharem ā desde o cliente regular atĆ© o potencial. Use post-its em um flip-chart e faƧa os vendedores ajudarem. Teste o processo e faƧa os ajustes necessĆ”rios. Torne-o fĆ”cil de ser seguido, para ter a certeza de que todos concordarĆ£o em trabalhar de acordo com ele, pois só tĆŖm a lucrar.
- Tome um impulso ā Dar o pontapĆ© inicial Ć©, com frequĆŖncia, difĆcil, mas, uma vez que se tome impulso, Ć© importante nĆ£o relaxar ā continue a se esforƧar, vendas funcionam exatamente assim. Ć preciso estar no controle do processo da venda o tempo todo, avanƧando a cada estĆ”gio do ciclo. EstabeleƧa cada passo continuamente com o cliente potencial e, assim, fique mais perto do fechamento do negócio.
- FaƧa uma gestĆ£o de contas-chave ā Trate os clientes importantes de forma diferente. EstabeleƧa um programa de gestĆ£o de contas apenas se souber o que espera alcanƧar alĆ©m das vendas e dos lucros normais. Administre e meƧa os resultados das estratĆ©gias em relação Ć s contas-chave.
- Foque no cliente ā VĆ” alĆ©m da declaração de princĆpios que diz que āo cliente Ć© o reiā. FaƧa de toda e qualquer interação com os clientes existentes e potenciais uma experiĆŖncia positiva ao incorporar o foco no cliente de ponta a ponta na cultura de sua empresa e recompense os acertos de sua equipe.
Colaboração: Evelise Toporoski
Para saber mais
- Livro: Vendas direto ao ponto
- Autor: John Mactear
- Editora: Saraiva