10 razões pelas quais os vendedores dormem bem – GV n. 194

10 razões pelas quais os vendedores dormem bem

 

Quando um vendedor busca ajuda, geralmente é por algum problema ou situação que incomoda tanto que não o deixa dormir à noite. A lista de coisas que pode deixar um executivo sem sono é tão grande que não daria para colocar todas aqui.

 

Se a lista de “causadores” de insônia’ é extensa no mundo corporativo, por outro lado, para o especialista e consultor de gestão Jonathan Narducci, da Narducci Enterprises, a lista de coisas que ajudam os vendedores a dormir melhor são poucas – apenas 10, e pronto… sono tranqüilo. Então, vamos ver o que temos de fazer no trabalho para depois podermos dormir bem em casa?

 

Cuide de seus clientes.Parece óbvio, mas cansamos de ver vendedores e empresas com prioridades invertidas. Um entendimento profundo sobre clientes e o que eles procuram é fundamental para curar a insônia, pois é o princípio de tudo. Dúvidas nas empresas geralmente são causadas por falta de foco, e isso é fácil de resolver – coloque o foco no cliente. Companhias que sabem o que seus clientes querem e precisam antes da concorrência e ainda conseguem entregar o que eles querem e precisam, geralmente dormem muito bem.

 

Não se compare com a concorrência, mas sim com os resultados que o cliente procura. Empresas que fidelizam clientes não conseguem seus resultados copiando a concorrência, mas sim identificando oportunidades constantes de melhoria e satisfação deles. O resultado disso é a lealdade de clientes e a atração natural de clientes da concorrência. Ao se preocupar com os benefícios e resultados que um cliente espera ao adquirir seus produtos/serviços, vendedores que dormem bem se tornam experts em resolver problemas antes que se transformem em incêndios. Isso requer não só conhecimento, mas proatividade para que os clientes reconheçam e valorizem sua competência.

 

Quando vender para empresas (Business to Business, ou BtoB), saiba quem são os concorrentes de seus clientes.Afinal de contas, se os seus clientes não conseguem crescer ou ganhar dinheiro, provavelmente você também não conseguirá. Empresas com vendedores bem descansados sabem que seu sucesso depende do sucesso dos clientes.

 

Considere a inovação uma habilidade fundamental de sobrevivência.Isso significa ter colegas criativos dentro da empresa, parceiros, fornecedores e até mesmo clientes criativos, que sabem valorizar a inovação e as novidades. Além disso, vendedores sem insônia não se limitam a sugerir melhorias de produtos e serviços, mas também modelos de negócio, atendimento, execução interna, logística, etc. Ou seja, estão constantemente procurando falhas internas e formas de melhorar tudo que a empresa faz, sempre focando no cliente.

 

Seja pró-ativo e não reativo em relação às mudanças.Empresas e vendedores pró-ativos dormem melhor porque estão no controle da situação, criando seu próprio destino. Já aqueles que dormem mal geralmente estão reagindo e apagando incêndios o tempo inteiro, seja por falta de planejamento, organização ou por problemas de execução. Antecipar-se a um problema é a melhor forma de resolvê-lo (e com isso garantir a qualidade do seu sono!).

 

Tenha as ferramentas, equipamento e o material necessários para executar profissionalmente suas tarefas,além do treinamento adequado para usá-las corretamente.

 

Seja eficaz em manter e motivar talentos. Se tem alguém bom na sua equipe, faça o possível e mais um pouco para mantê-lo. Cansamos de ver pessoas indo embora porque em outro lugar ganhariam um pouco mais ou, pior ainda, por falta de reconhecimento ou desafios. Vendedores que dormem bem sabem que podem confiar em alguém. Logo, trate muito bem esse ‘alguém’ e não o deixe ir embora.

 

Cumpra o que prometeu e mantenha sua palavra.Isso significa um bom planejamento, cronogramas honestos e execução impecável. Prometeu, é lei – tem de cumprir. Se não pode, então não prometa! A maior parte dos vendedores acaba se “metendo em encrencas” no trabalho porque não sabem dizer “não” ou porque “esticam” a verdade, achando que isso é vender e o que realmente importa é tirar o pedido. Aprenda a dizer não e, quando der sua palavra, poderá dormir tranqüilo sabendo que vai cumprir o que prometeu. Lembre-se de que ética e integridade são quesitos essenciais para qualquer relacionamento de longo prazo – e também para dormir tranqüilo.

 

Confie e acredite 100% no que vende. Dá orgulho trabalhar numa empresa que vende produtos e serviços de qualidade, preços competitivos e ótimo atendimento. Vendedores com clientes satisfeitos têm a grande vantagem de colocar a cabeça no travesseiro à noite sabendo que seus produtos/serviços ajudaram pessoas e empresas a conseguirem excelentes resultados.

 

Esta aqui é sua…faltou alguma coisa na nossa lista? Que dica você incluiria para que seus vendedores durmam melhor?

 

Boas venda$ e durma tranqüilo,

 

Raúl Candeloro

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