12 Regras de AdministraĆ§Ć£o do Tempo para Profissionais de Vendas

Por Luiz Augusto Costacurta Junqueira

No Brasil fala-se muito em tempo de executivo, mas na Ć”rea de Vendas poucos sĆ£o os textos orientados para a racionalizaĆ§Ć£o do uso do tempo pelos profissionais da Ć”rea.

A seguir, algumas sugestƵes para melhorar a AdministraĆ§Ć£o do Tempo pelos profissionais de Vendas (mas vĆ”lidas tambĆ©m para profissionais de outras Ć”reas):

1) Respeite o tempo do seu cliente

O Cliente o respeitarĆ” mais e, portanto, prestarĆ” mais atenĆ§Ć£o Ć s suas propostas, se vocĆŖ preparar convenientemente e nĆ£o demorar demais em sua visita. Para seus clientes prioritĆ”rios, procure determinar agendas prĆ©vias para entrevista/reuniĆ£o, datas e prazos para cumprimento das obrigaƧƵes de ambas as partes.

2) Confirme as visitas por telefone

Uma ligaĆ§Ć£o telefĆ“nica pode economizar uma viagem infrutĆ­fera, quando um motivo inesperado forƧar a mudanƧa de planos do seu cliente. Ao chegar, se nĆ£o puder ser atendido de imediato, dĆŖ Ć  secretĆ”ria uma idĆ©ia de quanto tempo poderĆ” esperar em funĆ§Ć£o de seus futuros compromissos. Este tempo de espera deve ser fixado por vocĆŖ, previamente, em funĆ§Ć£o da prioridade do cliente e do assunto.

3) Elimine a “Visita inesperada”, para sempre

O visitante inesperado Ć© um dos maiores transtornos para um executivo ou empresĆ”rio. VocĆŖ pode gerar mĆ” vontade do cliente se desejar vender-lhe alguma coisa! Uma alternativa para o cliente que se recusa cm recebĆŖ-lo: marque a entrevista com 1, 2 meses de antecedĆŖncia: nĆ£o hĆ” como ele recusar essa entrevista, pois nĆ£o hĆ” ninguĆ©m no Brasil que se programe com tanta antecedĆŖncia.

4) DĆŖ ao seu cliente uma estimativa de duraĆ§Ć£o da entrevista

Mantenha-se atento Ć” sua estimativa (inĆ­cio e tĆ©rmino). Planeje sua apresentaĆ§Ć£o cuidadosamente, para ter certeza de que usarĆ” eficientemente seu tempo limitado.

5) Planeje seu tempo para quando o cliente desperdiƧar o dele

Nada Ć© mais frustrante do que vocĆŖ estar “tocando o bonde” enquanto o cliente estĆ” preocupado com uma chamada, visita ou emergĆŖncia. VocĆŖ poderĆ” evitar esta situaĆ§Ć£o se colocar em prĆ”tica as idĆ©ias anteriores ou tentar encontrar-se com seu cliente fora do local de trabalho dele onde as interrupƧƵes aconteƧam o mĆ­nimo possĆ­vel. Caso mesmo assim ocorrerem, procure dispor de atividades que possam ser desenvolvidas durante essas interrupƧƵes, usando o tempo produtivamente. Rever apontamentos e uma atividade a ser desenvolvida enquanto espera: rascunhar pequenas cartas, planejar a entrevista com o prĆ³ximo cliente, etc. Se vocĆŖ notar que a interrupĆ§Ć£o serĆ” muito longa, talvez seja o caso de voltar em outra ocasiĆ£o ou procurar falar com o substituto.

6) Fale com quem toma a decisĆ£o

Se possĆ­vel, procure entrevistar-se com a pessoa que torna as decisƵes em cada empresa. Se vocĆŖ assim o fizer, nĆ£o perderĆ” tempo esperando que uma terceira parte entre no circuito decisĆ³rio. Resista Ć  tentaĆ§Ć£o de visitar clientes amigos em vez daqueles que podem aumentar as suas vendas. Uns poucos minutos com um novo cliente podem lhe render mais do que um encontro descontraĆ­do e relaxado com um cliente amigo. Lembre-se do PrincĆ­pio de Pareto: “20% de suas aƧƵes sĆ£o responsĆ”veis por 80% do que vocĆŖ produz”. Concentre suas visitas nos “clientes 20%”.

7) Aproveite bem o seu tempo de viagem/deslocamento

Os profissionais de Venda gastam muito tempo se deslocando de um lugar para outro: esse tempo nĆ£o deve ser desperdiƧado. Existe uma sĆ©rie de atividades que podem ser desenvolvidas enquanto vocĆŖ viaja de carro, trem ou aviĆ£o. Enquanto espera, planeje seu dia seguinte, leia um bom livro tĆ©cnico, procure pensar nas possĆ­veis contra-argumentaƧƵes do seu prĆ³ximo cliente, reveja o planejamento da prĆ³xima semana, etc.

8) Desenvolva hƔbitos saudƔveis de Venda

Escreva as frases abaixo num cartĆ£o e leve-o sempre com vocĆŖ:

– FaƧa sempre uma relaĆ§Ć£o de objetivos e atividades

– Diariamente elabore um plano de aĆ§Ć£o, definindo as prioridades do dia

– Defina as prioridades em funĆ§Ć£o dos resultados esperados de cada objetivo e/ou atividade

– Trabalhe em funĆ§Ć£o dessas prioridades, iniciando o dia pelo assunto mais importante

– Reveja diariamente seu plano de aĆ§Ć£o (previsto X realizado)

– FaƧa tudo isso agora, nĆ£o deixe para amanhĆ£.

Quando possĆ­vel, procure fazer com que o cliente o visite. As vantagens sĆ£o inĆŗmeras. VocĆŖ poupa tempo, pode mostrar ao cliente como funciona a sua organizaĆ§Ć£o, fazer demonstraƧƵes de seus produtos, etc. Como foi vocĆŖ quem marcou a entrevista, sempre terĆ” mais controle sobre seu inĆ­cio e tĆ©rmino.

9) Trate do mesmo assunto com vƔrios clientes, ao mesmo tempo

Se o mesmo assunto precisar ser divulgado ou analisado com vĆ”rios clientes, procure promover uma reuniĆ£o (em vez de visitas individuais). HaverĆ” menos problemas de comunicaĆ§Ć£o no que vocĆŖ vai divulgar, sinergia entre seus clientes, intercĆ¢mbio de informaƧƵes, etc.

10) Divulgue o material sobre AdministraĆ§Ć£o do Tempo

Ao se encontrar com clientes ou colegas, fale sobre o assunto AdministraĆ§Ć£o do

Tempo, dĆŖ a eles cĆ³pia do material que possui, mencione as soluƧƵes que vocĆŖ encontrou, enfatize os resultados que vocĆŖ conseguiu, as dificuldades que superou.

11) Identifique os melhores dias para contatos comerciais

Respeitando a prioridade de cada assunto, procure identificar os melhores dias e horĆ”rios para seus contatos comerciais. Ɖ sabido que, em geral, as 2ĀŖs e 6ĀŖs feiras sĆ£o dias em que as pessoas estĆ£o mais ocupadas; as pesquisas mostram tambĆ©m que a parte da manhĆ£ Ć© menos congestionada que a da tarde.

12) Procure ajudar o cliente programar melhor o tempo dele (e tambƩm o seu). Eis algumas idƩias:

– Defina previamente ambas as agendas e o tempo de duraĆ§Ć£o da entrevista (ambos terĆ£o mais tempo para se preparar)

– Incentive-o a ir colocando por escrito tudo o que tem para tratar com vocĆŖ, utilizando para isto uma agenda ou similar. Isto evitarĆ” novas idas e vindas de sua parte.

– Sugira a ele que a ordem de anĆ”lise dos assuntos seja a do mais importante para o menos importante.

– DĆŖ a seu cliente uma idĆ©ia dos seus prĆ³ximos compromissos (embora garantindo que ele terĆ” o mĆ”ximo possĆ­vel do seu tempo). Isto poderĆ” ajudar na otimizaĆ§Ć£o do perĆ­odo de contato.

– Caso tenha que desmarcar qualquer contato, faƧa-o com a maior antecedĆŖncia possĆ­vel. Isto farĆ” com que seu cliente proceda do mesmo modo com vocĆŖ.

– Defina com seu cliente um perĆ­odo em que vocĆŖ serĆ” mais facilmente encontrado no escritĆ³rio peƧa-lhe para concentrar os contatos nesse perĆ­odo.

– Ao final de cada contato faƧa um resumo dos assuntos tratados e, especialmente, dos prazos combinados.

ƀ medida que vocĆŖ comeƧa a viver de acordo com o lema “tempo Ć© dinheiro”, nunca mais se satisfarĆ” com uma vida sem planejamento. Cada momento tem o seu valor, quer financeiro ou nĆ£o. Lembre-se sempre que o tempo mal utilizado implica em vĆ”rios tipos de custos:

– O custo de sua hora como profissional, diretamente proporcional ao seu salĆ”rio.

– O custo do que vocĆŖ deixou de fazer durante aquele perĆ­odo.

– O custo psicolĆ³gico decorrente de nĆ£o estar conseguindo desenvolver aquilo que planejou.

Sucesso gera sucesso. ƀ medida que vocĆŖ se conscientizar dos benefĆ­cios advindos do controle do tempo, vocĆŖ se tornarĆ” mais e mais convencido da necessidade de pĆ“r em prĆ”tica as tĆ©cnicas de AdministraĆ§Ć£o do Tempo. Por quĆŖ? Porque elas funcionam!

Luiz Augusto Costacurta Junqueira Ć© Vice-Presidente da OPC Consultoria. Ele pode ser contatado pelo fone (021) 224-5542 ou pelo fax: (021) 232-4932.

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