14 infalíveis dicas para arruinar sua carreira!

Descubra o que você não deve fazer Em tempos difíceis, você faz a diferença na sua empresa? O que faria seu chefe escolher você em detrimento a qualquer outro funcionário? Momentos difíceis são ideais para mostrar seu talento, abraçar novos desafios e conquistar o espaço que sempre desejou.

No entanto, muitas pessoas fazem exatamente o contrário, ou seja, se autossabotam, o que leva ao fracasso. O psiquiatra norte-americano e especialista em comportamento humano no trabalho, Mark Goulston, relata em seu livro Pare de se sabotar no trabalho: ?A maioria dos indivíduos que reage ao medo por meio da autossabotagem está em negação. Essas pessoas não têm a menor noção do quanto suas reações animais prejudicam seu presente e futuro?. Veja se você está agindo assim conferindo as dicas para fracassar. Caso queira sucesso, passe longe delas!

1. Não seja flexível ? Para ter certeza de que nada dará certo e ainda eliminar qualquer chance de ser lembrado para uma promoção, faça somente a tarefa para a qual foi contratado, afinal, você foi admitido e é expert para realizar essas atividades, não para ceder aos ?caprichos? de um chefe despreparado.

2. Eu sei tudo ? Para que estudar? Seus conhecimentos são mais que suficientes para fazer o que faz. Afinal, você não estudou 18 anos à toa, sua graduação na Sorbonne e pós-graduação em Harvard o qualificam muito acima dos seus colegas e, até mesmo, do seu chefe.

3. Nunca aceite um não ? Como assim não? Esbraveje, grite, xingue para defender seu ponto de vista. Você não pode estar errado. Seu ponto de vista aguçado por anos de estudos jamais lhe pregaria uma peça.

4. Não aceite desafios ? Eles costumam ser um pouco confusos e solicitar uma mudança de rotina que você não está disposto a fazer.

5. Não tenha iniciativa ? Aumente sua chance de conquistar uma vaga fora da empresa sendo sempre passivo. Espere que seu chefe peça as tarefas, é obrigação dele trazer trabalho para você. Aja sempre de forma passiva ou reativa mesmo que, em um breve momento, seu chefe se pergunte: ?Eu contratei o fulano para que mesmo??.

6. Fale mal do seu ex-chefe ? Se você está disposto a crescer suas raízes para fora da empresa, esse é o caminho. Todos devem estar cientes da ?anta? que era seu antigo chefe. Como é que nunca ninguém havia percebido? Proclame a todos como ele era incompetente.

7. Não divida suas ideias ? Não vale a pena dividir suas grandes ideias com os outros. Só você entende de fato como elas podem ser aplicadas da melhor maneira.

8. Jamais tire dúvidas ? Você é um bom entendedor, não precisa fazer inúmeras perguntas para saber como determinada tarefa deve ser feita. Se fizer errado, a culpa é de quem não descreveu com clareza os pontos.

9. Ignore prazos ? Deixe para trás pequenos projetos, você sabe mais que ninguém a hora de entregá-los. Aos poucos, seu chefe deixará de lhe passar projetos, deixará você em paz. Enfim, conquistou o tão sonhado limbo, pois seu nome não fará mais parte das cobranças e também encabeçará a lista dos dispensáveis.

10. Seja supersincero ? Você não é grosso, é autêntico. Alguém como você deve sempre deixar muito claro o que pensa, sem ?papas na língua?. Critique abertamente e na frente de todos quando seu colega ou chefe estiverem errados, eles saberão que aquela foi uma crítica construtiva.

11. Não delegue ? Realize suas tarefas. Você faz melhor, mais depressa e os outros não têm sua experiência. Ninguém faz melhor que você.

12. Não se comunique ? Não perca tempo tagarelando. Ouvir as pessoas, entender o que elas precisam e compreender as expressões não-verbais é perda de tempo.

13. Sinta-se indispensável ? Com suas habilidades especiais, o enorme talento que possui e o grande reconhecimento que recebe dos seus chefes faz de você alguém insubstituível. A empresa gira em volta do seu umbigo e, é claro, jamais fecharão um bom negócio sem você, mesmo que a empresa tenha surgido e vivido anos sem sua colaboração.

14. Time? O que é isso? ? Finalmente, dê a última cartada para fora da empresa. Chega de blablablá, não acredite na baboseira de time. Para você, importantes são suas ideias e projetos. O que interessa é como os outros trabalham para facilitar seu dia-a-dia.

Dê adeus ? Siga passo a passo cada uma dessas dicas e pode ter certeza que você já comprou o bilhete para o expresso do insucesso profissional, está apenas aguardando no terminal, e seu chefe já está preparando seu embarque para longe da empresa.

Colaboração: Ana Artigas, diretora de projetos da Tekoare Vending e Entretenimento Corporativo, e Sonia Alves, gerente de recursos humanos da editora Quantum.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima