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Atenção, líderes comerciais!
Começam em fevereiro as aulas do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC)
O único curso 100% prático para gestores e líderes de equipes comerciais do Brasil
Mais informações: [email protected]
Ou pelo site: www.queroparticipardogec.com
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Olá, campeão. Olá, campeã!
Hoje quero falar sobre liderança mais uma vez (liderança que é justamente o tema do primeiro módulo do GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais, cujas aulas começam em fevereiro).
Este assunto é superimportante porque noto que muitos líderes não entendem o impacto de sua forma de liderar e de se comunicar na equipe.
Se um ou uma líder quer melhores resultados do time, então ele/ela tem que ser o primeiro a dar o exemplo e melhorar.
A questão é que 99% dos gestores comerciais no Brasil não estão preparados para isso.
Por exemplo: imagine um gerente de vendas. Você acha que ele:
a) Teve a preparação adequada para fazer um bom planejamento estratégico, incluindo o estabelecimento de metas para cada canal de vendas e cada vendedor da sua equipe?
b) Teve a preparação adequada para fazer um excelente processo de recrutamento e seleção de bons vendedores para montar sua equipe? (Esse é o tipo de coisa que todo mundo acha que sabe fazer e quando vai ver está fazendo um monte de coisas erradas).
c) Teve a preparação adequada para treinar corretamente a equipe? Como treinar, o que treinar, quando treinar, como medir resultado/ROI de treinamento?
d) Teve a preparação adequada para montar um bom sistema de remuneração? Um sistema que remunere bem o vendedor, mas incentive a rentabilidade e as melhores práticas?
e) Teve a preparação adequada para se comunicar de forma hábil e eficiente com a equipe, incluindo feedbacks diários, semanais e mensais? (Outra área que todo mundo acha que sabe fazer, mas aí descobre que tinha muito para melhorar).
Essas são apenas cinco das dez áreas da liderança que trabalhamos no GEC.
A verdade é que gerir uma equipe de vendas é mais ou menos como ser pai ou mãe: todo mundo pode e acha que consegue, mas nem todo mundo é bom pai ou mãe naturalmente.
E não é só no esforço e na raça que se consegue bons resultados. Um líder tem que ser obviamente engajado e motivado, mas se não tiver os conhecimentos e habilidades que precisa ter, vai ser sempre o freio de mão puxado da equipe.
Líder: não seja o freio de mão puxado da sua equipe! A quantidade de vezes que uma equipe de vendas não atinge seus resultados por causa do líder, e não por causa da própria equipe, é enorme.
O que nos leva ao assunto de hoje, que são as 20 características que vejo nos líderes comerciais de equipes de alta performance:
- Visão clara sobre o que querem, como querem, quando querem, por que querem.
- Desenvolvimento de um perfil mais analítico, focado em resultados, gestão por indicadores.
- Focados no cliente e na equipe.
- Entendem que só conseguem seus resultados como líderes se a equipe conseguir seus resultados também.
- Evitam e resolvem rapidamente conflitos.
- Conseguem alinhar e traduzir de maneira simples, prática e objetiva planejamento estratégico em planejamento tático, em planejamento operacional.
- Abertos e adeptos da melhoria contínua (da equipe, de processos, mas principalmente de si mesmos).
- Fazem perguntas o tempo inteiro, são questionadores. Por quê? Por que assim e não assado? Por que não? E se…? Sempre procurando entender e desenvolver.
- Decidem rápido, não são gargalos.
- Constroem relacionamentos baseados na confiança mútua com cada membro da equipe.
- Comunicam-se bem, com frequência e de várias formas.
- Têm inteligência emocional desenvolvida para lidar com si mesmos e com os outros. Suportam bem as várias pressões que recebem diariamente.
- Têm uma visão positiva e otimista da vida, das metas, da possibilidade de superação, da equipe.
- Têm sempre um plano B (e C), caso o plano A não funcione.
- Só recrutam gente boa.
- Acreditam em treinamento e no desenvolvimento da equipe.
- Criam um ambiente positivo e produtivo de trabalho – pressão positiva.
- Dão feedback constante para a equipe, de forma individual, para que cada um saiba exatamente como está indo, o que está fazendo bem feito e onde precisa melhorar.
- Respeitam e estimulam o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.
- ? Qual outra característica você incluiria aqui?
É justamente sobre esses assuntos que falo no módulo de Liderança do GEC. Precisamos cada vez mais de líderes comerciais preparados!
O mercado exige isso, a sua empresa exige isso, clientes exigem isso e sua equipe de vendas também.
Não adianta só treinar os vendedores. Supervisores, gerentes e diretores também precisam de treinamento e de capacitação!
E o GEC é o curso perfeito para isso.
Além do módulo de Liderança, falamos também sobre:
- Indicadores de performance.
- Recrutamento e seleção de vendedores.
- Treinamento de equipes de vendas.
- Remuneração em vendas (fixo, comissão/variável, bonificações etc.).
- Comunicação com a equipe de vendas (reuniões, feedback, eventos).
- Campanhas de vendas.
- E muito mais!
Conforme dizem todos meus alunos nos depoimentos, muito mais prático, útil e objetivo do que uma pós ou mestrado. E com resultados imediatos no seu faturamento e rentabilidade (se quiser, veja os testemunhais sobre isso na página do curso).
Mais informações sobre o GEC – Gestão de Equipes Comerciais – você encontra aqui: www.queroparticipardogec.com
Abraço, obrigado e boas vendas