2013 Ano de Ouro

Como foi o ano de 2013 para você? Para muitas pessoas foi um Ano de Ouro!

A revista VendaMais realizou uma campanha para buscar casos de sucesso de pessoas e empresas que tiveram um 2013 formidável! Muitas histórias nos emocionaram e mostraram que o brasileiro é, verdadeiramente, um povo que não desiste nunca.

Entre tantas vitórias e motivos que deixaram 2013 magnífico para tanta gente, duas histórias foram selecionadas e empataram na votação popular: a da Tatiana T. Tieppo e a do Luciano Fontana.

Sabemos que um bom ano é aquele em que conseguimos mudar não só de calendário, mas efetivamente modificar nossas atitudes. Portanto, esperamos que estas histórias sejam um bom exemplo e um grande incentivo para você!

A veterinária de sucesso

Por Tatiana T. Tieppo

Sou médica veterinária e proprietária de uma clínica no interior do Mato Grosso. Tenho o orgulho e o prazer de comemorar, neste ano, a meta do meu primeiro milhão de faturamento. Falta pouco e tenho plena certeza de que vou conseguir. Tenho 12 funcionários muito comprometidos, que lutam no dia a dia para a meta diária, mensal e do milhão. O prêmio, tão desejado por eles, é o décimo quarto salário. Temos o hábito de comemorar a cada mês, ora jogando boliche, ora “churrasqueando”, ou apenas com um singelo chopinho!!

Aqui, conto um pouco da minha história e creio que é mais fácil entender a satisfação deste primeiro milhão!!!

Amor. Dedicação. Obstinação. Persistência. Fé. Quando olho para trás, vejo que foram estas qualidades que me colocaram onde estou hoje. Nunca tive dúvidas do que seria – médica veterinária. Nem na adolescência, nem próximo ao vestibular. Soube que seria “cachorreira” desde que nasci. Pessoas que me conhecem desde pequena dizem que era assim mesmo, apaixonada pelos animais. Tive um lado bailarina que é responsável pela disciplina que tenho até hoje. E também pela sensibilidade, gostar de música clássica, de arte, de poesia. Cresci vendo meu pai empreender, foi empresário durante muito tempo, até que como tantos outros, “quebrou”.

Mas foi na empresa dele que desenvolvi minha capacidade de vender meu peixe. Iniciei como vendedora aos 14 anos de idade. Também aprendi sobre atendimento aos clientes, compras, negociação, um pouco do mundo dos negócios que uma menina de 15 anos pode perceber e aprender. Mas, o mais importante é que aprendi a ter responsabilidade com as pessoas que dependem da gente, seja nas horas boas ou ruins. Fui uma aluna aplicada durante toda escola e também na faculdade. Tenho muito orgulho em ser ex-aluna da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde concluí Medicina Veterinária em 1996.

Foi um enorme prazer e responsabilidade quando meu orientador me ofereceu um emprego na sua clínica particular. Pronto! Estava definitivamente no mundo dos adultos: tinha um emprego. Mas, alguma coisa estava faltando. Foi nesta época que a situação do meu pai piorou muito e o salário que eu ganhava era pouco, apesar da experiência fantástica de trabalhar com alguém como o Dr. Felipe. Este mestre me ensinou tudo, e me estimula até hoje nos estudos.

Foi então que comecei a estudar para a prova de mestrado na UFPR. Isto tudo aconteceu em Curitiba/PR. Mas, meu coração já estava no Mato Grosso, pois meu marido – naquela época namorado – já estava morando aqui em Cáceres, cuidando da fazenda da família.

Passei na prova de mestrado, fui demitida da clínica onde trabalhava – para poder estudar, os horários não eram compatíveis. O que faltava para mim – além de dinheiro, claro – era o desafio da clínica. Não queria ser professora, queria contato com os animais, com gente, salvar vidas. Essa é minha paixão.
Passei na prova de mestrado, mas larguei tudo que uma vida acadêmica poderia me oferecer e vim embora para o Mato Grosso, atrás do meu amor, e do meu sonho de ter minha própria clínica. Não casei na igreja, não tive festa, mas tinha uma enorme vontade de ser feliz. Com todas as dificuldades, sem conhecer ninguém, com muito, muito pouco dinheiro, iniciei minha vida aqui no Mato Grosso.

Lembro do dia que cheguei, na hora do avião pousar, agradeci a Deus pela oportunidade e pedi que iluminasse meu caminho aqui neste Pantanal. Foi com muita confiança que pisei neste solo. Nem tenho palavras para agradecer por tudo que este povo fez por mim, na maneira como me recebeu, no carinho que recebo até hoje. O começo foi muito difícil, em todos os sentidos: quase não tinha experiência, não tinha recursos médicos (Radiologia, US, laboratório clínico) e, estava sozinha, não tinha mais como pedir auxílio ao mestre nos casos graves e complicados. A sala da minha casa era meu consultório, a minha secretária também era minha ajudante em casa, tinha uma mesa de atendimento, um frigobar velho, uma meia dúzia de material cirúrgico e alguns medicamentos. E muita, muita vontade de dar certo.

Fiz um curso de banho e tosa, e abri as portas para o trabalho. Meus primeiros pacientes são inesquecíveis: Zabu, Kaiser, Chiclete, Beethovem, Money, Belinha… São tantos, não dá para citar todos. Alguns me acompanham até hoje, outros já foram para o “andar de cima”, mas partiram aqui comigo, saudades sempre. Aos donos destes animais, minha profunda gratidão, pela confiança e amizade.

Com o tempo, comecei a atender a domicílio, de bicicleta, mochila nas costas, dava banho nos meus cães agachada no quintal mesmo, uma festa. Alguns amigos fiz desta forma. Impossível esquecer o vento, o sol forte, a alegria de voltar para casa exausta, mas com um dinheirinho no bolso. Muito bom recordar!!!

Até que um belo dia, recebi um convite de um colega veterinário que já possuía um petshop para trabalhar com ele e cuidar da parte da clínica. Foi onde tudo começou a mudar. O negócio “pegou” e cresceu!!!! Este colega foi embora, assumi tudo sozinha, um desafio!

Era uma pequena loja, feinha, tudo remendado, mas fica na mesma rua onde moro, e todo dia que passo por lá, é uma oração. É como se fosse para eu não esquecer de onde vim, e onde quero chegar. Após dois anos neste local, com o apoio de meu marido, compramos a nossa sede própria, onde também é minha casa. Foi a realização de um sonho. Antes dos 30 anos, eu já tinha minha casa própria, minha clínica… Foi inesquecível o dia da mudança! Meus funcionários ajudaram a transportar os móveis – a pé mesmo, porque é pertinho –, numa demonstração de real comprometimento.

E assim, estou na cidade há 15 anos, dou emprego para 12 profissionais, tenho mais de 6000 pacientes cadastrados. Tenho uma filha linda, e uma cachorra que tem a mesma idade da minha chegada no Mato Grosso. Problemas? Sim, como todo mundo. Mas a cada dia, solucioná-los é meu desafio, o que me tira da cama com a mesma vontade de 15 anos atrás. Tenho planos para o futuro e metas que vou atingir, no momento certo.

Foi o amor que me trouxe aqui, foi a obstinação que me fez crescer, foi a persistência que não me deixou desistir e é a fé e a dedicação que ainda vão me levar longe….desejo para o futuro?

Se tudo continuar como está já serei muito feliz!!!

É isso!!

1ª Escola Técnica de Encantado

Por Luciano Fantana

Sou diretor administrativo da Lume Centro de Ensino e assinante da Revista Liderança. A empresa tem duas unidades no Rio Grande do Sul, nas cidades de Encantado e Lajeado. Em 2009, fizemos um evento com o Raúl Candeloro e o Claudio Diogo em Lajeado, sendo a primeira empresa a trazê-los para o Vale do Taquari. Foi excelente, e pretendemos fazer um novo evento em 2014.

Na minha função, coordeno uma equipe de 13 pessoas diretamente e 30 pessoas indiretamente (docentes).

O ano de 2013 foi muito especial para nós, pois desde a fundação da Lume Centro de Ensino (25/08/2008), sempre buscamos nos aprimorar para podermos desenvolver as pessoas e empresas de nossa região. Além de promovermos eventos, treinamentos e cursos voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, também, tínhamos o sonho de nos transformarmos em uma Escola Técnica. Este sonho que iniciou em 2008 e foi realizado agora, em 2013, no dia 29 de maio, quando da publicação do parecer 399 do Conselho Estadual de Educação.

A partir de então começamos a nos organizar para divulgarmos o nosso 1º curso técnico – Técnico em Administração –, previsto para iniciar em 26 de agosto de 2013, um dia após o aniversário da Lume. Foram vários desafios até essa data, como divulgação do curso, preparação de toda equipe (comercial, administrativa e pedagógica) para atender um novo tipo de alunos, bem como implantar novos procedimentos exigidos pelo MEC e adequação em uma nova estrutura física, entre outros. Mas, no fim, fomos presenteados com maravilhosos 44 alunos inscritos e que estão cursando o 1ª Cursto Técnico em Administração de Encantado, e a Lume realizou um dos projetos estabelecidos na sua fundação e se tornou a primeira escola técnica de Encantado e da região Alta do Vale do Taquari.

Em nossa análise, o que foi fundamental para alcançarmos este marco, foi:

  • Termos um objetivo claro, com um passo a passo definido, pois tivemos situações que foram diferentes do planejado e tivemos que nos adaptar e buscar as soluções devidas. Passamos por algumas dificuldades e sabemos que novos obstáculos surgirão, mas que conseguiremos superá-los, pois sabemos onde queremos chegar;
  • Uma equipe coesa e engajada, que se dedicou sempre em buscar as metas e objetivos traçados;
  • A compreensão da comunidade regional da importância deste projeto para o desenvolvimento das pessoas e das empresas em nossa região;
  • Nunca desistirmos dos nossos sonhos, por mais distantes que possam parecer;
  • Nos prepararmos e desenvolvemos com vários cursos de capacitação e leituras de excelentes artigos, livros e revistas, onde destaco os artigos do Raúl Candeloro e a Revista Liderança, que me ajuda a implantar novas ideias e procedimentos no dia a dia. A Revista Venda Mais também ajudou minha equipe comercial a estar cada vez mais preparada (agora estão fazendo o curso Alta Performance em Vendas), os livros Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, do Stephen Covey e o Quem Pensa Enriquece, do Napoleon Hill.

Enfim, esta é a história de sucesso da Lume Centro de Ensino, uma empresa que começou pequena, mas com um objetivo enorme, que ainda não foi terminado, apenas começamos a realizá-lo.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima