365 dias para devolver, satisfação garantida – CV n. 77

 

Nesta edição:

365 dias para devolver, satisfação garantida

Para o fã definitivo

Receita das grandes contra a crise

 

Doutores em nichos

Posicionamento

Um exemplo de como vale a pena investir em nichos de mercado: a Gilead Sciences, em vez de procurar fornecer vários medicamentos, como tantas outras indústrias farmacêuticas, concentrou-se em buscar soluções para poucas doenças – de preferência, aquelas que ninguém presta atenção – ou, se muita gente faz pesquisa acerca de um problema, a companhia procura uma solução diferente.

 

Assim, anos atrás, a Gilead vendeu para o mundo inteiro a única droga que fazia efeito contra a gripe aviária. Também conquistou 83% do mercado norte-americano de remédios para pacientes com HIV, ao desenvolver uma pílula única, que substitui os trabalhosos coquetéis de drogas. Além desses dois medicamentos, ela conseguiu aprovar recentemente um avanço contra a hepatite B, contando com mais dois medicamentos e… só.

 

E você, faz o que os concorrentes fazem ou o que é importante para um tipo de cliente?

 

Satisfação garantida

Serviço ao consumidor

A loja virtual de sapatos Zappos foi ao limite em sua política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta: seus clientes têm 365 dias para devolver o pisante à empresa e reaver o valor pago.

 

Ou seja, você tem um ano inteiro para descobrir se gosta ou não daquele sapato e se ele aperta ou machuca seus pés. Se funciona? Sim, pois 75% do faturamento da Zappos vem de consumidores satisfeitos que compram outros pares na loja virtual.

 

Aproximação com o público através de ações sociais

Branding

A Aymoré encontrou uma maneira de aproximar-se de seu público-alvo e vender mais a seus consumidores. A iniciativa é o patrocínio a ações socialmente responsáveis. A empresa montou um cinema itinerante em um caminhão que percorreu todo o estado de Minas Gerais após constatar, em pesquisas, que apenas 2% dos municípios mineiros possuíam uma sala de cinema.

 

Você também pode encontrar uma maneira de aproximação com seus clientes. Descubra algo que seja importante para eles e alinhe essa ação aos seus produtos ou serviços.

 

Incentivo ao bem

Sustentabilidade

O Brasil tem centenas de locais com potencial turístico mal-aproveitados. Um deles é Bonito, no Mato Grosso do Sul. Para tentar reverter esse quadro, o Santander e o International Trade Centre, órgão ligado à ONU, prometeram incentivar e patrocinar iniciativas que estimulem o turismo da região, desde que elas também respeitem o meio ambiente e a diversidade do local. Turismo é bom, dá dinheiro e se não destruir o que os turistas de amanhã querem ver, melhor ainda.

 

L’Oréal gera experiência digital

Marketing digital

Em uma ação digital, a marca Imédia Excellence, da L’Oréal Paris, apostou em um projeto integrado de TV, ponto-de-venda e, pela primeira vez, internet, a fim de lançar uma nova coleção de cores voltada para o público feminino.

 

Criou um site que apresenta novas formas de entretenimento com o usuário, além de explicar de maneira didática e simples o passo-a-passo para usar o produto. O site visa educar a consumidora com vídeos informativos e também oferece a bula do produto disponível para download, dicas de um especialista e respostas para as dúvidas mais frequentes do público.

 

Apesar do conteúdo do site ser interativo e explicativo, o que chama atenção das consumidoras é a campanha O que está acontecendo com a Grazi?. Com um depoimento em vídeo de uma “amiga” da atriz, a consumidora pode se cadastrar e receber uma ligação gravada por Grazi Massafera e acompanhar em tempo real através de um vídeo no site.

 

Em apenas um dia, na semana de lançamento do site, o número de ligações disparadas passaram de 21 mil.

 

Para o fã definitivo

Serviço ao consumidor

Os torcedores mais fanáticos dos times de beisebol dos Estados Unidos já podem levar sua paixão para “outra vida”.

 

Uma empresa daquele país licenciou, junto à liga profissional do jogo, caixões e urnas oficiais de cada time. A urna é de alumínio, montada em uma imitação de uma base dos campos de beisebol e na tampa foi projetado um espaço para expor qualquer tesouro que o fã tenha guardado em sua vida – uma bola autografada, por exemplo. Já os caixões são mais discretos.

 

Uma ideia parecida teve uma funerária australiana, que pretende agradar, entre outros, os muitos surfistas do país. Mais uma prova de que há mercado para tudo.

 

Receita das grandes contra a crise

Posicionamento

Apesar de seu tamanho gigantesco e operar em 104 países, a companhia de tecnologia Cisco consegue manter uma boa agilidade comparada a empresas pequenas. Somente uma de suas divisões lançou oito produtos em três anos, que foram responsáveis por mais de US$1 bilhão em vendas no ano passado, mesmo com a crise batendo às portas.

Veja algumas das lições para você:

  • Foque naquilo que você pode influenciar, esqueça o restante– A situação está aí, reclamar não vai mudá-la em nada. Em vez disso, foque no que você pode fazer.

  • Fique ao lado do seu cliente nos tempos difíceis –Pergunte como ele está lidando com a situação para descobrir como você pode ajudá-lo.

  • Prepare-se para uma desaceleração pior e mais longa que os economistas esperam – Assim, você estará mais preparado que a concorrência.

 

Força da marca

Mídia alternativa

A marca de luxo Louis Vuitton é reconhecida, entre outras coisas, por sua estampa exclusiva com aquelas flores de quatro pétalas. Para reforçar ainda mais sua ligação com a marca, a empresa encomendou a ourives que desenvolvessem cortes de diamantes naqueles formatos. Deu trabalho, o resultado não ficou lá essas coisas, mas agora todos vão saber quando uma mulher estiver usando joias Louis Vuitton.

 

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Grandes números

R$3,9 bilhões– Foi o lucro registrado pela Caixa Econômica Federal (CEF) em 2008. Os carros-chefe do lucro foram as operações de crédito que totalizaram um volume financeiro de R$80,1 bilhões.

Fonte: Último Segundo

 

53% – É o percentual dos consumidores pagariam mais por produtos mais conscientes, apontou a Consumer Electronics Association em dezembro de 2008.

Fonte: IDGNow!

 

90,1% – É a cobertura da portabilidade numérica, em que o usuário pode mudar de operadora sem perder o número do telefone, no País. Já são 5.014 municípios brasileiro que possuem essa novidade.

Fonte: PC World

 

1,5%– Foi o percentual de queda na inadimplência dos consumidores em janeiro de 2009 comparado a dezembro de 2008, apontou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física.

Fonte: Folha Online

 

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Frase

“A inspiração existe, porém tenho de encontrá-la trabalhando.”
Pablo Picasso

 

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Uma experiência criativa

Transforme pagamento em venda

 

Manhã de 31 de dezembro. O palestrante e instrutor de vendas Antonio Braga foi a uma loja de roupas fazer um pagamento a pedido de sua esposa. Chegando lá, foi abordado por um vendedor, mas logo informou que somente iria fazer um pagamento. “Educadamente, ele me acompanhou até o caixa e começou a puxar conversa. Falou-me das promoções de ternos que estavam acontecendo naquele dia. Disse-me que se comprasse um levava-se dois. A princípio, não me interessei, até porque no início do ano as lojas entram em liquidação”, comenta.

 

Como Braga estava mesmo precisando comprar ternos, resolveu conferir. Como tinham bons e bonitos modelos, passou a se interessar. “Fui atendido excelentemente bem, com muita boa vontade, simpatia e disposição por parte desse vendedor. Além da vantagem de ele conhecer muito bem o produto que vendia, também sabia fazer as combinações de ternos, camisas e gravatas, despertando o desejo de compra”, explica.

 

Entretanto, antes de decidir pela compra, Braga perguntou como ficaria se voltasse lá nos primeiros dias de janeiro e a promoção ainda tivesse vigorando. Prontamente, o vendedor respondeu que ele poderia devolver tudo, pois a loja receberia sem problemas. “Acabei comprando dois ternos (levando quatro), camisas e gravatas, já que o vendedor foi proativo na venda dos adicionais. Realmente, fiquei satisfeito tanto com o atendimento quanto com os produtos adquiridos”, lembra.

 

Você deve estar se perguntando o que, afinal, esse vendedor tem de diferente dos outros. Profissionalismo e proatividade, pois se ficasse imóvel na loja, como muitos ficam, não venderia. Mesmo Braga dizendo que só ia fazer um pagamento, ele continuou com a abordagem sem ser chato. “A verdade é que só vende quem oferece. Tudo começa com a abordagem, que, quando bem-feita, é meio caminho andado para a venda. Portanto, o vendedor não pode adotar atitudes reativas nem perder o entusiasmo, mesmo que o cliente diga que não vai comprar”, recomenda.

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