5 maneiras criativas e pouco convencionais de lidar com o ghosting de prospects e clientes

5 maneiras criativas e pouco convencionais de lidar com o ghosting de prospects e clientes

Uma das maiores minas de ouro que existe em toda empresa é a lista de clientes inativos.

A questão é que, muitos vendedores ficam sem ideias sobre como reabrir contatos, o que falar e o que fazer exatamente, principalmente quando acontece o famigerado “‘ghosting” (sumiço) de prospects e clientes.

De uma hora para outra, às vezes totalmente sem explicação, eles simplesmente somem.

Nestes momentos o ChatGPT pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para auxiliar nesse processo.

Por exemplo, na semana passada o Fábio, representante comercial que fez um de meus cursos, contou que pegou uma lista de 5 clientes inativos e, usando o ChatGPT, mandou mensagem para eles procurando reativar o relacionamento.

Ele já havia tentado outras abordagens anteriores e nada havia funcionado. Para sua surpresa, 4 desses ex-clientes retornaram seu contato e um deles, inclusive, fechou uma grande venda.

Como ele fez isso? Aqui está um resumo rápido (caso interesse, ensino a fazer isso no meu curso VendaMais com ChatGPT):

1) Análise de sentimento das conversas anteriores:

O ChatGPT pode analisar o tom e o sentimento das conversas anteriores para identificar possíveis pontos de frustração, desinteresse ou áreas de melhoria.

Como usar: Forneça ao ChatGPT as transcrições das conversas anteriores. Ele pode identificar o sentimento predominante em cada parte da conversa (positivo, negativo, neutro) e destacar momentos críticos que podem ter levado ao ghosting.

2) Identificação de pontos de interesse e dores/desafios:

O ChatGPT pode examinar as conversas para identificar temas ou tópicos que eram de interesse do cliente ou possíveis “dores” e desafios que eles mencionaram.

Como usar: Compartilhe as transcrições das conversas. O ChatGPT pode identificar os tópicos recorrentes e sugerir formas de abordar esses pontos em uma nova tentativa de contato, focando em soluções ou benefícios específicos.

3) Sugestão de abordagens personalizadas:

Com base na análise das conversas anteriores, o ChatGPT pode sugerir diferentes abordagens personalizadas para retomar o contato de forma que conecte melhor com o cliente.

Como usar: Após a análise, peça ao ChatGPT sugestões de mensagens, e-mails ou scripts de chamada que abordem diretamente os pontos identificados anteriormente, oferecendo soluções ou mostrando interesse genuíno em ajudar.

4) Criação de mensagens empáticas e criativas/diferenciadas de follow-up:

O ChatGPT pode gerar mensagens de follow-up que sejam empáticas, criativas e diferenciadas (e não invasivas), mostrando ao cliente que sua ausência foi notada e que você está disponível para ajudar.

Como usar: Com base na análise das conversas anteriores, peça ao ChatGPT para criar mensagens que reconheçam o silêncio do cliente de maneira respeitosa e que ofereçam assistência ou incentivos para reengajar.

5) Planejamento de ofertas ou incentivos exclusivos:

O ChatGPT pode sugerir ofertas ou incentivos específicos baseados nos interesses e comportamentos passados do cliente para incentivá-los a retomar o contato.

Como usar: Informe ao ChatGPT sobre os produtos ou serviços discutidos anteriormente e peça sugestões de ofertas personalizadas. Ele pode criar propostas que sejam atraentes e relevantes para o cliente, usando gatilhos mentais específicos que você sugerir ou se preferir, ele mesmo pode recomendar quais usar.

Para lidar com o ghosting de clientes e prospects, é fundamental ter ferramentas e estratégias que ajudem a reengajar esses contatos de maneira eficiente e personalizada.

O ChatGPT se destaca como uma ferramenta poderosa nesse processo, permite a análise detalhada de conversas anteriores e oferece abordagens criativas e empáticas para retomar o contato.

Essas técnicas ajudam a identificar pontos críticos que levaram ao ghosting e também a criar mensagens e ofertas que estejam alinhadas com os interesses e necessidades dos clientes, estimulando-os a se voltarem ao processo de compra.

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Abraço, $uce$$o e boa$ venda$,
Raul Candeloro
Diretor
VendaMais

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