5 sensações para vender mais

Textos e dicas rápidas para você vender mais.

5 sensações para vender mais

  1. Sensação de realização – Pensar mais na trajetória e menos no fim é o grande segredo para se tornar um vendedor de sucesso. A venda precisa ser encarada com amor, pois o cliente merece um atendimento personalizado e a empresa precisa de um profissional de atitude. Então, faça o seu melhor a cada visita, dedique-se como uma mãe para um filho e, na hora de dormir, a consciência estará tranquila . Há coisa mais interessante do que isso?
  2. Sensação de confiança – Se você busca conhecimento todos os dias, pesquisa a concorrência, procura por informações sobre o mercado do cliente, domina 101% do seu produto, cuida da sua imagem e planeja as vendas, então sua confiança estará em alta e o cliente sentirá convicção. Você pratica todos esses itens acima? O que pode fazer para melhorar a sua confiança? Três dicas: leia um livro por mês, encontre um mentor para ganhar orientações e ajude uma pessoa que esteja precisando.
  3. Sensação da energia positiva – A garra e a vontade de vencer são os quesitos principais para um vendedor construir uma carreira de sucesso, essa sensação contagia o cliente fazendo-o virar seu fã, por isso, pare de reclamar das dificuldades, levante a cabeça, confie no seu talento, recarregue as suas pilhas e transmita otimismo na hora de atender o cliente. Não desperdice energia, guarde-a para utilizar nos momentos de adversidades, esse tesouro deve ser guardado a sete chaves no seu baú interno.
  4. Sensação de conquista – Essa é a mais prazerosa sensação que o vendedor pode experimentar, é quando o seu trabalho é coroado com a conquista de um novo cliente, aí todo o seu esforço é recompensado. Não tem preço que pague esse momento, você concorda? Então, vibre quando isso acontecer, mas só depois de sair da frente do cliente, combinado?
  5. Sensação de determinação – Definir foco para as prioridades e usar a concentração é muito importante para não se desviar do caminho a ser percorrido, portanto, mesmo que apareçam muitas rejeições, não desanime. Pense apenas no cliente que irá dizer sim, dessa forma, a sua motivação vai permanecer em alta e a sensação de determinação aumentará a cada visita.

André Silva é palestrante sobre motivação e vendas.

E-mail: [email protected]

Site: www.palestranteandresilva.com.br

 

“Muitas pessoas poderiam ir para o céu com metade do esforço com que vão para o inferno”

Ben Jonson

Vá com calma

Ter sucesso implica prioridades. Entretanto, é comum que haja muito sofrimento e pressa envolvidos no propósito de enriquecer. Recentemente, a revista Time publicou uma reportagem que enfatizava o preço exigido por carreiras de sucesso:

  • Dos 500 profissionais entrevistados, 61% disseram que: “Ganhar dinheiro, hoje, requer tanto esforço que é até difícil encontrar tempo para aproveitar a vida”.
  • 38% responderam que estavam diminuindo as horas de sono para ganhar mais dinheiro.
  • 69% afirmaram que gostariam de desacelerar e ter uma vida mais relaxada. Apenas 19% queriam uma vida mais excitante e agitada.
  • 56% desejavam ter mais tempo para hobbies e outros interesses pessoais, enquanto 89% disseram ser importante para eles passar mais tempo com a família, algo que o trabalho tornava difícil.

Extraído e adaptado do livro O estilo 80/20 – Como obter 80% dos resultados focando 20% das tarefas, de Richard Koch (Editora Sextante).

Ancoragem

O cérebro humano não identifica a diferença entre a realidade e uma representação interna. Em função disso, determinados momentos que provocam estados emocionais intensos podem ficar conectados neurologicamente a algum estímulo visual, auditivo ou sinestésico.

Por exemplo: quando sentimos um perfume e nos lembramos de determinado momento ou de alguém, experimentamos os estados ligados àquela situação ou àquela pessoa. A mesma coisa acontece com uma música ou uma paisagem.

Esse processo chama-se ancoragem e pode ser muito útil dentro de um contexto de vendas e negociação:

  • Ancoragem de lugar – Leve seu cliente a um lugar agradável para ancorar bons sentimentos e facilitar o rapport, depois leve-o a um lugar de tomada de decisões para propor o fechamento do negócio.
  • Ancoragem de marca – Se sua marca estiver à vista e por algum motivo a negociação começar a ficar prejudicada e o clima pesar, esconda a marca para que o cliente não ancore coisas negativas a ela. Solucione a questão e volte a expor a marca.
  • Ancoragem do “sim” – Conduza seu cliente a responder “sim” umas três ou quatro vezes, com perguntas de inquestionável certeza e, a cada resposta positiva, levante discretamente a mão e ancore o sim. Depois, quando precisar do sim para o fechamento do negócio, repita o movimento e note o que acontece.

Extraído e adaptado do livro Técnicas irresistíveis para convencer e influenciar pessoas, de Alexandre Jacques (Editora Insular).

 

“Tenho mais energia agora do que quando era mais jovem porque sei exatamente o que quero fazer”

George Balanchine

Sinta-se dono do produto

Uma das técnicas mais poderosas de vendas é fazer que o cliente se sinta dono do produto. Alguns pet-shops fazem isso e deixam o cliente ficar um final de semana com um cachorrinho. Depois de dois ou três dias, é claro que o cliente não vai mais abrir mão do bichinho que se tornou parte da família! Adapte essa estratégia para o seu tipo de negócio.

André Vinícius da Silva é palestrante de vendas.

Site: www.andrevinicius.com

Twitter: @professorandre

Conhecimento

Há medidas que podem ajudá-lo a lidar melhor com a Era da informação:

  • Selecione – Não adianta insistir: você não vai ler tudo, ver tudo, ouvir tudo e, ainda por cima, aprender tudo. Selecione as áreas de conhecimento que lhe podem ser úteis ou com as quais você tem mais afinidade e invista nelas de maneira concentrada. Repetindo: os critérios são utilidade e afinidade.
  • Pesquise – Não se contente apenas com as informações que chegam até você. Faça pesquisas a partir de suas próprias curiosidades e dúvidas ou mesmo de notícias cotidianas. Pesquisar significa tanto a consulta corriqueira ao dicionário como palestras sobre temas de seu interesse. Regra fundamental: não é preciso adquirir todos os conhecimentos do mundo, você deve saber onde buscar informações que alimentarão seus conhecimentos.
  • Crie hábitos – Se você ainda não os tem, vale a pena criar alguns hábitos de captação de informações. Eis alguns dos meus: sempre que posso, acompanho o telejornal matutino e o Jornal Nacional. Leio uma revista semanal, uma mensal e uma bimestral e tenho três ou quatro livros permanentemente na minha cabeceira – enjoo de um, passo para o outro e depois volto. E mais: adoro bater papo. Nada substitui as experiências das pessoas e, admito, minha curiosidade é insaciável.

Extraído e adaptado do livro A magia dos grandes negociadores – Como vender produtos, serviços, ideias e você mesmo com muito mais eficácia, de Carlos Alberto Júlio (Negócio Editora).

Pense antes de falar

As pessoas falam sem pensar e depois se arrependem do que disseram. Toda vez que for falar com alguém, pense rapidamente no que vai dizer. Como suas palavras serão recebidas? E o que mais você poderia dizer para criar uma expressão mais interessante? O objetivo é obter uma resposta ou um resultado positivo. A ação parece simples, mas requer o máximo de autodisciplina. Experimente isso algumas vezes – você vai se surpreender com o resultado.

Extraído e adaptado da obra O livro de ouro da atitude YES!, de Jeffrey Gitomer (M. Books).

Prepare sua agenda 2012

Confira alguns cursos/fóruns essenciais a todo vendedor que busca seu autodesenvolvimento e, consequentemente, seu sucesso!

  • APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, de 07 a 10 de maio, no Expo Center Norte (São Paulo – SP).
    Visite o site: www.feiraapas.com.br
  • ExpoVendaMais 2012
  • ABAD 2012 – Convenção e Feira da Associação Brasileira dos Atacadistas Distribuidores, de 06 a 09 de agosto, no Riocentro (Rio de Janeiro – RJ).
  • HSM ExpoManagement 2012
  • CONARH ABRH 2012 – 38º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, de 13 a 16 de agosto, no Transamerica Expo Center (São Paulo – SP).
    Visite o site: www.abrhnacional.org.br/conarh-abrh.html

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Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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