Dicas e técnicas para o fechamento de vendas
- Palavras de impacto – Palavras como: “novidade”, “condição especial” e “redução de custos” podem segurar o cliente na linha com a expectativa de escutar toda a explanação;
- Desperte desejo de compra – Fale dois ou três benefícios especiais que o seu produto/serviço pode oferecer ao seu cliente e mostre o que ele ganha com essa nova relação comercial;
- Não pergunte se o cliente pode falar – Se você perguntar se ele tem um tempinho, é tudo que ele precisa para inventar uma desculpa e descartá-lo, concorda?!
- Aumente um pouco o tom de voz – Nos primeiros segundos, é importante que sua voz seja mais forte e intensa para que o cliente entenda e reflita sobre o que está sendo falado;
- Conhecimento – O cliente precisa perceber que está falando com um especialista para ficar aguardando na linha a explicação, portanto, domine o produto 101%, esse é grande diferencial;
- Roteiro – Antes de fazer as ligações, crie um roteiro agradável e leve para você seguir na ligação e, de preferência, saiba exatamente o que você vai falar nas primeiras palavras, isso define todo o sucesso da ligação.
André Silva é palestrante de vendas. Autor de dois DVDS de vendas e um de motivação, e do livro Vendedores de alta performance.
E-mail: [email protected]
Site: www.palestranteandresilva.com.br
Facebook: Palestrante André Silva
“Vencer sem correr riscos é triunfar sem glória.”
Pierre Corneille
Fechamento de vendas
O momento mais decisivo da venda é o fechamento. Ali surgem as desculpas, objeções e os “nãos”. É de total importância o preparo e atenção nesse momento do processo da venda, pois é ali, no fechamento, onde o profissional de vendas pode salvar a venda ou pôr tudo a perder.
Aqui seguem algumas dicas e técnicas que podem gerar um ótimo aproveitamento e resultado positivo no fechamento de uma venda.
- Use o poder da imaginação: “Imagine…” – Toda vez que você começa uma frase com a palavra imagine é inconsciente, a mente humana imagina o que a frase concluir. Então use esse poder, faça o cliente imaginar-se usando seu produto/serviço, no retorno e vantagem em adquiri-lo e principalmente nos benefícios que ele oferece.
- Use o medo de perder e o prazer de ganhar – Toda e qualquer venda é feita por um desses dois motivos, medo de perder em não adquirir o produto/serviço ofertado ou prazer em ganhar na aquisição do mesmo. O profissional de vendas de alta performance sabe identificar isso através dos sinais expostos pelo cliente ou prospect e sabe que a hora de maior importância em usar essa informação é no fechamento da venda, enfatizando o medo em perder ou prazer em ganhar, conforme cada cliente.
- Faça perguntas direcionando as respostas – As perguntas são ótimas aliadas no processo da venda, principalmente no fechamento, mas quando usadas de forma correta. Toda pergunta requer resposta, o cliente pode não verbalizar naquele exato momento, mas com toda certeza ele pensa na resposta. Elabore e faça perguntas ao seu cliente onde a única resposta seja a favor da venda, por exemplo:
Errado: “O Sr. vai comprar?” (ele pode responder com um não)
Correto: “O Sr. prefere fazer o pagamento à vista ou a prazo?” (ambas as respostas são a favor da venda)
Errado: “O Sr. quer que entregue?” (você pode ouvir um não)
Correto: “O Sr. prefere que entregue no seu local de trabalho ou em casa?” (ambas as respostas são a favor da venda)Fazendo perguntas desta maneira o cérebro irá focar as únicas opções apresentadas na própria pergunta e não em uma possível rejeição a compra.
- Parabenize seu cliente quando a venda for concluída – Não saia da presença de seu cliente, após ele comprar, sem sorrir e dar parabéns pela compra. Ele deve sentir-se especial, seguro e ter o sentimento de “negócio bem-feito”.
Jeremias Oberher é coach e palestrante.
Site: www.atitudeemvendas.com.br
Teste
Performance em baixa?
Caso você tenha sido advertido sobre seu baixo índice de vendas e se você está com o controle da situação, mantendo registros atualizados de seus índices de vendas e outros dados, a advertência não constitui uma surpresa. Antes de tudo, não perca tempo ou energia preocupando-se com a maneira como o aviso foi dado. Afinal de contas, não é fácil dizer a alguém que seu desempenho não é satisfatório. Não importa como a questão foi verbalizada. Fique feliz por ter sido advertido, em vez de ter sido mandado embora sem outras explicações.
É, então, hora de sentar e analisar seu desempenho profissional. Faça isso sozinho, com toda privacidade, para que possa ser total e brutalmente honesto consigo mesmo. Faça a si mesmo estas dez perguntas:
Primeira parte: atribua valores de 10 (sempre) e 0 (nunca)
- Tenho feito a coisa mais produtiva em cada minute do meu dia de trabalho?
- De maneira geral, planejo minhas atividades semanais na semana anterior?
- Planejo detalhadamente meu dia de trabalho na noite anterior?
- Utilizo encerramentos padronizados em minhas apresentações de produto (ou serviço) para saber se meu cliente está sendo afetado por minha proposta?
- Conheço pelo menos cinco tipos de encerramentos que possam ser usados antes de me retirar de uma possível venda?
- Preparo-me psicologicamente antes de iniciar uma situação de vendas?
Segunda parte: atribua a suas respostas valores de 10 (frequentemente) a 0 (nunca)
- Tenho usado meu tempo livre para expandir meus conhecimentos sobre meu produto ou serviço?
- Trabalho produtivamente ao telefone, para manter contato com os clientes?
- Tenho ensaiado minhas apresentações?
- Tenho atualizado meus objetivos?
Analisando os resultados: Agora some os pontos atribuídos a cada pergunta. Seu total para as dez perguntas deve ser entre 0 e 100.
- 0 a 29 – Não há dúvidas de que está tendo problemas. A boa notícia é que achará fácil aumentar seu score simplesmente modificando seu comportamento em relação aos problemas apresentados nas questões acima.
- 30 a 70 – Agora você já tem uma lista de seus pontos fracos e fortes. Sem perder o controle de seus pontos fortes, comece a trabalhar seus pontos fracos, aqueles em que teve “nota baixa”.
- 71 a 100 – Se o total obtido nas dez perguntas é superior a 70 e você foi advertido sobre seu baixo desempenho em relação às vendas, quando o mercado em geral é satisfatório para o tipo de produto que sua empresa oferece, só há duas explicações prováveis: seu produto não é competitivo, ou você não está sendo realista em sua autocrítica. Foque naquilo que você pode mudar.
Extraído e adaptado do livro Guia para a excelência em vendas, de Tom Hopkins (Editora Record)