A rotatividade de funcionĂĄrios em uma empresa Ă© muito custosa. Quando vocĂȘ perde um bom funcionĂĄrio, perde o bom desempenho dele. E tambĂ©m tem um enorme custo para recrutar um novo funcionĂĄrio e treinĂĄ-lo para chegar ao nĂvel de desempenho daquele que saiu Os executivos e profissionais ficam nas empresas, em mĂ©dia, cinco anos. Isso significa que 1,66% da empresa estĂĄ saindo todos os meses. Esta Ă© a mĂ©dia, e pode ser bem mais ou bem menos, dependendo da habilidade da gerĂȘncia. Como vocĂȘ pode reduzir a rotatividade em sua empresa e reter bons talentos?
As pesquisas do Grupo Catho dĂŁo pistas do que Ă© importante para aumentar a satisfação do funcionĂĄrio com o seu emprego. Nossas pesquisas de 2003 junto a 41.395 respondentes mostraram que o item mais importante Ă© oferecer perspectivas de progresso para o colaborador. Cada um dos seus bons colaboradores precisa sentir a possibilidade de ser promovido e ter avanços em sua carreira. Sem isso, as pessoas começam a procurar outras oportunidades. E nĂŁo sĂŁo poucos os que estĂŁo sempre de olho no mercado…
No site do Grupo Catho, por exemplo, que tem mais de 110 mil candidatos, observamos que 65% deles estão empregados, procurando uma nova e melhor colocação.
– O primeiro desafio da empresa Ă© o de oferecer concretas perspectivas de progresso no futuro.
– O segundo mais importante item que determina a satisfação do funcionĂĄrio Ă© o clima organizacional. Aquele clima de um bom astral, onde Ă© um prazer ir trabalhar todos os dias. O desafio da empresa e do lĂder Ă© injetar energia positiva no ambiente, fazendo com que o dia-a-dia seja agradĂĄvel.
– O terceiro item mais importante Ă© a remuneração. O dinheiro Ă© fundamental, mas note bem que nossas pesquisas mostram que isso nĂŁo Ă© o mais importante! Se vocĂȘ pagar abaixo da mĂ©dia do mercado, farĂĄ com que muitos busquem oportunidade em outras empresas utilizando uma pesquisa salarial para verificar a legitimidade do que vocĂȘ estĂĄ pagando.
– O quarto fator mais importante Ă© muito interessante e ainda novo em nosso ambiente empresarial. Nossas pesquisas detectaram que Ă© a responsabilidade social do empregador. As pessoas querem trabalhar em atividades que ofereçam uma contribuição social para nosso mundo. Os funcionĂĄrios hoje estĂŁo ligados nas atitudes e açÔes de seus empregadores vis-a-vis Ă sociedade, e querem ver sua empresa trabalhando para o bem-estar social.
– O quinto mais importante fator Ă© o grau de estresse. Aquele ambiente de panela de pressĂŁo para resultados rĂĄpidos e eficazes influencia negativamente na felicidade e satisfação do colaborador. A competição entre as empresas cria um bom grau de estresse. Faça com que esse grau de estresse nĂŁo se torne insuportĂĄvel, ou vocĂȘ vai perder seu bom colaborador.
– O sexto item Ă© o estilo do processo decisĂłrio que existe em sua empresa. O processo decisĂłrio participativo aumenta a satisfação dos funcionĂĄrios; os processos autoritĂĄrios estĂŁo em baixa. Para reter seus talentos, faça com que eles participem das decisĂ”es, escute o que eles tĂȘm a dizer, dĂȘ a eles a chance concreta de colaborarem com boas idĂ©ias.
Aqui temos seis boas dicas de como reter os talentos em sua empresa. NĂŁo esqueça: seu concorrente no mercado de trabalho estĂĄ de olho nos bons talentos. Os melhores 20% dos seus funcionĂĄrios sĂŁo cobiçados por seu vizinho e recebem convites com freqĂŒĂȘncia. Se vocĂȘ se descuidar haverĂĄ, literalmente, uma debandada da equipe da empresa.
Thomas A. Case é fundador do Grupo Catho e se dedica à recolocação profissional desde 1977. Recentemente lançou o livro Como Conseguir Emprego no Brasil do Século XXI Visite o site: www.catho.com.br ?à inquestionåvel que o sucesso ou fracasso de um negócio serå cada vez mais conduzido pela habilidade de se atrair e reter talentos? Tom Tierney