6 ferramentas que você pode dar para alguém atingir suas metas

Raul CandeloroOntem começou o maior congresso online de palestras de liderança do Brasil. Já se inscreveu?
www.projeto10x.com.br


Como líder, uma das perguntas que mais me faço (e também uma das que mais ouço) é “Raul, como faço para melhorar a performance da minha equipe?”.

Uma maneira simples de resolver o assunto é pensando em termos de variáveis que influenciam o trabalho de alguém. Isso também ajuda a resolver um outro problema comum, que é a fixação quase patológica que algumas pessoas têm em focar nos sintomas e não nas causas. Ou seja, a maior parte das pessoas fica analisando resultados, quando na verdade deveria analisar os processos que levaram ao resultado (repetindo algo que o Falconi vem pregando há anos).

E quais são as variáveis que podem influenciar um subordinado a alcançar ou não uma meta? Eu diria que são seis. Vejamos quais são:

  1. Poder/autoridade: a pessoa que recebeu a incumbência/tarefa tem o poder e a autoridade necessários para atingir o objetivo? De verdade? Um dos maiores erros que vejo líderes cometerem é dizerem que dão liberdade ou autoridade e depois ficam microanalisando cada passo, pedindo para serem informados de absolutamente qualquer coisa e demandando que tudo passe por sua aprovação. Isso não é dar poder e autoridade.
  2. Conhecimento: a pessoa tem os conhecimentos necessários para atingir suas metas? Ela precisa fazer algum curso, ler alguns livros, se desenvolver em alguma área?
  3. Informação: a pessoa tem as informações necessárias para atingir suas metas? Por exemplo: relatórios internos, dados, números.
  4. Dinheiro: a pessoa tem uma remuneração justa e alinhada com o atingimento da meta (e o que se pode esperar de uma pessoa capaz de atingir essa meta)?
  5. Recursos: a pessoa tem o material/equipamento necessários para atingir a meta?
  6. Motivação: a meta está alinhada com valores pessoais, aspirações e expectativas da pessoa?

Note que todas as variáveis aqui são externas, ou seja, a pessoa incumbida de atingir uma meta “recebe” tudo isso de alguém. Por isso eu as chamo de ferramentas. Se ela tinha as habilidades e todas as ferramentas necessárias e não atingiu a meta, só podem existir três razões:

  1. Falha de planejamento.
  2. Algum fator externo negativo imprevisto e incontrolável.
  3. Falta de motivação.

Pensando dessa maneira organizada, um líder pode ser muito mais eficiente e eficaz, tanto para dar feedback para alguém da equipe, quanto para criar condições produtivas de atingir metas de maneira consistente.

Então da próxima vez que alguém não atingir uma meta, pense de maneira organizada: a pessoa tinha a autoridade, o conhecimento, as informações, a remuneração, os recursos e a motivação necessários? Você fez realmente a sua parte como líder?

Raul Candeloro
P.S. Esse é o tipo de assunto que os palestrantes estão abordando no www.projeto10x.com.br, nosso congresso online de Liderança. As palestras são gratuitas – aproveite para se inscrever e desenvolver ainda mais suas habilidades e conhecimentos como líder!

Conteúdos Relacionados

5 Atitudes cruciais para não ser morno na Prospecção de Novos Clientes | Parte 1: Iniciativa

5 Atitudes cruciais para não ser morno na Prospecção de Novos Clientes | Parte 1: Iniciativa

Conhece aquela frase “Seja quente, seja frio, não seja morno que te vomito?”

A verdade é que muitas prospecções não dão certo porque os vendedores não a fazem de maneira convicta, com atitude vencedora e de forma consistente. Vão mornos, sem muita vontade, sem consistência, fazendo a mesma coisa que todo mundo faz, falando a mesma coisa que todo mundo fala. E nós já sabemos o que os clientes vão fazer com essas posturas mornas!

Continuar lendo
Seja consistente

Seja consistente

Uma grande característica da liderança premium de alta performance é a CONSISTÊNCIA. Consistência é o que transforma algo normal em excepcional. Sabe aquela história, de

Continuar lendo
As duas listas

As duas listas

Tempos atrás o Seth Godin publicou no seu blog (www.sethgodin.com) um texto excelente sobre “As duas listas”. Gostei tanto que achei que vale a pena

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima