66 COISAS QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE SEUS CLIENTES

Eles pagam o seu salårio e permitem que a sua loja, fåbrica ou prestadora de serviço vå para frente. Então, por que não prestamos mais atenção neles?

Todos os dias, jogamos fora ou deixamos de saber uma sĂŠrie de dados importantes sobre os nossos clientes. Afinal, jĂĄ dissemos “volte sempre” ou “mĂŞs que vem eu estou aĂ­ de novo”. Para que mais? Agora, ĂŠ sĂł esperĂĄ-lo para a nova compra, nĂŁo? VocĂŞ estĂĄ certo, se considerar o cliente como um robĂ´ que faz sempre a mesma coisa. Mas o cliente tem necessidades Ăşnicas. Que necessidades? Cabe a vocĂŞ descobrir e usar essas informaçþes para vender mais e melhor.

“- Bom, isso nĂŁo ĂŠ comigo. Eu jĂĄ tenho todos os meus clientes cadastrados.” Com 66 perguntas?

“- PeralĂĄ. Para ele responder 66 perguntas, eu vou ter que transformar a venda em um interrogatĂłrio ou ter que colocar um detetive atrĂĄs do cliente. E para que vou querer saber tudo isso? Quero um cliente, nĂŁo alguĂŠm para se casar com a minha filha.”

Antes de mais nada, quanto mais respostas você tiver, mais possibilidades terá de vender. Você não vai perguntar ao cliente tudo de uma só vez, nem precisa que ele responda a todas as perguntas pessoalmente. Para preencher esse questionário, desenvolvido nos Estados Unidos e chamado de Mackay 66, você mesmo pode encontrar as informações. É um trabalho de detetive mais simples do que você pode imaginar.

Quem pode lhe passar informaçþes sobre seu cliente sem ser ele próprio? Esqueça maridos, esposas e aparentados. Vå atrås de fontes mais profissionais, como:

* Jornais – Leia um jornal local para saber o que publicam sobre o seu cliente. Nas colunas sociais, vocĂŞ pode saber que o filho estĂĄ casando, que o cliente estĂĄ reformando a casa, ou planejando uma viajem, ou que vai fazer bodas de prata. Nas primeiras pĂĄginas, poderĂĄ perceber a situação da empresa de seu cliente, se ele recebeu algum prĂŞmio e quais sĂŁo suas ligaçþes polĂ­ticas. Nas pĂĄginas policiais, vocĂŞ poderĂĄ descobrir que precisa de um novo cliente, urgente.

* Clientes e fornecedores – Seu cliente, em Ăşltima anĂĄlise, compra de alguĂŠm e vende para alguĂŠm, nĂŁo importa em qual ĂĄrea ele esteja. O que essas pessoas tĂŞm a dizer sobre ele que pode ser Ăştil a vocĂŞ? * Bancos – Quer conseguir informaçþes sobre o cliente no banco? Simples, olhe para o cheque. Se for “Cliente Super-hiperespecial”, jĂĄ ĂŠ um bom sinal. Alguns cheques trazem “cliente desde…” impresso. É tambĂŠm um Ăłtimo sinal. E, jĂĄ que estĂĄ olhando o cheque, nĂŁo esqueça de pegar os de pegar os nĂşmeros do telefone.

* TelevisĂŁo, livros e revistas tĂŠcnicas – Como no caso dos jornais, dizem muito sobre o cliente. Se vocĂŞ estiver na venda business to business, ler revistas tĂŠcnicas da ĂĄrea profissional de seu cliente nĂŁo sĂł pode dar muitas informaçþes sobre ele, como tambĂŠm o deixarĂĄ mais instruĂ­do sobre a ĂĄrea que trabalha. VocĂŞ se prepararĂĄ muito melhor.

* Recepcionistas, secretĂĄrias e assistentes – Esse pessoal, entĂŁo, ĂŠ um poço de informaçþes sobre seu cliente. Sabem tudo e mais um pouco. PorĂŠm, extrair informação deles nĂŁo ĂŠ fĂĄcil. NĂŁo pergunte nada diretamente, vocĂŞ nĂŁo vai conseguir nenhuma resposta. VĂĄ conversando, envolvendo a pessoa e, no meio, comece a pescar as informaçþes. Foi assim no caso do “Senhor X”, da Folha de S. Paulo, lembra? Antes do corrupto confessar, os dois gastaram um boa meia hora falando de famĂ­lia, futebol…

* Você- É você mesmo. Ao observar o cliente, o jeito como ele fala e o que ele fala, você vai conseguir várias respostas para esse questionário. E o melhor é que ele nem vai sentir que está lhe entregando todas essas informações.

Esse questionĂĄrio, apesar de ter sido feito para ajudar o pessoal de vendas, nĂŁo pode ficar restrito Ă  ĂĄrea. O questionĂĄrio pode ajudar a empresa a descobrir como atender melhor seus clientes. EntĂŁo, mĂŁos Ă  obra.

Data:
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Por:

CLIENTE
1 – Nome Apelido Cargo –
2 – Nome e endereço da empresa –
3 – Endereço residencial –
4 – Telefone: comercial – residencial –
5 – Data e local de nascimento –
6 – Altura – Peso – Principais caracterĂ­sticas fĂ­sicas –

ESCOLARIDADE
7 – NĂ­vel escolar Faculdade – Data de formatura – Diplomas
8 – TĂ­tulos recebidos – Cursos de pĂłs-graduação
9 – Praticou esporte na ĂŠpoca? – Qual?
10 – Atividades estudantis extracurriculares
11 – Caso o cliente nĂŁo tenha freqĂźentado faculdade, mostra-se sensĂ­vel a esse respeito, ou fez algum curso profissionalizante?
12 – Serviço militar Patente alcançada Atitude quanto a ter ou nĂŁo servido

FAMÍLIA
13 – Estado civil Nome do cĂ´njuge
14 – NĂ­vel escolar do cĂ´njuge
15 – Interesses /atividades/afiliaçþes do cĂ´njuge
16 – AniversĂĄrio
17 – Filhos, se tiver, com nomes e idades
18 – NĂ­vel escolar dos filhos
19 – Interesses dos filhos (passatempos, problemas, etc.)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
20 – Empregos anteriores (primeiro o mais recente):
Empresa
Endereço
Datas Cargos
Empresa
Endereço
Datas Cargos

21 – Cargos anteriores na atual empresa
22 – Quaisquer sĂ­mbolos de status no escritĂłrio
23 – Associaçþes profissionais ou comerciais Cargos nessas associaçþes
24 – Quaisquer mentores
25 – Qual o relacionamento comercial que ele/ela tem com outros na nossa empresa?
26 – O relacionamento ĂŠ bom? Por quĂŞ?
27 – Quais outras pessoas em nossa empresa conhecem o cliente?
28 – Tipo de ligação Natureza do relacionamento
29 – Qual ĂŠ a relação do cliente com a empresa?
30 – Qual ĂŠ o seu objetivo comercial a longo prazo?
31 – Qual ĂŠ o seu objetivo comercial a curto prazo/
32 – Qual ĂŠ a maior preocupação do cliente nesse momento: o bem estar da empresa ou o seu prĂłprio bem estar?
33 – O que o cliente pensa de seu presente ou futuro? Por quĂŞ?

INTERESSES ESPECIAIS
34 – Clubes, associaçþes profissionais ou clubes de serviços comunitĂĄrios (sindicatos, Lions, Rotary, etc.)
35 – Politicamente ativo? Partido Importância para o cliente
36 – Ativo na comunidade? Como?
37 – ReligiĂŁo Praticante?
38 – Itens altamente confidenciais que nĂŁo devem ser discutidos com o cliente (por exemplo: divĂłrcio, membro dos alcoĂłlatras anĂ´nimos)
39 – Sobre quais assuntos, alĂŠm de sua atividade empresarial, o cliente tem sĂłlidas opiniĂľes?

ESTILO DE VIDA
40 – HistĂłrico mĂŠdico (atual condição de saĂşde)
41 – O cliente costuma beber? Em caso positivo, o que e quanto?
42 – Em caso negativo, sente-se ofendido quando os outros bebem?
43 – O cliente fuma? Em caso negativo, importa-se que outros fumem?
44 – Lugares preferidos para almoçar Jantar
45 – Pratos mais apreciados
46 – O cliente se importa em deixar que outra pessoa pague a conta do restaurante?
47 – Passatempos e interesses recreativos Gosta de ler? O quĂŞ?
48 – HĂĄbitos durante as fĂŠrias
49 – Interesses esportivos como espectador: esportes e times
50 – Qual seu tipo de carro?
51 – Assuntos sobre os quais gosta de conversar
52 – Quem o cliente parece ansioso para impressionar?
53 – Como ele quer ser visto por essas pessoas?
54 – Que adjetivos vocĂŞ usaria para descrever o cliente?
55 – De que realização pessoal ele mais se orgulha?
56 – Na sua opiniĂŁo, qual ĂŠ o objetivo a longo prazo do cliente?
57 – Na sua opiniĂŁo, qual ĂŠ o objetivo a curto prazo do cliente?

O CLIENTE E VOCÊ
58 – Que consideraçþes morais ou ĂŠticas estĂŁo envolvidas quando vocĂŞ trabalha com o cliente?
59 – O cliente sente alguma obrigação em relação a vocĂŞ, a sua empresa ou aos seus concorrentes?
Em caso afirmativo, que obrigação?
60 – A proposta que vocĂŞ planeja lhe fazer exige que o cliente mude um hĂĄbito ou tome uma providĂŞncia que seja contrĂĄria aos seus costumes?
61 – Ele se preocupa primordialmente com a opiniĂŁo dos outros?
62 – É muito voltado para si mesmo?
63 – Quais sĂŁo os principais problemas do cliente, na opiniĂŁo dele?
64 – Quais sĂŁo as prioridades da administração do cliente?
65 – VocĂŞ pode ajudar a solucionar esses problemas? Como?
66 – Seu concorrente tem respostas melhores que vocĂŞ Ă s perguntas acima?

Artigo baseado no livro Como nadar com os tubarĂľes sem ser comido vivo (8 ed.), de Harvey Mackay, Editora Best Seller. DisponĂ­vel no acervo Venda Mais. Para adquiri-los, ligue para (041) 336-1613. Se preferir, http://editoraquantum.com.br

Mais do que um simples cadastro, o objetivo principal ĂŠ obter um “dossiĂŞ” do cliente capaz de permitir a elaboração, incluisve, de um perfil psicogrĂĄfico

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