7 dicas para você gerenciar o tempo e vender mais

Como gerenciar o tempo e vender mais?

“Não comece o dia sem antes tê-lo terminado no papel”

Jim Rohn

 

“Sua grande oportunidade pode estar exatamente onde você está agora”
Napoleon Hill

 

 

7 dicas para você gerenciar o tempo e vender mais

  1. Estabeleça as prioridades no dia anterior,assim você ganha tempo para o próximo – O que é mais importante no seu dia? Prospectar novos clientes? Vender mais para clientes antigos? Marcar reuniões? Fazer pós-venda? Quando você planeja suas atividades com antecedência, as chances de aumentar suas vendas são muito grandes, pois você estará focado e concentrado na principal prioridade, que é conversar com o cliente. Portanto, prepare sua agenda de acordo com as metas do dia e você irá atingi-las com muito mais precisão, diminuindo a pressão psicológica que fica na sua cabeça.
  2. Diminua as conversas improdutivas, reuniões desnecessárias e foque 100% o cliente –Evite perder tempo com conversas, reuniões e encontros que não tragam resultados efetivos no seu dia. Isso tira a concentração, diminui o foco, e esse tempo perdido jamais será recuperado. Se há algo que vai ajudá-lo a fechar suas metas diárias é conversar o máximo de tempo possível com o cliente, só assim os resultados poderão aparecer e deixar você mais próximo de seus objetivos.
  3. Mantenha o material de trabalho organizado Isso dá uma sensação de bem-estar e motivação. Mantenha todo o arsenal de vendas bem organizado na sua pasta de trabalho, organize seu cartão de visita, fôlder da empresa, informações do cliente, tabela, calculadora, material de apresentação em PowerPoint, computador, depoimentos, estatísticas que comprovem suas argumentações e tudo o que possa ajudá-lo nessa negociação que está apenas começando. Mas por que tudo isso? Por um simples motivo: além de você se sentir mais seguro e aliviado por saber que todas as informações estão nas suas mãos, o cliente vai perceber que está lidando com um vendedor organizado e profissional.
  4. Programe-se para estar o máximo de tempo possível na presença do cliente Como está o seu Tempo Ativo na Presença do Cliente (TAPC)? Quem é o principal responsável pelo seu negócio? É o cliente, concorda? Então, esteja em contato o máximo de tempo possível com ele e você obterá resultados surpreendentes. Esse deve ser o seu principal objetivo na hora de gerenciar seu tempo.  
  5. Saiba dizer “não” para as atividades que não proporcionam resultados efetivos Antes de realizar alguma atividade, faça a seguinte pergunta: isso é realmente importante ou posso fazer em outro horário? A grande sacada é não entrar no piloto automático, e sim conseguir pensar friamente, concorda? Saiba dizer não para você quando estiver fugindo do foco, volte para o trilho e direcione sua atenção para o cliente.
  6. Registre todas as informações dos clientes para ganhar tempo num futuro retorno Se você pretende gerenciar ou ser mais produtivo, organize toda a informação obtida do cliente num CRM ou, até mesmo, em uma agenda. O vendedor que tem a informação nas mãos acaba se diferenciando, pois sabe exatamente como evoluir na negociação, respeitando e seguindo corretamente, deixando para o cliente uma imagem brilhante de organização, profissionalismo e preocupação com seus interesses. Você é esse vendedor? 
  7. Quando finalizar o dia, olhe sua produtividade e comemore os resultados alcançados Celebre a conquista de seus resultados com sua família ou com alguém de sua confiança. Não deixe passar em branco, pois você dedicou muito esforço para atingir seus objetivos, você é merecedor. Quando você se premia com uma torta, um jantar, cinema ou algo do gênero, as pilhas de sua bateria são recarregadas para o próximo dia e seu grau de motivação permanecerá em alta por mais tempo.

 

André Silvaé palestrante de motivação e vendas.

E-mail:[email protected]

Site: www.palestranteandresilva.com.br   

 

Recado

Ao deixar um recado com um recepcionista, peça a ele que lhe informe uma hora específica em que seu cliente em potencial esteja disponível para falar com você e não deixe de ligar nesse horário. Pegue o nome do recepcionista e chame-o pelo nome toda vez que ligar. Lembre-se de ser educado com todos com quem falar, pois cada pessoa é uma porta entre você e seu objetivo.

 

Extraído e adaptado do livro As 100 melhores dicas de vendas dos últimos tempos, de Leslie Pockell e AdrienneAvila(Editora Best Seller).

 

 

Dicas para o bom atendimento pós-venda

O relacionamento duradouro se dá com atitudes do vendedor:

 

  • Trate seu cliente após a venda como se tratasse seu filho depois de ele tirar boas notas na escola: atenciosamente e de forma incentivadora.
  • Coloque-se à disposição como referência para suportar problemas que, porventura, aconteçam – esse também é seu papel como vendedor.
  • Procure saber se esse cliente atingiu o esperado ou se satisfez seu maior desejo de compra.

 

Extraído e adaptado do livro Sucesso em vendas, de Marcelo Ortega (Editora Saraiva).

 

 

5 princípios do sucesso em vendas

  1. Comece com um objetivo em mente –Como você vai chegar se não sabe para onde quer ir? Em primeiro lugar, é preciso ter bem claros, bem definidos, suas metas e objetivos. Perceba que não falo das metas e objetivos da empresa em que você trabalha nem das metas que seu gerente lhe propõe. Estou falando de suas metas pessoais como vendedor, aquilo que você acredita e sabe que é capaz de alcançar.
  2. Saiba como conquistar esse objetivo –Com base no número de prospecções e vendas realizadas, prepare seu planejamento estratégico. Desenhe o mapa com o caminho do tesouro. Estude passo a passo as atitudes que você precisará para chegar mais perto do sucesso em vendas.
  3. Comece a agir HOJE –Muitos profissionais de vendas começam pelo Terceiro Princípio do Sucesso em Vendas, a ação, e acabam “saindo do nada e indo para lugar algum” por não darem atenção aos dois princípios anteriores. Já outros se detêm por tempo demais em planejar, mas falta a atitude. Costumo dizer que pensamento positivo é uma ilusão sem a atitude positiva. Atitude planejada e ousada é que faz a diferença. Se você tem sua meta e sabe como alcançá-la, agora sim é a hora de agir.
  4. Desenvolva uma acuidade sensorial –Em outras palavras, desenvolva um sensor de cuidado. Na maioria das vezes, estamos tão motivados e comprometidos com nossas ações que não percebemos que, aos poucos, estamos nos desviando e afastando de nossa meta inicial. Ao desenvolver esse sensor, ele irá nos alertar (assim como um GPS) de que estamos nos afastando da rota.
  5. Tenha flexibilidade –Ter flexibilidade nada mais é que, ao seu sensor de cuidado alertar que está indo para o lado errado, mostrando que suas ações e comportamentos estão afastando-o de seus objetivos e metas, ter a consciência e maturidade de parar com tal ação e retornar ao seu trajeto inicial. Resumindo: se o que você está fazendo o leva para o lado errado, pare e comece novamente com atitudes diferentes.

 

Jeremias Oberherré consultor e palestrante, autor dos livros Os 5 princípios do sucesso e Como ser o profissional que o mercado precisa.

Visite o site:www.jeremiasoberherr.com.br

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