O que realmente “pega” na hora de se resolver conflitos é a forma como se conduz esse processo. Em minha opinião, tudo se resolve na maneira como você administra a comunicação entre as partes envolvidas num conflito.
Quem nunca experimentou aqueles momentos tensos em reuniões de equipe, indicativos de que algum problema paira no ar e está prestes a eclodir? Situações “pesadas” em que olhares se entrecruzam ao redor de uma mesa prestes a dispararem raios flamejantes com intuitos “assassinos”? São momentos desagradáveis e muitas vezes frustrantes.
Por outro lado, conflitos podem ser extremamente produtivos e saudáveis no processo de solidificação de um time competente. Como dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. Diversidade de ideias é bom e o conflito gerado por isso pode melhorar os resultados e a criatividade de uma equipe.
O que realmente “pega” na hora de se resolver conflitos é a forma como se conduz esse processo. Em minha opinião, tudo se resolve na maneira como você administra a comunicação entre as partes envolvidas num conflito. A seguir, minha sugestão baseada em anos de vivência no tema.
PONDERE |
Antes de tomar uma decisão final, pense nas questões apresentadas e nos diferentes pontos de vista |
EMPATIZE |
Compreenda os sentimentos e emoções das partes envolvidas. Considere e valorize a participação de todos |
CLARIFIQUE |
Esclareça, através de perguntas, informações que possam estar subentendidas ou “nas entrelinhas” da discussão |
VALORIZE |
De maneira enfática, reconheça a contribuição de cada um |
ANTECIPE |
Antes de iniciar uma reunião, esteja preparado para abordar temas críticos |
REVOLUCIONE |
Na busca por soluções, pense “fora da casinha”, inove |
UNA |
Fomente uma cultura que valorize relacionamentos. Assim, o foco das discussões será maior no coletivo e não no individual |