7 passos para resolver conflitos

O que realmente “pega” na hora de se resolver conflitos é a forma como se conduz esse processo. Em minha opinião, tudo se resolve na maneira como você administra a comunicação entre as partes envolvidas num conflito.

Quem nunca experimentou aqueles momentos tensos em reuniões de equipe, indicativos de que algum problema paira no ar e está prestes a eclodir? Situações “pesadas” em que olhares se entrecruzam ao redor de uma mesa prestes a dispararem raios flamejantes com intuitos “assassinos”? São momentos desagradáveis e muitas vezes frustrantes.

Por outro lado, conflitos podem ser extremamente produtivos e saudáveis no processo de solidificação de um time competente. Como dizia Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”. Diversidade de ideias é bom e o conflito gerado por isso pode melhorar os resultados e a criatividade de uma equipe.

O que realmente “pega” na hora de se resolver conflitos é a forma como se conduz esse processo. Em minha opinião, tudo se resolve na maneira como você administra a comunicação entre as partes envolvidas num conflito. A seguir, minha sugestão baseada em anos de vivência no tema.

PONDERE

Antes de tomar uma decisão final, pense nas questões apresentadas e nos diferentes pontos de vista

EMPATIZE

Compreenda os sentimentos e emoções das partes envolvidas. Considere e valorize a participação de todos

CLARIFIQUE

Esclareça, através de perguntas, informações que possam estar subentendidas ou “nas entrelinhas” da discussão

VALORIZE

De maneira enfática, reconheça a contribuição de cada um

ANTECIPE

Antes de iniciar uma reunião, esteja preparado para abordar temas críticos

REVOLUCIONE

Na busca por soluções, pense “fora da casinha”, inove

UNA

Fomente uma cultura que valorize relacionamentos. Assim, o foco das discussões será maior no coletivo e não no individual

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