7 práticas para o sucesso de sua carreira

Agora é a sua chance de recomeçar e acrescentar algo à sua carreira, pois o óbvio só é óbvio para os olhos preparados. Não me pergunte o porquê, mas desde que me conheço por gente sempre existe alguém com dicas, práticas ou receitas de como alcançar o sucesso. Algumas são úteis, outras nem tanto, outras são práticas, outras só quem escreveu entende.

Quem nunca ouviu falar sobre Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey, ouAs 7 Leis Espirituais do Sucesso, de Deepak Chopra? Por isso, resolvi arriscar e vou enumerar (a palavra criar não cabe aqui nesse caso) as práticas que considero fundamentais para você utilizar durante toda a sua vida organizacional. Pensando em facilitar a sua vida, eu as resumi em sete e serão relacionadas de acordo com os dias da semana.

Mas antes das maravilhosas dicas que darei é preciso fazer alguns esclarecimentos:
1. Não inventei nada. É tudo que você já leu, releu, gravou ou assistiu em treinamento.
2. Como não tem novidade nenhuma, vou logo adiantando que é tudo muito óbvio e de tão óbvio chega até a doer. Ao final do artigo não vá pensar: ?Cada coisa óbvia!?.

Chega de esclarecimentos e vamos ao que interessa! Apresento agora as sete práticas, óbvias, para o sucesso de sua carreira:

Domingo ? Cuide de sua mente e espírito. Primeiro dia da semana, dia de descanso. Nesse dia, descanse corpo, mente e espírito. Durma um pouco mais, mas aproveite para preparar a mente e o espírito para a realização de seus objetivos. Nesse dia, medite um tempo maior. Ouça boas músicas, vá até um ambiente tranqüilo, esvazie a mente, aumente a sua paz interior. Ria de si, perdoe-se, perdoe os outros. Faça uma faxina mental! Não esqueça do espírito e vá até a missa ou ao culto. Não importa a religião, mas sim ter religiosidade, acreditar em Deus, nos ensinamentos de Cristo, enfim, ter uma relação mais íntima com o Criador. Deus é pai e todo pai gosta que seu filho sempre apareça em sua casa, não é verdade?

Segunda ? Use o bom humor. Nada de baixo-astral e reclamações por ser segunda-feira. Segunda é o melhor dia da semana, pois você está com todo o pique e é a sua grande chance de recomeçar. É o dia ideal! Nesse dia, estampe um belo sorriso no rosto, esbanje simpatia e use o bom humor como aliado. O bom humor nos torna mais criativos, menos críticos, nos dá uma nova visão do mundo, combate o estresse e melhora a saúde e a auto-estima. Bom humor não significa ser debochado, o piadista sem graça ou, ainda pior, que sempre esculacha os outros. Use o bom humor para melhorar o astral da sua equipe e contribuir para um bom ambiente de trabalho, enfim, para deixar a vida mais leve e gostosa.

Terça ? Atualize seus conhecimentos. Estudar faz bem e não há um dia específico para isso ou para ler um bom livro. Mas nesse dia tente ler um livro ou artigo de uma forma mais criteriosa. Caso seja possível, vá até uma biblioteca ou então em casa sente-se em um local onde possa estudar o que foi lido. Escolha um tema que possa contribuir com a sua carreira e profissão ou use esse tempo para pesquisar e se matricular em um bom curso. Hoje, a Internet nos dá boas opções on-line e podemos encontrar treinamentos dos mais variados temas e formatos.

Quarta ? Foque o positivo. Meio de semana e a tendência é começar a rezar pela chegada da sexta-feira. Que nada! Estamos apenas na metade e não podemos deixar a peteca cair. Foque as coisas boas e aquilo que você pode realizar. Não é hora de pensamentos negativos e de pensar em jogar a toalha. Não se deixe levar pelos comentários negativos dos colegas de trabalho. Dê uma atenção toda especial ao que é prioritário. O tempo é o mais caro dos recursos e não podemos fazer um uso inadequado de nosso potencial. Reveja seu planejamento e, se preciso for, faça adequações de acordo com a nova realidade da semana.

Quinta ? Desenvolva seus dons. Não esqueça dos seus pontos fortes, pois são eles que realmente fazem a diferença. Na quinta, coloque em sua agenda alguma atividade que possa desenvolver sua habilidade especial. Pense em algo diferente e que o tire um pouco da rotina e que o ajude a recarregar as baterias, pois já estamos quase no último dia da semana. Dê preferência a algo que não seja muito técnico e que o leve a outro ambiente e a novos relacionamentos, afinal é bom ter a cabeça aberta para novas experiências.

Sexta ? Invista nos relacionamentos e no networking. Ninguém é de ferro, então que tal participar daquele happy hour com os amigos ou de eventos em que possa praticar o networking? Lembre-se que a maioria dos bons empregos é conquistada por indicações. Nada de nunca participar das atividades sociais da empresa ou de não gostar de gente. Tudo acontece por meio das pessoas, por isso é preciso aprender a se relacionar com o bicho-homem.

Sábado (Oba!) ? Cuide de seu corpo. Em relação às atividades físicas, é bom lembrar que o ideal é praticar no mínimo três vezes por semana, mas como a maioria das pessoas nem sequer pratica nada, e não vale levantamento de copo ou arremesso de bituca, é ideal fazer algo que movimente o corpo. Que tal um belo passeio no parque, uma volta com o cachorro ou ainda um passeio de bicicleta com a família? Posso citar outras boas opções como teatro, aulas de capoeira, tênis de mesa ou turismo rural. O que não pode é ficar parado. Quem sabe assim você toma gosto e começa e praticar algum esporte mais vezes por semana.

Apresentadas as sete práticas óbvias para o sucesso de sua carreira, fica a dúvida: funciona? Posso garantir que sim. E na pior das hipóteses, mal não faz. É claro que apresentei de uma forma descontraída e é evidente que a alusão aos dias da semana serve para facilitar a compreensão. Todo dia é dia para praticar qualquer uma das práticas apresentadas. Agora pense: se elas são tão óbvias assim porque a maioria das pessoas nunca as pratica com a freqüência desejada? Agora é a sua chance de recomeçar e acrescentar algo à sua carreira, pois o óbvio só é óbvio para os olhos preparados.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima