7 virtudes fundamentais

Descubra quais são as sete virtudes mais valorizadas em todo o mundo

Martin Seligman, professor na Universidade da Pensilvânia e especialista no estudo do otimismo, apresenta, em sua obra Felicidade autêntica (Editora Objetiva), os resultados de uma extensa pesquisa acerca de textos reconhecidos como representantes de tudo aquilo que o ser humano valoriza. Foram examinados detalhadamente Aristóteles e Platão, São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, o Velho testamento e o Talmude, Confúcio, Buda, Lao-Tsé, o Bushido (código samurai), o Alcorão, Benjamin Franklin e os Upanishad e mais cerca de 200 catálogos de virtudes ao todo.

 

Esse estudo, que analisou 3 mil anos de reflexões sobre o tema, chegou à conclusão de que tais textos, respeitados pela sua seriedade e autenticidade, são unânimes em apontar seis virtudes básicas: saber e conhecimento, coragem, amor e humanidade, justiça, moderação, espiritualidade e transcendência.

 

O livro Agradeça e seja feliz! (Editora Best Seller), de Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia em Davis e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (National Institute of Mental Health – NIMH), apresenta o resultado de várias pesquisas realizadas no âmbito da psicologia positiva, estudo das emoções saudáveis e prazerosas, em vez das doenças psíquicas.

 

Emmons chegou à conclusão de que, mesmo diante das adversidades, é possível ter uma atitude positiva. Alem disso, verificou que, frequentemente, as pessoas que sentem gratidão, apesar do infortúnio, dizem que são mais felizes e menos vulneráveis a emoções e resultados negativos que as que não têm esse sentimento. Ele afirma ainda que “é impossível imaginar um mundo em que os indivíduos não sejam regularmente gratos uns aos outros. Unindo as pessoas a relacionamentos de reciprocidade, a gratidão é um dos alicerces da sociedade civil e humana”.

 

Eu tinha acabado de ler esses livros quando tomei conhecimento, na semana passada, de uma pesquisa que aponta os cursos de psicologia positiva como os mais procurados da Universidade de Harvard. Esse estudo também mostra que existem cerca de 200 cursos dessa matéria sendo oferecidos nas universidades norte-americanas.

 

Psicologia positiva e otimismo são a mesma coisa, isto é, ambos analisam e promovem as virtudes e forças do ser humano. Além desse interesse observado nos Estados Unidos, também cresce no Brasil a procura por obras que tratam de como manter uma atitude positiva diante das adversidades.

 

Qual é a razão do interesse crescente pelo otimismo? – Estamos vivendo tempos turbulentos. A humanidade experimenta uma profunda crise no âmbito social, econômico, político e, principalmente, espiritual. Daí essa busca constante pelo lado bom das pessoas, por suas forças e virtudes. Diante das notícias de corrupção política e desequilíbrio econômico e social, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, corremos em busca de coisas positivas, que sejam boas para nós.

 

Sabemos da responsabilidade que temos em deixar uma herança positiva para as gerações futuras. Se algo é saudável, deve ser feito e promovido, caso contrário, temos de evitá-lo a qualquer custo. Essa é a atitude básica do otimista, acreditar que é possível melhorar o mundo, consertar o estrago que já foi feito e deixar um legado de saúde, prosperidade, amor e paz para seus filhos e netos. As pesquisas realizadas por Seligman e Emmons apontam, com força, para algo que sempre acreditei: é melhor ser otimista que pessimista, ou seja, cultivar atitudes positivas, em vez de negativas. Por isso, o passo seguinte é saber como ser mais positivo. A resposta dada por esses dois autores é simples: estimulando nossas virtudes. E quais são elas? Confira a seguir.

 

As 7 virtudes mais valorizadas em todo o mundo

Além daquelas catalogadas pela equipe de Seligman, incluo também a gratidão, sugerida por Emmons. Dessa forma, temos sete virtudes universais, sendo que considero a gratidão como a primeira da lista.

  1. 1.       Gratidão – Acredite e tenha fé, pois todas as coisas que acontecem são benéficas para você. Desenvolva a crença de que a vida é uma graça e que tudo o que ela oferece é para seu bem maior.
  2. 2.       Saber e conhecimento – É importante conhecer mais, desde que seu objetivo seja sempre aumentar a sabedoria e o discernimento.
  3. 3.       Coragem – Até para se levantar da cama é preciso ter coragem. Coragem é sinônimo de fé. Por isso, acredite em si mesmo, que Deus está em você e, assim, terá mais coragem.
  4. 4.       Amor e humanidade – Amar é ser. Ser é servir. Como meu pai dizia: “Aquele que não nasce para servir, não serve para viver”.
  5. 5.       Justiça – Lembre-se das palavras de Jesus: “Dê a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. Então, esteja sempre em dia com suas obrigações da terra e do céu.
  6. 6.       Moderação – Benjamim Franklin atribuía sua boa saúde e longevidade a essa virtude. Seja moderado, não apenas ao comer e beber, mas também no trabalho.
  7. 7.       Espiritualidade e transcendência – A conexão com o Criador é fundamental para o exercício das virtudes e do otimismo. O nosso sustento é a nossa fé. Por mais que você se canse, se não tiver fé, não encontrará sentido na vida.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima