“Sempre me perguntam se um vendedor nasce ou se pode ser treinado. O que ninguu00e9m me pergunta e talvez seja tu00e3o (ou mais) importante u00e9 se um GERENTE de vendas nasce ou pode ser treinado.”
Sempre me perguntam se um vendedor nasce ou se pode ser treinado. O que ninguém me pergunta e talvez seja tão (ou mais) importante é se um GERENTE de vendas nasce ou pode ser treinado.
A resposta para as duas perguntas, para mim, passa por uma questão simples: cada função tem seu CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes) e algumas pessoas têm naturalmente algumas dessas características, além da facilidade para desenvolvê-las. Mais ou menos como em qualquer outra atividade humana: todo mundo pode aprender a tocar piano ou jogar futebol, mas algumas pessoas claramente nasceram com um talento para isso.
Na questão da gerência de vendas, acredito que são 8 características que diferenciam os supergerentes. Vamos ver se a minha lista bate com a sua:
- Desenvolver talentos: recrutar, selecionar, treinar e motivar a equipe são fundamentais. Mesmo que o líder não consiga cuidar pessoalmente de cada um destes itens, ele/ela precisa acompanhar muito de perto isso. Um bom líder, antes de mais nada, entende que se alcançam resultados ATRAVÉS da equipe, não apesar da equipe.
- Consistência na entrega de resultados: um líder de vendas recebeu do diretor da empresa, dos donos ou dos acionistas uma incumbência muito simples – entregar o faturamento e os resultados prometidos. Ninguém contrata líderes de vendas para que eles expliquem por que não atingiram seus resultados nem terceirizar a culpa. Ninguém contrata um líder de vendas para vender dois meses sim e um mês não. Ninguém contrata um líder de vendas para vender quando o mercado está bom, quando os clientes ligam querendo comprar, quando a concorrência está parada ou é ineficiente. Isso qualquer zé mané faz. Um líder de vendas é contratado para entregar resultados com consistência, chova ou faça sol. Principalmente quando chove – por isso é importante se preparar!
- Habilidade de fazer o pivot: Imagine que você chega no dia 15 do mês e descobre que, do jeito que as coisas estão, a empresa vai fechar esse mês com 85% da meta de faturamento. Um líder que sabe fazer o pivot vai chamar todo mundo, refazer rapidamente os planos, rever o que está sendo feito, o que mais pode ser feito, quais são os negócios pendentes, etc., RESPEITANDO a estratégia e o posicionamento da empresa. Ou seja, é a habilidade de mudar o curso rapidamente quando necessário (vou reforçar o “quando necessário”, por que ficar mudando o tempo inteiro – a famosa síndrome da barata tonta – de curso é sinal de incompetência), mas dentro do que foi planejado. Sem ansiedade desnecessária, sem desespero, sem energia negativa, sem resmungos, sem ser atabalhoado. Um bom capitão é capitão quando chove e quando não chove. Ele entende que às vezes você precisa dar uma volta que não estava nos planos para chegar aonde se queria chegar. A grande diferença é que um bom capitão faz isso sem tumultuar a tripulação, como se fosse a coisa mais natural do mundo.
- Conectar a estratégia da empresa com a estratégia comercial: Isso é uma coisa que tenho reforçado 450 vezes em todos os momentos que posso, seja nos artigos que escrevo, nas palestras, no GEC. Se a minha empresa tem uma estratégia de diferenciação, por que cargas d’água a equipe comercial vende preço? Veja que isso passa naturalmente por treinamento, remuneração, incentivos/reconhecimento, indicadores de performance, etc. Ou seja, o alinhamento da estratégia da empresa com a comercial não ocorre por acaso. Pelo contrário: como os clientes querem sempre comprar o melhor produto/serviço pelo menor preço, a tendência natural é das empresas caírem no que chamo de mata-burro. Logo, é função do líder de vendas ser o primeiro a entender a importância desse alinhamento empresa x área comercial e repassar isso de maneira consistente para sua equipe comercial.
- Criar processos de venda: Numa equipe de vendas onde cada um faz do seu jeito, terei invariavelmente um nivelamento por baixo. 10% com resultados excelentes, 30 a 40% resultados bons, 30 a 40 razoáveis, 10% de pangarés. Um bom líder de vendas entende que, sem processos claros, não dá para melhorar nada de maneira consistente. Sem processos também não dá para aprender muita coisa – só consigo realmente estabelecer uma cultura de ‘melhores práticas’ quando existem padrões objetivos de comparação (e não subjetivos). Logo, é função do líder de vendas estabelecer processos claros dentro da equipe de vendas e indicadores de performance que acompanhem esses processos, avaliem os vendedores pela sua eficiência em relação aos indicadores e treinem/reconheçam/remunerem-nos por isso. Liderança em vendas é PROCESSO!
- Foco em lucratividade: Curva ABC, mix de produtos/serviços, margens de lucratividade por cliente/segmento/linha, custo da venda, remuneração da equipe – tudo isso e mais um pouco faz parte do dia a dia de um bom líder de vendas. Gerenciar uma boa equipe de vendas é cada vez mais baseado nas informações de uma planilha em Excel e cada vez menos no oba-oba do Powerpoint.
- Preparar a equipe (e a si mesmos) para o futuro e as novas oportunidades: Tanto a parte de prospecção ativa (ou seja, da não acomodação com a carteira atual ou com vendas ‘passivas’) quanto a questão de lançamentos de novos produtos/serviços e como fazer com que a equipe os trabalhe ativamente são coisas que um bom líder precisa saber se quiser ter resultados sustentáveis. Dinossauros não foram extintos por acaso. Saber tirar os pés (e o foco) do passado para poder preparar-se para o futuro é outra grande característica dos grandes líderes de vendas.
- Ser um grande psicólogo: Para terminar, talvez a característica mais importante de todas num grande líder de vendas – a inteligência emocional. Conhecer-se a si mesmo e saber relacionar-se, entender e motivar para cima, para baixo, para os lados, lidando naturalmente com as pressões inerentes ao cargo e, principalmente, sem perder o amor, o carinho e o orgulho pela empresa, pela equipe, pelos colegas, pelos clientes.
Se você encontrar alguém assim agarre e não largue mais, por que é difícil de encontrar. E se já tem alguém na sua empresa assim, tire uma cópia desta matéria e mande para essa pessoa com um bilhete escrito à mão, dizendo “Li isto e imediatamente pensei em você, pois você claramente tem todas as características de um grande líder de vendas – parabéns!”.
Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro
P.S. Algo mais que você incluiria nesta lista?