8 dicas para se cadastrar corretamente

Agora que seu site está pronto o que fazer para ser visto na grande rede?

Todos sites que estão na rede devem estar cadastrados no maior número possível de ferramentas de busca na Internet, os “Search Engines”, não que isto vá garantir que seus “page hits” tripliquem, mas estar cadastrado nestas ferramentas, que hoje estão abarrotadas de endereços, lhe dá acesso à grande maioria dos usuários que se utilizam deste meio para achar o que desejam na Internet.

Se você não está ancorado em grandes investidores para promover a sua idéia, com propaganda e recursos de marketing, através da mídia convencional, estar corretamente cadastrado mundo afora, é o básico que todo site deve fazer durante a sua fase de implementação.

Seguem então algumas dicas para lhe ajudar a ter um melhor posicionamento de seu site na grande rede.

1. O que são os Search engines em primeiro lugar: São sites que disponibilizam uma lista muito bem organizada por assunto, de milhões de endereços na Internet. Sites como o Yahoo.com.br e cade.com.br ajudam a facilitar a vida da maioria dos usuários que buscam determinado assunto na rede. Estas ferramentas funcionam de forma adversa, alguns tem em seu banco de dados somente o que é cadastrado pelo usuário; outros se utilizam de “robôs”, softwares que vasculham a rede em busca de conteúdo para seus bancos. A grande maioria que funciona pelo método de cadastramento pelo usuário, permite decidir em que seção você deseja ter seu site cadastrado e ainda permite uma segunda opção. Porém em outras ferramentas não há esta liberdade e eles mesmos fazem a escolha da seção onde seu site vai estar, de acordo com a descrição fornecida ou o conteúdo do site. Já os sites que funcionam com os softwares “robôs”, buscam o seu site na rede lendo todo o html e o conteúdo das páginas e o cadastram de acordo com a sua política – e totalmente fora do seu controle.

Como são estas políticas, uma vez que são elas que determinam o bom posicionamento de seu site? Cada ferramenta de busca tem a sua política de organização dos conteúdos por assunto. Mas algumas regras já são consideradas como padrão, digamos que, uma vez sua página cadastrada, ela faça parte de um ranking de visitações que seria um dos fatores para determinar posicionamento. Ou então uma vez lida as palavras de sua página elas sejam contadas e diretamente proporcional ao número de vezes que ala aparece, sua página estaria melhor posicionada. Um outro fator que também determina o posicionamento é o número de vezes que sua página é visitada, quanto mais visitas, melhor posicionada ela estará.

2. Primeiramente elabore as META TAGS de suas páginas: é através delas que a maioria das ferramentas de busca identificam o conteúdo de seu site e o listam quando uma solicitação é realizada. Por isso a elaboração das meta tags deve ser encarada com muita seriedade pelos responsáveis pelo site.

O que são as meta tags? Elas são código html que fica localizado dentro do HEAD de suas páginas, e são divididas em diversas classes. Ali constam informações pertinentes ao conteúdo, descrição, autoria e palavras chave de cada página entre outros.

As meta tags mais utilizadas pelas ferramentas de busca são a description e a keywords, em ambos os casos as ferramentas estabelecem um limite para o número de palavras utilizadas, que fica em torno de 25 palavras. Você pode colocar quantas desejar pois, como disse anteriormente, cada ferramenta tem a sua política e algumas delas podem ler mais que este número.

3. Meta tag de description: faça uma breve descrição do conteúdo e qual a funcionalidade de seu site. Na grande maioria das vezes e o conteúdo desta tag é que vai aparecer listado nas páginas da ferramenta de busca, e por conseqüência é o que vai influenciar o usuário a dar o clique para conhecer seu site. Seja breve e objetivo e fale o indispensável; você pode também utilizar uma frase de impacto seguido da descrição, ou uma chamada para o principal produto do seu site.

Exemplo de meta tag description de um site de turismo.
<meta name=”Description” content= “Site de turismo com resposta em tempo real, de verdade, especializado no Brasil. Faca sua reserva de hotel, passeios, aéreo e carros com a Blumar e receba a confirmação instantaneamente. Veja também nosso calendário de eventos e feiras no Rio.”

4. na tag de keywords, coloque as palavras chave de sua página, analise o conteúdo ou a funcionalidade de seu site, e sintetize em algumas palavras. Aqui você deve utilizar palavras soltas ou algumas expressões com duas palavras. Vou dar alguns exemplos rápidos, se você tem uma pizzaria virtual, algumas palavras como entrega rápida, promoção, preços baixos, on line, podem te fazer aparecer melhor.

Em ambos os casos procure utilizar o menor número possível de letras maiúsculas. As letras maiúsculas são analisadas com mais lentidão e fazem a busca na sua página ser mais lerda.

Exemplo de meta tag keywords de um site de turismo.
<meta NAME= "keywords" content=”turismo, carnaval, hotel, viagem, praia, hospedagem, pousada, evento, vôo, roteiro, férias, reserva, viajar, passeio, itinerário, online, brasil, congressos, blumar, hotéis, preço, resort, Rio de Janeiro, informações, aventura, ecologia, floresta, amazonas, pantanal, selva, feiras, agência, receptivo, medicina>

5. Elabore muito bem o conteúdo de suas páginas, as ferramentas de busca também navegam por ali analisando e contando cada palavra do corpo das suas páginas e criando um ranking para quantas vezes cada palavra aparece, determinando assim um nível de importância na listagem geral. O conteúdo é um dos elementos mais importantes de seu site, muitos sites de peso tem grandes equipes cuidando do conteúdo e das atualizações, o usuário da Internet esta sempre querendo ver algo novo em seu site, isto e um fator importantíssimo para manter o internauta visitando o seu site.

6. Cadastre seu site no maior número de ferramentas de busca possível, hoje em dia existem dezenas de ferramentas que saem cadastrando seu site mundo a fora de forma dinâmica. Utilizando o mesmo método de “robôs” que buscam seu site na rede, estas ferramentas de cadastramento, algumas pagas outras gratuitas, tem pontos positivos e negativos, já sabemos que cada search engine tem a sua política por este motivo uma só descrição pode não se encaixar perfeitamente em todos os casos. Porém através deste método você pode se cadastrar de forma rápida em um grande número de sites, inclusive alguns que você nunca ouviu falar. Se você tem pouco tempo para fazer o cadastramento de seu site ou deseja fazer um cadastramento em massa e depois um mais detalhado esta é uma ótima opção. http://www.epaachei.com.br/metacadastro

7. Tenha uma pessoa para fazer um cadastramento mais detalhado de seu site, cadastrando em ferramentas de busca regionalmente, em cada país. Cadastre-se em portais , pois são ótimos lugares para ter seu site listado. Todos eles tem ferramentas de busca e geram um volume altíssimo de trafego. Faça o cadastramento em sites comerciais que juntam web negócios na sua área de atuação, faça seu site ser visto e conhecido, a visitação e a alma do negócio.

8. Se o seu site tem conteúdo em várias línguas o correto seria ter as meta tags de cada versão escritas no seu idioma, o mesmo deve ser feito para o cadastramento em ferramentas de busca regionais, daí o cadastramento detalhado é mais aconselhável. E como fica a sua index.htm? A index.htm ou defaul.htm é a sua página principal e a primeira que aparece quando a sua url é requisitada, nesta página não adianta colocar varias meta tags de description cada uma num idioma, pois somente a primeira ou a ultima serão reconhecidas, neste caso o correto seria ou optar pela sua língua de origem ou se o seu site tiver um foco internacional, o inglês seria o idioma mais adequado por ser uma língua “universal”.

Site para maiores referencias
http://hotwired.lycos.com/webmonkey/index.html

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