8 verdades importantes em vendas

Quais são as 8 verdades importantes em vendas que preciso aplicar?

 

No mundo das vendas, existem algumas verdades que deveriam ser lembradas todos os dias tanto por vendedores quanto por gerentes. Maura Schreier-Fleming, especialista norte-americana em vendas, fez uma lista de 52 dicas para aumentar as vendas, uma para cada semana do ano.

 

Por isso, transformei essas dicas em verdades que, infelizmente, muita gente ainda desconhece – ou conhece, mas escolhe não segui-las. Acompanhe, a seguir, algumas das que considero mais importantes e as que vejo que são mais ignoradas. Tenho certeza de que, ao fazer com que elas estejam integradas a sua equipe, todo o ambiente vai melhorar e as metas serão alcançadas mais facilmente, confira:

 

Verdade 1 – Lógica apenas nunca convence ninguém

Do contrário, por que muitas pessoas seriam obesas ou tantas outras fumariam? Muitos vendedores ainda acham que, quanto mais apresentam fatos lógicos sobre seus produtos ou serviços, mais chances têm de que os clientes comprem deles. Esqueça isso e passe a envolver as emoções dos seus clientes. Que tipo de satisfação eles teriam ao usar seu produto/serviço? Quais problemas continuariam tendo se não comprassem? Lembre-se de que as pessoas pensam de forma lógica, mas agem de maneira emocional.

 

Dica prática: fale com seu cliente sobre o que o incomoda. Mostre que você está dedicado a solucionar seu problema e preste atenção em suas emoções, e não somente na lógica que o faria comprar seu produto/serviço.

 

Verdade 2 – Fale menos e escute mais

Comunique sua mensagem com o mínimo de palavras possível. Por quê? Porque muitos vendedores adoram ouvir sua própria voz, e isso diminui muito a chance de o cliente comprar. É ele quem precisa falar!

 

Dica prática: tente manter essa divisão: 20% o vendedor fala e 80% o cliente.

 

Verdade 3 – Sua motivação influencia suas vendas

Quando foi a última vez que você acordou superenergizado, motivado e pronto para ir trabalhar? Espero que responda: “Hoje!”. Também espero que realmente invista um certo tempo para relaxar e poder recarregar as baterias para o dia seguinte e se dedicar ao seu negócio.

 

Dica prática: assim como toda planta precisa ser regada, toda pessoa necessita de tempo para fazer o que mais gosta, fora do trabalho.

 

Verdade 4 – Venda de forma mais inteligente, focando o que é importante e esquecendo o que não é

Foque sempre soluções ou maneiras de vender mais e não fique gastando energia, sentindo-se angustiado e desapontado com cada “não” que recebe.

 

Dica prática: quando se sentir chateado com alguma rejeição de proposta, procure seu líder ou colegas e peça a eles que o ajudem a manter o foco.

 

Verdade 5 – Lembre-se da família e dos amigos

Quem são seus principais clientes? Eles são as pessoas com quem você vive: família e amigos. São eles que o ajudam a manter o espírito ativo, celebram vitórias, ajudam a curar as derrotas e trazem alegria para sua vida.  E como você está tratando essas pessoas importantes? Dedique tempo a elas. Hoje, é um bom dia para começar.

 

Dica prática: preste atenção em sua atitude ao chegar em casa. Você deixa a pasta no sofá e vai direto ligar a TV? Chegue, converse, dedique tempo à sua família. Ligue para os amigos, marque encontros. Não deixe que a correria o impeça de encontrá-los.

 

Verdade 6 – Vender pode ser animador, e também estressante

Enquanto a preocupação faz parte do dia a dia, ela certamente não deveria sobrepor a venda em si. Já vi muitos vendedores acharem que estão se planejando quando, na verdade, estão se preocupando com milhões de coisas que podem dar erradas. Claro, você precisa pensar nas objeções, mas lembre-se de que o foco deve estar sempre na solução, e não no problema.

 

Dica prática: tente maneiras rápidas de relaxar: concentre-se em sua respiração, sente-se de maneira correta, pense em coisas boas, etc.

 

Verdade 7 – Sua atitude deve ser uma de suas ferramentas mais importantes

Fique longe de pessoas sem humor e que o colocam para baixo se quiser vencer em vendas. Entenda que, com os erros que você comete, vêm também (ou deveriam vir) muitos aprendizados. Então, se acha que as coisas darão certo, provavelmente elas darão. Prepare-se, estude, pratique e aprenda.

 

Dica prática: reconheça quais são as pessoas que você deveria evitar ou passar menos tempo. Lembre-se de que uma atitude positiva com o cliente abre muitas portas.

 

Verdade 8 – A zona de conforto é segura, mas é também o que lhe impede de crescer

Imagine se você nunca tentasse nada novo e vivesse em uma bolha de segurança. A vida não ficaria um pouco monótona? Existe um ponto ótimo entre a chatice e a dificuldade de se tentar uma coisa nova. Para isso, você precisa se conhecer, descobrir seus limites e trabalhá-los para expandi-los. Não fuja de todos os desafios, são eles que o fazem crescer. Seja lá o que aconteça – sucesso ou fracasso –, sua vida vai ser diferente e você será uma pessoa melhor por isso.

 

Dica prática: crie uma lista de desafios que gostaria de superar. A cada mês ou semana, coloque um em prática.

 

Essas são verdades simples de serem seguidas, não é mesmo? Ainda assim, muitas pessoas as ignoram e continuam sem alcançar resultados melhores. Que tal mudar isso hoje? Faça dessas verdades os seus mandamentos e os de sua equipe em 2010, e você verá a diferença.

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