O que Blaine Lee e Bernardinho tĂŞm a ensinar sobre gestĂŁo de pessoas e 5 dicas para vocĂŞ começar a se aprimorar. Para ser um lĂder, Ă© preciso comunicar para a mente, coração e mĂŁos das pessoas. Quando ouvi essa frase do grande guru Blaine Lee, em uma conferĂŞncia da HSM Group, no final do ano passado, ficou claro que a semente que sempre trouxe comigo de forma empĂrica nĂŁo estava indo por caminhos tortuosos. SĂł faltava mesmo fundamentá-la um pouco melhor, com atitudes no dia-a-dia, que muitas vezes se tornam truncadas pela simples razĂŁo de existirem quando se tenta entrar no cotidiano da prática da liderança de equipes nĂŁo-lineares.
Temos de entender que a realização só é feita e só acontece por meio das pessoas. E elas precisam de informações para ter noções e assumirem adequadamente as suas responsabilidades.
Aliás, a responsabilidade é uma via de mão dupla e tem uma importância muito grande, em todos os processos das empresas. Mas ninguém percebe isso quando você não comunica. E não estou falando de cartazes, e-mails, memorandos internos ou jornais-murais, os quais, diga-se de passagem, têm suas funções para a comunicação corporativa e são muito eficazes.
Decisões compartilhadas
Como lĂderes, ao comunicarmos qualquer informação, desde a mais irrelevante Ă quela que vai mudar toda a estratĂ©gia de trabalho, precisamos estar cientes de que devemos olhar nos olhos de cada um, explicar o porquĂŞ das coisas, fazer com que entendam a importância que existe em todo o processo. Haverá uma grande diferença no resultado final, caso essa comunicação venha recheada de ruĂdos, sombras ou tempestades. E como fazer isso sem parar os processos, sem fazer com que as pessoas percam em produtividade, sem interromper o trabalho que estĂŁo realizando, muitas vezes, apenas para comunicar que o horário dela vai mudar a partir do dia seguinte?
Simplesmente perguntando a que horas fica melhor para ela trocar uma idéia com você, dizendo que tem algo importante para decidirem juntos, mas que isso não pode atrapalhar a sua performance do dia. Certamente seu colaborador vai cooperar para encontrar um horário rapidamente e estará na sua sala muito antes do previsto. E o que era para ser um comunicado pode se tornar uma solução, quando você faz com que as pessoas participem das decisões e opinem sobre elas.
Poderes e atribuições
Se vocĂŞ quer ter muito sucesso, ame as pessoas e pense nelas. Faça com o coração, porque elas perceberĂŁo a sinceridade quando estiverem em sintonia com os seus sentimentos. Lembre-se de que sem envolvimento nĂŁo existe comprometimento. E o que isso significa? Significa deixar o ego do lado de fora, ter consciĂŞncia de que a vaidade sĂł atrapalha, saber que um lĂder nĂŁo pode se esconder quando as coisas vĂŁo mal. Embora vocĂŞ deva ser transparente, acessĂvel e lembrar de que as pessoas gostam de carinho e que tambĂ©m tĂŞm egos, vocĂŞ nĂŁo precisa passar a mĂŁo na cabeça delas. Apenas falar a verdade e ter conhecimento dos seus riscos pode ser uma boa. Conhecer seus limites, poderes e atribuições e fazer com que a equipe os conheça melhor do que vocĂŞ mesmo para poder servi-los Ă©, sem dĂşvida, um excelente ponto de partida para que tenhamos ordens claras com execuções precisas. Afinal, como sempre enfatiza o grande Bernardinho: ?LĂder Ă© aquele que tem princĂpios e valores que inspiram as pessoas?. E a comunicação ajuda a criar um ambiente com clima positivo no trabalho. Ă€s vezes, Ă© melhor trabalhar de forma inteligente do que trabalhar mais.
Como nosso guru Blaine Lee de bobo nĂŁo tem nada, faço das palavras dele as minhas para o final deste artigo: “Saber e nĂŁo fazer Ă© nĂŁo saber. NĂłs, lĂderes, queremos a cabeça (a inteligĂŞncia), o coração (as emoções que geram comprometimento) e as mĂŁos (que executam)?. Tá vendo sĂł como Ă© fácil?, quando alguĂ©m explica, todo mundo entende.
5 dicas para lĂderes aplicarem com suas equipes de trabalho
1. Estimular a autoconfiança.
2. Satisfazer necessidades, nĂŁo vontades.
3. Fornecer aos liderados o que eles precisam e nĂŁo o que querem.
4. Servi-los e nĂŁo querer que eles o sirvam.
5. Brigar muito mais por eles para brigar muito menos com eles.