Sales Growth: o que diferencia as empresas que mais crescem seu faturamento?

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Na semana passada, a consultoria McKinsey publicou no seu site nos Estados Unidos dois artigos excelentes – um sobre Vendas e outro sobre Gestão da Mudança – que eu acho importante comentar.

No primeiro artigo, baseado no livro Sales Growth (ainda sem tradução no Brasil), os consultores Homayoun Hatami, Maria Valdivieso e Lareina Yee estudaram as estratégias comerciais das empresas que mais crescem seu faturamento. Cinco características fortes surgiram e aqui está a lista com meus comentários.

5 características que diferenciam empresas com crescimento acelerado de faturamento:

1) Dedicação ao FUTURO: Empresas que vendem mais trabalham com cenários futuros e posicionam-se de maneira proativa, forte e estratégica para aproveitar oportunidades que ainda não existem, mas que acreditam que vão surgir mais à frente.

2) Investimento em Marketing DIGITAL (WEB): As empresas que mais crescem têm uma parcela cada vez maior do seu faturamento vindo ou do e-commerce direto, ou de campanhas de prospecção (incluindo Marketing de Conteúdo ou Educativo) que criam prospects para serem contatados pela equipe comercial e que alimentam continuamente o funil de vendas.

3) Uso correto do Sales Analytics (números!): Empresas de crescimento forte do faturamento são obsessivas em analisar dados de vendas e fazer ajustes contínuos para melhorar seus indicadores.

4) Investimento em PESSOAS: Nossa grande paixão aqui na VendaMais! Processos corretos de recrutamento e seleção, treinamento forte e contínuo como prioridade (e não quando sobra tempo, orçamento ou a coisa fica preta), comunicação constante com a equipe focada em melhoria contínua e remuneração que estimula a meritocracia e as melhores práticas.

5) Visão, planejamento e execução (LIDERANÇA!): Quando questionados sobre qual o principal fator decisivo no seu crescimento, os diretores de vendas dessas empresas disseram que foram três coisas.

  • Uma nova Visão claramente articulada pelo principal líder da empresa.
  • Uma estratégia acompanhada de um plano de ação que todos entendiam.
  • Acompanhamento, comunicação e apoio permanente da liderança para seguir o plano de ação e atingir a Visão.

De acordo com os autores do livro, esses cinco itens deveriam ser os pontos centrais do seu próximo planejamento (assunto que Marcelo Caetano e eu vamos trabalhar mais para o final do ano com um curso novo sobre PEC – Planejamento Estratégico Comercial).

Enquanto isso, já estamos vendo aqui na VendaMais para entrevistarmos os autores do livro para a próxima edição da revista.

Na e-zine da semana que vem falo mais sobre o processo de Gestão da Mudança (assunto super do momento, pois muitas equipes comerciais estão passando por um processo forte de ajuste de modelo e processos/atividades de vendas).

Abraço, boa$ venda$ e uma boa $emana,

Para receber mais conteúdos, assine a E-zine VendaMais (Grátis).

Clique aqui, cadastre seu e-mail para receba semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →