Pessoas difĂ­ceis: como se relacionar com elas ? e vender para elas!

Como lidar com pessoas de difĂ­cil relacionamento

“O verdadeiro motivo de vocĂŞ precisar se comunicar e/ou negociar com uma pessoa difĂ­cil nĂŁo Ă© sĂł porque isso Ă© inevitável e vocĂŞ necessita tornar a sua vida melhor, mas porque precisa tornar melhor a vida dela tambĂ©m – seja ela um colega de trabalho, seja um chefe, seja um cliente. E vir a gostar da pessoa ou ser amigo dela torna-se irrelevante diante desse objetivo.”

Tanto na vida pessoal, com amigos e familiares, quanto na profissional, com colegas de trabalho, chefes ou clientes, nem sempre é possível encontrar as pessoas mais amáveis, não é mesmo? Então, saber lidar com gente de personalidade difícil torna-se essencial para gerar bons relacionamentos e, consequentemente, bons negócios!

Mas é claro que isso não é fácil, pois, se fosse, certamente não existiriam problemas de relacionamento interno nas empresas, muitos profissionais de vendas não “chutariam o balde” depois de muito negociar com determinados clientes e eles continuarem colocando empecilhos na venda, deixando-os no “chove não molha”, e por aí vai.

Entretanto, se é tão difícil negociar e lidar com pessoas difíceis, por que as pessoas ainda o fazem? Por que as confrontam, enviam e-mails ou mesmo se comunicam com elas? Por que não abandonam esses “complicadinhos” no meio do caminho?

Segundo Susan Benjamim, autora de Frases perfeitas para lidar com pessoas difíceis, existem razões para isso. “Eu vou me impor de uma vez por todas”, “Preciso tirar esse peso das costas” e “Vou dizer a esse cara o que ele pode fazer com essa atitude” são algumas delas.

O verdadeiro motivo de você precisar se comunicar e/ou negociar com uma pessoa difícil, no entanto, não é só porque isso é inevitável e você necessita tornar a sua vida melhor, mas porque precisa tornar melhor a vida dela também – seja ela um colega de trabalho, seja um chefe, seja um cliente. E vir a gostar da pessoa ou ser amigo dela torna-se irrelevante diante desse objetivo.

Então, para ter êxito ao se relacionar com gente complicada, colegas fofoqueiros, clientes que têm faniquitos, enfim, aquelas pessoas que tornam sua vida “impossível” e diminuem seu rendimento, Susan ensina alguns princípios fundamentais para que você ajude a si mesmo e a essas pessoas.

Aproveite na prática diária os ensinamentos a seguir e conquiste de vez aquele cliente ou colega que lhe dá sempre muito trabalho, porque, uma vez conquistada a confiança e o respeito dessa pessoa, você terá um cliente (ou amigo) fiel por muito tempo!

  • Seja objetivo – NĂŁo adianta somente dizer Ă s pessoas que acha que elas incomodam, atrapalham ou agem de forma errada. É preciso deixar a mensagem clara, dizendo em que termos a pessoa atrapalha ou incomoda. Por exemplo: se vocĂŞ tem um colega que anda o dia todo pelas mesas, somente para bater papo, falar para ele que está irritando os colegas que desejam cumprir com o trabalho deles Ă© subjetivo, nĂŁo leva a lugar algum e, certamente, ele nĂŁo vai entender. Em vez disso, diga-lhe que ele interrompe as outras pessoas quando aparece muitas vezes para conversar com elas.
  • Use exemplos – Trata-se de justificar com fatos, nĂşmeros e acontecimentos relevantes o que vocĂŞ for tentar resolver com a outra pessoa. Por exemplo: vocĂŞ está em negociação com um cliente há mais de duas semanas e ele lhe diz que fechará a venda assim que vocĂŞ lhe der um brinde. VocĂŞ dá, e ele diz que sua Ăşltima exigĂŞncia para o fechamento Ă© uma margem de desconto X, a qual vocĂŞ consegue, mas, na visita de vendas seguinte, ele ainda lhe pede outra coisa. EntĂŁo vocĂŞ nega e argumenta que já lhe forneceu o brinde e o desconto que foram pedidos e que ele deve se decidir entre fechar ou nĂŁo. Com fatos e nĂşmeros (provas, para ser mais exato!), esse relacionamento torna-se mais fácil.
  • Comprometa-se com exatidĂŁo – Digamos que vocĂŞ “acusou” um colega de trabalho de ter saĂ­do da Ăşltima reuniĂŁo “umas dez vezes”. VocĂŞ nĂŁo estava querendo, literalmente, dizer dez vezes, usou o nĂşmero como exemplo para “muitas vezes”. Isso pode acabar soando como acusação, já que vocĂŞ perdeu a razĂŁo pelo exagero na comunicação. Se for lĂ­der, entĂŁo, a precisĂŁo torna-se ainda mais importante, principalmente em situações de feedback, análise de desempenho, etc.
  • Mantenha registros – Lembra-se do caso do cliente irritante? Se vocĂŞ tiver o e-mail (em sua caixa de entrada ou impresso) no qual ele disse que sua Ăşltima exigĂŞncia para o fechamento era o desconto, certamente esse cliente nĂŁo o enrolará mais, irá cumprir com sua palavra, desde que essa mensagem seja usada de maneira assertiva. Da mesma forma ocorre com um gerente, que deve ter arquivadas as avaliações de desempenho de seus colaboradores para que possa discutir de maneira concreta algo que está acontecendo, o porquĂŞ do ocorrido, quais sĂŁo as formas de evoluir, em que prazo, etc.
  • Quando estiver em dĂşvida, nĂŁo guarde isso sĂł para si – VocĂŞ acha que um colega Ă© difĂ­cil? Pensou que ele quis dizer outra coisa, em vez do que realmente disse? Seu cliente deixou no ar (pelo menos foi o que vocĂŞ achou) que vai deixar de comprar de vocĂŞ e ir para a concorrĂŞncia? Se ficar em dĂşvida, nĂŁo cometa estes dois grandes erros: tentar adivinhar o que está acontecendo ou evitar a situação. Em vez disso, converse com seu gerente. Por exemplo: ligue para o cliente e esclareça aquele ponto, vá ao departamento de RH e converse sobre a situação, mas nĂŁo fique divagando e confabulando consigo mesmo sobre teorias da conspiração. Ă€s vezes (e quase sempre), nĂŁo Ă© nada daquilo que vocĂŞ tinha imaginado.

Colaboração: Joice Lemes

Para saber mais

Livro: Frases perfeitas para lidar com pessoas difĂ­ceis
Autora: Susan Benjamim
Editora: Saraiva

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima