Encontre a chave certa para fazer as negociações e venda mais!
Um dos termos mais usados em vendas para demonstrar que se conquistou determinado cliente é dizer que se conseguiu “abrir uma porta” naquele lugar para poder dar início a uma negociação, ou ainda em alguns livros encontra-se o termo “chave” para abrir negociações ou para fechamento em vendas.
Nem sempre a chave ou porta vão levar aos melhores caminhos para se conquistar definitivamente um cliente, pois existem várias “aberturas” e “passagens” que não estarão à vista, mas que terão de ser descobertas para poderem ser ultrapassadas.
Para chegar ao ponto em que ambas as partes ficarão completamente satisfeitas, é necessário fazer uma leitura do ambiente e verificar quais “aberturas” estão sendo apresentadas em uma negociação.
Nos dias de hoje, esse é o grande segredo dos negócios, que para serem bons têm de sê-los para todos os envolvidos. Isso quer dizer que nem sempre o que temos a oferecer é o que o outro precisa naquele determinado momento.
Se uma pessoa entra em um estabelecimento com muita pressa e pede algo de forma muito rápida, naquele momento ela não está interessada em saber vantagens, preços ou como funciona, e sim quer o produto logo, e ponto final.
Muitas vezes, quando nos preparamos para uma venda importante, vamos com diversos benefícios que podem ser oferecidos e, no intuito de fechar logo a negociação, saímos “despejando” tudo de uma vez.
Entretanto, essa atitude pode muito bem ser interpretada como um pontapé para abrir a porta à força, ou seja, arrombá-la, e não utilizar a chave correta. Analise a situação, ouça seu interlocutor, descubra do que ele precisa e encontre as chaves certas para abrir cada porta.
Cabe lembrar que nem sempre o caminho lógico é o correto. É como olhar um mapa antes de traçar uma rota: existe o caminho mais curto e há o melhor caminho, mas nem sempre eles serão o mesmo, portanto, não tenha pressa, descubra as melhores opções e mantenha seu foco no objetivo principal.
Lembre-se: existem algumas chaves que podem abrir mais de uma porta, porém há aquelas em que primeiramente é necessário descobrir qual é a chave correta. Tenha sempre em mente que a melhor forma de entrar nem sempre é pela porta que todos pensam ser a melhor alternativa.