A Copa do Mundo e as oportunidades para aumentar as vendas

Lucrar com a Copa do Mundo é possível?

Você já reparou que existem empresas no clima da Copa, já que estamos a pouco menos de 700 dias do maior evento do futebol mundial. E o melhor, a Copa é nossa. Eu, pelo menos, prefiro ver com os olhos da oportunidade, não com os da crítica destrutiva.

Cabe ao governo a resolução de problemas de infraestrutura, notórios a todos que andam pelo País. Mas não adianta ficar se esquivando da ideia de que nossas empresas estão ou estarão sendo afetadas por esse grandioso evento. É hora de apoiar e perceber o quanto se pode lucrar mais, vender muito mais e melhor que hoje, já que as oportunidades estão sendo mapeadas desde já. Confira abaixo a nota: “Sebrae levantou 930 possibilidades de investimento para empreendedores nas 12 cidades-sede”.

A Copa do Mundo de 2014 deve gerar quase 930 oportunidades de negócios para micros e pequenas empresas nas 12 cidades-sede em todas as regiões do Brasil. Preparar os empresários para essas oportunidades é o foco do programa Sebrae 2014. O Mapa de Oportunidades (www.sebrae.com.br/customizado/sebrae2014/sebrae-2014/oportunidades) engloba nove setores da economia: agronegócio, comércio varejista, construção civil, madeira e móveis, economia criativa (artesanato, gastronomia, entretenimento, etc.), moda (têxtil e confecção), serviços, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e turismo.
Eu tenho feito palestras comparando o mundo dos negócios com o futebol. Estive em Portugal durante a Eurocopa 2012 e realizei mais de três eventos com esse apelo; um deles, aliás, realizado no estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto. Lá, pude confirmar minha crença de que esporte e vendas são mundos passionais nos quais a fé e a preparação andam juntas.

Futebol é esforço, treinamento, estratégia, técnica e tática apuradas. Não adianta correr dez quilômetros em um jogo e levar um gol no minuto final. Por ser bastante claro para mim que o mundo da bola se parece tanto com as empresas, com as vendas e com o dia a dia dos empreendedores, decidi criar um blog (www.copaincompany.com.br) para trocar ideias com centenas de profissionais durante estes dois anos que antecedem a Copa do Mundo no Brasil.

Venha bater um bolão neste novo campo de relacionamento corporativo que estamos acabando de criar. Visite já o blog Copa in Company. São centenas de pessoas no Brasil, em Portugal e no mundo afora debatendo o assunto.

O “negócio” Copa do Mundo pode dar um salto exponencial em seu crescimento pessoal, profissional e empresarial. Aumento de empregabilidade, expansão na demanda de pessoas bilíngues, bilhões de reais em obras de infraestrutura, recursos para o turismo de negócios, eventos empresariais associados à data e um universo grandioso de possibilidades de marketing interno (endomarketing) ou marketing de relacionamento com seus clientes, associando sua empresa ou negócio ao mundo da bola.

Não espere seu concorrente marcar, chute para o gol e boa$ venda$!!!

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Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

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