A diferença entre bons vendedores e supervendedores

O que faz vendedores deixarem de ser apenas bons no que fazem para se tornarem profissionais excelentes no que fazem, na verdade, supervendedores? Quais são as atitudes, as habilidades e os conhecimentos (CHA) que definem os supervendedores e os colocam sempre como os melhores nas empresas em que trabalham?

Ao longo de todos estes anos, trabalhamos com equipes de vendas de diferentes empresas em diferentes países. Nesse tempo, identificamos 11 principais características/qualidades que diferenciam bons vendedores de supervendedores:

  1. Supervendedores perguntam. Bons vendedores são excelentes ouvintes, e ouvem tudinho que um prospect diz. Supervendedores estão sempre fazendo perguntas sobre as necessidades dos clientes, o que eles estão buscando, para que serve, como planejam utilizar o produto. Perguntas são o segredo de uma grande venda.
  2. Supervendedores erram. Bons vendedores nunca erram porque são exageradamente cuidadosos e, por isso mesmo, nunca ousam algo a mais. Supervendedores, ao contrário, não têm medo de arriscar e, justamente por isso, fazem excelentes vendas.
  3. Supervendedores resolvem. Bons vendedores são excelentes em descobrir problemas. Supervendedores, ao contrário, são excelentes em descobrir soluções.
  4. Supervendedores entendem o negócio do prospect. Bons vendedores entendem de seus negócios e dos produtos/serviços que vendem. Supervendedores entendem do negócio do cliente e conhecem a fundo os produtos/serviços que são vendidos pelos clientes.
  5. Supervendedores são articulados. Bons vendedores são experts em usar frases padrão (clichês). Supervendedores sabem trabalhar as palavras para usá-las de maneira assertiva.
  6. Supervendedores solicitam ajuda. Bons vendedores também, apenas que, para eles, ajuda significa recorrer à gerência. Já os supervendedores, buscam ajuda de todos os colaboradores da empresa com vista a melhorar a oferta para seus prospects.
  7. Supervendedores buscam a perfeição. Bons vendedores jamais deixam de se aprimorar. Supervendedores também, mas o alvo é sempre a perfeição, a excelência. Eles não se contentam com o bom. Querem mais!
  8. Supervendedores vão além da meta. Bons vendedores analisam seus desempenhos (histórico de vendas) e contentam-se com eles. Supervendedores não. Eles avaliam seus desempenhos e acham que sempre podem melhorar (superação).
  9. Supervendedores não se importam com comissões. Para eles, comissão é consequência de um trabalho bem feito, focado na qualidade prestada a um cliente.
  10. Supervendedores “vivem” o produto. Bons vendedores acreditam no que vendem. Supervendedores “respiram” o que vendem.
  11. Supervendedores vêm oportunidades. Bons vendedores vêm uma venda, e visualizam o fechamento dela. Supervendedores vêm uma oportunidade de negócio e agem sobre esse prisma.

The Sales Doctor é uma empresa norte-americana especializada em vendas e no aprimoramento de profissionais de vendas. Para contatá-la, visite www.brianazar.com ou, se preferir, www.salesdoctor.com. Este artigo é uma reprodução autorizada.

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