A dinĂ¢mica dos 3 erros

Quer conhecer uma dinĂ¢mica que ajuda vocĂª a:

  • Melhorar constantemente.
  • Envolver as pessoas.
  • Diferenciar-se cada vez mais da concorrĂªncia.
  • Diminuir desperdĂ­cios e ineficiĂªncia.
  • Aumentar a produtividade.
  • Melhorar o moral interno.
  • Treinar as pessoas a PENSAREM?

EntĂ£o deixe-lhe apresentar o que chamo de ‘DinĂ¢mica dos 3 erros’.

A primeira vez que ouvi o termo Kaizen foi em 1987 ou 88, nas aulas de AdministraĂ§Ă£o da ProduĂ§Ă£o na faculdade.

A lĂ³gica imediatamente me apaixonou:

“Hoje melhor do que ontem, amanhĂ£ melhor do que hoje”.

Na Ă©poca, eu estava treinando para meu 1º Ironman e numa grande dĂºvida cruel: investir no meu melhor esporte, no meu pior esporte ou tentar fazer uma mĂ©dia entre os 3 (nataĂ§Ă£o, ciclismo, corrida)?

Pensando em termos de Kaizen, cheguei Ă  seguinte conclusĂ£o:

Dos 3 esportes, o que mais me permitiria baixar meu tempo e melhorar minha performance seria o ciclismo. AlĂ©m de ser a prova mais longa (no Ironman sĂ£o 180 km de ciclismo) era, tambĂ©m, o meu pior esporte. E se eu chegasse em melhores condições no ciclismo, meu tempo na maratona iria melhorar tambĂ©m.

Logo, era ali a grande oportunidade.

Psicologicamente Ă© muito duro vocĂª aceitar que precisa melhorar seu ponto fraco. Nunca Ă© o mais agradĂ¡vel, Ă© o que exige mais disciplina, Ă© onde vocĂª nĂ£o tem tanta competĂªncia. Por isso Ă© um ponto fraco.

Mas Ă© muitas vezes ali que reside justamente o maior potencial de ganho e melhoria.

Sei que existem diversas correntes que sĂ£o contra melhorar pontos fracos e que dizem que vocĂª tem que investir nos seus pontos fortes e no seu talento. Por exemplo, que um mĂºsico brilhante nĂ£o precisa ser brilhante em matemĂ¡tica. Ou que um atleta brilhante nĂ£o precisa ser bom em mĂºsica.

Mas Ă© um argumento fraco, vazio e sem embasamento. Principalmente porque nĂ£o estamos falando disso. Estamos falando de maestria na sua prĂ³pria Ă¡rea de expertise.

Um mĂºsico com certeza absoluta terĂ¡ pontos fracos na sua mĂºsica. O limite do seu desempenho como mĂºsico serĂ¡ justamente seu ponto fraco como mĂºsico.

Um atleta com certeza terĂ¡ pontos fracos em algum dos fundamentos do esporte que pratica. E seu desempenho como atleta serĂ¡ limitado pelo seus pontos fracos no seu esporte (ou na sua funĂ§Ă£o/posiĂ§Ă£o dentro de um time).

Na Ă¡rea de Vendas Ă© a mesma coisa: um vendedor pode ser brilhante em algumas Ă¡reas, mas seu rendimento serĂ¡ invariavelmente limitado pelos seus pontos fracos nos Conhecimentos, Habilidades ou Atitudes em Vendas.

Um dos segredos da Alta Performance, entĂ£o, Ă© procurar melhorar continuamente os pontos fracos, SEM DEIXAR de praticar e melhorar o que Ă© bom e dĂ¡ resultado.

Um exercĂ­cio pessoal que tenho praticado com sucesso, e começado a recomendar a meus clientes de consultoria e de coaching, Ă© o que chamamos de ‘pergunta poderosa’:

Quais sĂ£o os 3 maiores erros que estamos cometendo?

VocĂª pode fazer isso:

  1. numa reuniĂ£o interdepartamental,
  2. sĂ³ com a equipe comercial,
  3. sĂ³ com a diretoria,
  4. sĂ³ com a gerĂªncia,
  5. sĂ³ com equipes de apoio,
  6. pode até mesmo fazer com clientes.

Em cada uma delas vĂ£o ter respostas diferentes. E ‘n’ oportunidades de melhoria.

VocĂª pode fazer a pergunta aberta e genĂ©rica, que Ă© ultra poderosa: “Quais sĂ£o os 3 maiores erros que estamos cometendo hoje?” (e deixa o pessoal falar).

Ou vocĂª pode trabalhar de maneira direcionada, pois, dependendo da situaĂ§Ă£o, pode ser muito interessante.

Por exemplo:

“Em relaĂ§Ă£o Ă  satisfaĂ§Ă£o de clientes, o que estamos fazendo de errado e que pode ser melhorado?”.

  • “Quais tĂªm sido nossos 3 maiores erros ao dar descontos?”
  • “Quais tĂªm sido nossos 3 maiores erros ao prospectar novos clientes?”
  • “Quais tĂªm sido nossos 3 maiores erros ao lidar com clientes inativos?”
  • “Quais tĂªm sido nossos 3 maiores erros ao vender o produto/serviço ‘X’?”

Note que continua sendo uma pergunta aberta, mas Ă© direcionada.

Para os mais sensĂ­veis, com problemas de autoestima ou que nĂ£o conseguem lidar com a palavra ‘erros’, vocĂª pode adaptar a pergunta.

Quais sĂ£o as 3 maiores oportunidades de melhoria…

Detalhe: repare como continuamos falando de erros/oportunidades de melhoria. Se vocĂª nĂ£o focar nisso, as pessoas vĂ£o começar a falar sobre novas iniciativas, novas ideias, coisas que poderiam ser feitas, etc. Isso tudo Ă© Ă³timo, mas Ă© outra reuniĂ£o. Agora queremos DESTRAVAR o freio de mĂ£o que a maior parte das empresas tĂªm em termos de produtividade, eliminando erros internos. Sem enrolation.

Num trabalho em grupo, eu gosto de dar 5 minutos para as pessoas pensarem individualmente (pode ser feito também em grupos de 2 ou 3, para facilitar o debate). O que geralmente acontece é o seguinte:

  • A primeira pessoa apresenta 3 coisas que estĂ£o ‘erradas’.
  • A segunda pessoa, ao apresentar, nota que uma ou duas estĂ£o repetidas com a primeira pessoa. EntĂ£o, ela adiciona mais uma coisa a melhorar. Agora temos 4 coisas.
  • A terceira pessoa apresenta. Algumas estĂ£o repetidas, outras nĂ£o. Agora temos 5 ou 6 coisas erradas.
  • E assim por diante, atĂ© rodar o grupo inteiro.

Invariavelmente este exercício vai fazer com que apareçam de 5 a 10 coisas que claramente precisam de melhoria.

AĂ­ Ă© questĂ£o de priorizar (recomendo a Matriz GUT ou B.A.S.I.C.O como ferramenta de priorizaĂ§Ă£o). Essas matrizes ajudam vocĂª a responder outra pergunta estratĂ©gica fundamental:

De todos esses problemas, qual Ă© o que mais nos traria benefĂ­cios se fosse resolvido?

Depois de escolhidas as prioridades, os prĂ³ximos passos seriam, baseados no ciclo PDCA:

  • Fazer um brainstorm para encontrar formas de solucionar as prioridades escolhidas,
  • Fazer um plano de aĂ§Ă£o (recomendo o 5W2H como ferramenta para isso),
  • Definir indicadores de performance ou etapas,
  • Implantar a melhoria,
  • Checar andamento (indicadores/etapas),
  • Padronizar o processo para que continue sendo feito corretamente.

Se fizer isso com frequĂªncia, vocĂª tem uma maravilhosa forma de melhorar constantemente. Lembre-se que aprender e melhorar Ă© um IMENSO diferencial competitivo!

BenefĂ­cios da dinĂ¢mica dos 3 erros:

  • VocĂª melhora constantemente.
  • VocĂª envolve as pessoas.
  • VocĂª diferencia-se cada vez mais da concorrĂªncia (ninguĂ©m faz isso).
  • VocĂª diminui desperdĂ­cios e ineficiĂªncia.
  • VocĂª aumenta muito a produtividade.
  • VocĂª melhora o moral interno.
  • VocĂª treina as pessoas a PENSAREM.

Lembre-se de fazer a reuniĂ£o pelo menos mensalmente (ou trimestralmente), dando feedback para a equipe sobre o que foi realizado.

Grupos internos de trabalho tambĂ©m podem ser criados para cuidar da realizaĂ§Ă£o de projetos internos especĂ­ficos, incluindo comunicaĂ§Ă£o frequente dos andamentos para o resto da equipe (iniciativa que acho fantĂ¡stica e altamente recomendo).

Qual o grande empecilho para a dinĂ¢mica dos 3 maiores erros?

  1. Insegurança;
  2. Falta de humildade para reconhecer erros e aprender;
  3. Preguiça e acomodaĂ§Ă£o.

3 grandes pecados que podem ser facilmente melhorados simplesmente tendo persistĂªncia na aplicaĂ§Ă£o desta dinĂ¢mica dos 3 erros.

E vocĂª: quais tem sido os 3 maiores erros na sua empresa ao lidar com erros na sua empresa?

Abraços de Alta Performance e boas vendas,

RaĂºl Candeloro

P.S. Para quem tiver curiosidade, completei aquele Ironman no Hawaii em 10h 27′ (meu objetivo era abaixo de 10h 30′).

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