A doce fragrância do sucesso do Boticário

Como Miguel Krigsner tornou-se um gigante do varejo mundial Como Miguel Krigsner tornou-se um gigante do varejo mundial

Em março de 1977, como resultado de um projeto entre farmacêuticos e dermatologistas, surgia uma pequena farmácia de manipulação: a Botica. Logo, veio a idéia de produzir itens próprios e, aos poucos, o nome da loja foi se transformando em uma marca: O Boticário.

Os anos passaram e hoje, com fábrica em São José dos Pinhais, Paraná, o Boticário possui mais de 2.300 lojas no Brasil, 59 no exterior e mais de mil pontos-de-venda espalhados por 24 países, estrutura que gera 12 mil empregos diretos e indiretos.

Em janeiro deste ano, o Boticário recebeu o Prêmio de Varejista Internacional do Ano pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (NRF), a mais importante entidade do setor. O prêmio é um reconhecimento às empresas e empresários que contribuem com sua liderança, criatividade e inovação.

Empreendedor e visionário, Miguel Krigsner transmitiu, desde cedo, a suas equipes a alma do negócio, um conjunto de crenças que, aprimoradas, tornaram-se os valores da empresa. Em entrevista exclusiva à edição de aniversário de 12 anos da VendaMais, o fundador e presidente do Boticário revela como transformou a empresa em referência mundial de inovação e qualidade.

VendaMais ? O Boticário é a primeira empresa do mundo no segmento de perfumaria e cosméticos a receber o Prêmio de Varejista Internacional do Ano. Como o título vai contribuir na consolidação dos mercados internacionais em que vocês atuam?

Miguel Krigsner ? A entidade que concedeu o prêmio destacou nossa estratégia de crescimento, que deu à empresa uma reputação internacional de modernidade, sintonizada com as tendências mundiais do mercado e fortemente comprometida com a qualidade de nossos produtos e o bem-estar de nossos consumidores.

VM ? O prêmio é um reconhecimento às empresas e empresários do varejo que tenham contribuído com o setor por sua liderança, criatividade e inovação. Como aliar e praticar essas três vertentes em uma empresa?

MK ? Mais do que vendas, estabelecemos vínculos e um relacionamento de proximidade, confiança e encantamento com nossos consumidores, a razão de nossa existência. Acredito que essa premissa ajudou a transformar o Boticário na maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, uma empresa 100% brasileira e que, ao longo desses 28 anos de existência, tem contribuído muito para o crescimento do Paraná e do Brasil. Sempre estimulamos o empreendedorismo e acreditamos no potencial de nossa terra e nossa gente. Fomos os pioneiros no sistema de franchising, canal de comercialização que sustenta nosso negócio. Sempre tivemos a inovação em nosso DNA.

VM ? Como transformar uma pequena farmácia de manipulação em uma empresa espalhada por vários países, com uma marca mundialmente conhecida?

MK ? A história do Boticário é muito pitoresca. Se você analisar o que a empresa é hoje e a origem dela, possivelmente não encontre uma conexão direta de como transformar uma farmácia que era totalmente dedicada a formulações médicas em uma empresa de cosméticos. Mas, desde o início das atividades da farmácia, já aplicávamos princípios de qualidade nos produtos e excelência no atendimento ao cliente. Além de já termos, naquela época, conquistado grande credibilidade junto ao nosso público. Esses foram pilares importantes, que fizeram a empresa crescer e conquistar o reconhecimento internacional.

VM ? Por que a chamada ?integração vertical? é um dos segredos do sucesso do Boticário?

MK ? Certamente, esse é um dos diferenciais. Somos responsáveis pela criação, produção, distribuição e venda dos nossos produtos, uma perfeita integração do negócio. Mas também somos reconhecidos por investir na gestão de pessoas, no treinamento e desenvolvimento dos nossos colaboradores e da rede de franqueados, o que gera um enorme diferencial no ponto-de-venda: qualidade no atendimento, de forma diferenciada, em especial pelo trabalho das consultoras de beleza.

VM ? O Boticário é uma empresa famosa por sua permanente inovação. Como evoluir em um mercado competitivo, sem correr grandes riscos?

MK ? Atuamos em um mercado extremamente competitivo, em que a necessidade de inovações é permanente. Por isso, trabalhamos com os maiores fornecedores internacionais de embalagens e perfumaria, utilizando o que há de mais avançado em tecnologia de embalagem, formulação e design. O resultado são produtos inovadores e de padrão mundial. Um know-how que nos dá a garantia de estarmos alcançando o objetivo de nos tornar uma marca globalizada.

VM ? Como sintonizar tendências mundiais do mercado, qualidade de produtos e o bem-estar dos consumidores?

MK ? Somos uma empresa em transformação constante. Estamos no caminho do crescimento consistente, com três grandes objetivos estratégicos para os próximos anos: fortalecimento da marca, internacionalização e eficiência operacional. Claro que sempre mantendo nossos propósitos de respeito ao consumidor, oferecendo o melhor produto, o melhor serviço e a maior inovação tecnológica. O foco de todo o nosso trabalho e de nossa dedicação é fazer com que o consumidor sinta-se feliz em usar nossos produtos.

VM ? Como o Boticário encanta e fideliza seus clientes?

MK ? Nascemos como uma empresa voltada à satisfação de seus clientes. Nossas lojas são lugares de magia e transformação, onde a beleza ganha forma através de nossos produtos e onde homens e mulheres podem melhorar sua auto-estima e ter mais alegria e prazer de viver. É a identificação imediata com o desejo de uma vida mais completa, mais bonita e mais feliz. No âmbito do relacionamento com clientes, antecipamos tendências no mercado. Implantamos, por exemplo, o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor antes mesmo da entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Criamos um programa de fidelidade que hoje conta com 3,2 milhões de clientes cadastrados e clubes de relacionamento que realmente passaram a fazer parte da vida dos nossos consumidores.

VM ? Hoje, o Boticário vende seus produtos em 24 países. Quais os maiores desafios para conquistar o mercado estrangeiro?

MK ? Elaboramos uma fundamentada estratégia global de expansão internacional, que já dá sinais de que a empresa está no caminho certo rumo à internacionalização da marca. Estamos assumindo o compromisso de levar ao mercado externo um pouco de nossa brasilidade, contribuindo para tornar o País conhecido e reconhecido por características como a sua natureza, a beleza de suas mulheres e, especialmente, por sua jovialidade. Nossa maior virtude está na versatilidade e originalidade em superar dificuldades.

VM ? O senhor declara que as empresas precisam ser um espaço humano e que a força da execução está ligada ao lado emocional das pessoas. Então, qual a melhor maneira de motivá-las e desafiá-las?

MK ? Poderia falar sobre diversas teorias que servem para motivar nossos colaboradores. Mas acredito em uma maneira simples e objetiva: compartilhar os sonhos. Fazer com que os seus sonhos sejam também, de alguma forma, os sonhos das pessoas que o cercam. Além disso, tem o aspecto mais racional, que tem um papel fundamental na criação de um ambiente harmônico de trabalho. As pessoas precisam sentir-se bem no ambiente em que trabalham. Para isso, precisam acreditar e compartilhar os princípios da empresa, ter metas e direcionadores claros e verificar que a empresa pratica uma gestão integrada e competente que contribui para o crescimento do negócio e também para o desenvolvimento e crescimento profissional de cada colaborador. É importante ter uma relação de ?ganha-ganha? com os funcionários, baseada em reconhecimento constante das boas práticas e da qualidade do trabalho desenvolvido.

VM ? Na adolescência, seu pai gostaria que o senhor fosse médico. Contrariando suas expectativas, o senhor foi estudar Farmácia. E hoje é considerado um dos empresários mais bem-sucedidos do País. É a concretização de um sonho?

MK ? Às vezes, também me considero um médico, pois minha atividade faz com que eu precise diagnosticar constantemente os anseios das pessoas para pensar e elaborar produtos que contribuam para o seu bem-estar e busca de equilíbrio pessoal. É quase um trabalho de psicologia. Minha jornada sempre foi nesse sentido e, por isso, posso dizer que consegui concretizar meu sonho. Essa premiação recebida é a prova de que com empenho, dedicação e amor, nossos sonhos se tornam realidade. Se conseguimos chegar ao topo do varejo mundial, certamente outras pessoas e empresas podem alcançar o reconhecimento nas áreas em que atuam.

VM ? O senhor considera-se um empreendedor? Que dicas pode passar para os jovens empreendedores?

MK ? As grandes idéias nascem quando o terreno é fértil para elas: estar de acordo com você, feliz com as pessoas que o cercam e criar coisas nas quais possa incorporar pessoas ajuda muito. O sucesso vem da capacidade de compartilhar seus sonhos com os outros. Tomar atitudes com consciência para não prejudicar o próximo e não fazer coisas das quais possa se arrepender. E, principalmente, perseverança. Não se pode parar quando surge o primeiro não ou qualquer outro obstáculo.

VM ? Como “Varejista Internacional do Ano”, que mensagem o senhor gostaria de deixar para os empresários e funcionários do setor?

MK ? Esse prêmio representa o auge do processo de inovação, eficiência e encantamento de nossa empresa. É preciso pavimentar o caminho do sucesso, estabelecendo vínculos e um relacionamento de proximidade, respeito e confiança com os consumidores. Gostaria que esse prêmio servisse de motivação e estímulo para que o varejo de nosso País alcançasse um nível de excelência mundial. Além disso, é importante ressaltar que os empresários brasileiros têm a missão de ajudar a criar uma imagem positiva do Brasil lá fora, como um país que é capaz de produzir produtos de qualidade e com tecnologia de ponta. Somente dessa forma poderemos alcançar reconhecimento e avançar cada vez mais no mercado internacional.

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