A galinha dos ovos de ouro. Será?

Existe ainda muita controvérsia em relação à publicidade na Internet, principalmente em relação à eficiência da mesma através de banners. A maioria acha que terá sucesso de imediato com seus sites vendendo publicidade neles. Mas na prática a teoria não é bem assim.

Muitas pessoas e empresas estão correndo para a Internet como a salvação de seus problemas financeiros, achando que apenas uma boa idéia pode rapidamente se tornar um sucesso absoluto. Muito cuidado deve ser tomado. É claro que boas idéias podem rapidamente transformar um simples sonho em uma realidade concreta, mas para que isso aconteça deve ser realizado todo um trabalho criterioso. Temos muitos casos recentes de sites que receberam investimentos para ampliação de seus negócios, mas isso não está acontecendo com todos os projetos, apenas com quem estiver realmente preparado para isso.

O maior equívoco de todos é achar que criar um site irá atrair anunciantes em potencial logo de início. Muitas pessoas estão entrando na onda dos portais, imaginando faturar verdadeiras fortunas com publicidade em seus sites. Aí é está o perigo. No mundo inteiro o valor para a realização de publicidade na Internet está caindo. Nos EUA, um estudo através do Online Advertising Report, relatório anual da Adkowledge elaborado com base em seu sistema de “ad management”, revela uma redução do CPM médio de US$ 37,12 para US$ 35,13.

No Brasil, vários sites pequenos e médios estão com dificuldades em comercializar seus espaços publicitários. Até mesmo grandes portais acabam realizando vendas casadas entre os veículos tradicionais e a Internet, muitas vezes oferecendo banners como bonificação.

A maioria dos grandes anunciantes prefere veicular suas marcas em portais de alta audiência, mas a questão é como confirmar os dados fornecidos por eles. Muitos sites estão realmente monitorando sua audiência e até contratando empresas de auditoria.

No entanto, a maioria ainda confunde muito os termos gerados pelo sistema de estatística. A maior confusão é feita quando se imagina que os hits gerados pelo site são iguais ao número de páginas servidas (page views).

Na verdade, hit é todo e qualquer arquivo servido pelo site, por exemplo se uma única página tem 10 arquivos de imagem (gif ou jpg) serão contabilizados 11 hits (1 da própria página e 10 dos outros arquivos). No final temos sites sem muita audiência afirmando ter milhares e até milhões de page views, quando na verdade estão contando hits. Veja se você não está cometendo este equívoco.

Atualmente quem está realmente ganhando dinheiro com publicidade graças a Internet é o mercado de mídia tradicional. Só nos EUA foram gastos em publicidade para TV cerca de US$ 1 bilhão até o final do ano passado.

Portanto, em relação a publicidade na Internet todo cuidado é pouco. O melhor mesmo é segmentar ao máximo o público de seu site e criar uma comunidade específica. A partir daí procurar anunciantes que se interessem por este nicho. Não se esqueça de um velho jargão de marketing: “Quem faz tudo para todos, não faz nada para ninguém”.

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