A pessoa já nasce vendedor ou qualquer um pode se tornar um grande vendedor?

Resolvemos escrever justamente sobre nossa profissão e trouxemos tona uma questão primordial: a pessoa nasce vendedor (a)?

Caro leitor da VendaMais, neste mês especial para nós, em que se comemora o dia do vendedor, resolvemos escrever justamente sobre nossa profissão e trouxemos  tona uma questão primordial: a pessoa nasce vendedor (a)?

Respondo com frequência essa pergunta nas palestras. As pessoas parecem que necessitam de uma confirmação para saberem se estão na profissão certa ou errada, algo que justifique os fracassos ou as vitórias quer seja na própria carreira ou no recrutamento e seleção de novos vendedores.

O fato é o seguinte: existem vendedores e vendedores. As pessoas não nascem médicos, jogadores, artistas, engenheiros ou vendedores. O médico na hora do parto não olha para uma etiqueta que vem anexada ao bebê e diz “esse será vendedor quando crescer…” E assim por diante.

Existe uma predisposição genética que cada indivíduo já nasce com a sua. Exemplos: Pelé para jogar futebol, Elvis para cantar, Jack Welch para liderar, Phelps para nadar, Mike Tison para lutar boxe, Mel Gibson para atuar, Bolt para correr, etc…

Todos esses nomes poderiam ser vendedores com certeza. Mas talvez não fossem brilhantes, geniais, seriam apenas vendedores medianos em suas carreiras. Isso porque existe uma coisa chamada TALENTO. Ou seja, uma predisposição genética para aquilo e isso não se adquire com o tempo, ou você tem ou não tem. (Alguns também relacionam isso ao DESTINO).

É por isso que encontramos algumas pessoas que brilham, que alcançam resultados extraordinários em vendas. Porque nasceram com o talento para vender, e desenvolveram este talento na carreira de vendas. Então chegamos a seguinte conclusão: qualquer ser humano pode aprender a realizar qualquer ofício, mas somente alguns terão “Dom” natural de fazer algo especial e se destacar acima da média com naturalidade.

Mas não desanime. Se você (assim como eu) e muitos outros que conheço, não faz parte desses privilegiados que nasceram para serem campeões de vendas. Ainda assim você poderá alcançar altíssimos resultados e ficar rico em vendas. Veja por exemplo a história de Joe Girard. Tio Joe, como era chamado pelos amigos, era um homem fracassado, derrotado e desempregado, e tornou-se o melhor vendedor do mundo, reconhecido pelo GuinnesBook, o livro dos recordes americano. Ele nunca tinha sido vendedor, não sabia e nem tinha vontade de vender, mas a necessidade o levou a aceitar o emprego, então ele se dedicou, aprendeu com colegas, estudou, se profissionalizou e inovou criando um sistema de pós-venda exclusivo que exigia muita dedicação dele e o consagrou tornando-o um grande campeão de vendas.

Portanto temos um caso de sucesso de um homem comum que se tornou uma lenda em vendas. O que prova mais uma vez que em vendas DISCIPLINA é mais importante que TALENTO.

Para você aumentar suas vendas e ganhar mais dinheiro há três fatores que o ajudarão:

  1. Estudar: ler, se aprimorar em cursos e palestras, para aumentar o seu conhecimento;
  2. Trabalhar duro: o sucesso em qualquer área é sempre consequência de muito esforço e dedicação;
  3. Trabalhar na empresa (ou área) certa; Existem excelentes empresas com possibilidade de ganhos ótimos e excelentes ambientes de trabalho. Trabalhar no mercado errado ou na empresa derrotada não o levará a lugar algum.

Resumindo: As pessoas nascem com aptidão para vendas. Uns já nascem com mais facilidade para a coisa e outros precisarão de mais esforço e dedicação para se destacarem. Mas todos que desejarem podem se tornar bons vendedores e serem felizes. E quando você encontra algo que realmente gostamos de fazer, isso deixa de ser trabalho e passa ser diversão. Aí sim a sua carreira de vendas decola rumo ao topo e a riqueza.

Feliz dia dos Vendedores a todos os queridos vendedores do Brasil que fazem todos os dias o Brasil crescer! Parabéns!

Boas Vendas e Sucesso!

Ps. Para saber mais sobre a vida e as estratégias que levaram Joe Girard ao sucesso, recomendamos o bom livro: Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima