A promotora defende seu território

6 dicas para treinar promotores de vendas ?Márcia já havia trabalhado como promotora. No entanto, agora parecia ser diferente. Antes de ir trabalhar em campo, ficou 15 dias participando de treinamento. O primeiro curso foi de relações interpessoais. Depois, conhecimento dos produtos, com bastante detalhamento e, ainda, um curso que ensinava técnicas para persuadir as pessoas com suavidade.

Ela nunca havia pensado nesse trabalho como uma profissão séria. Antes era só para ganhar algum dinheiro, enquanto não terminava o curso noturno de Administração. Depois, iria trabalhar no escritório de alguma empresa. Ter mesa cadeira e computador.

Mas dessa vez parecia diferente, o gerente falou que esse era o caminho para se preparar para quem sabe um dia se tornar uma das vendedoras da empresa. Ficou entusiasmada, pois sabe que os vendedores ganham muito bem.?

No mercado de produtos para varejo, hoje, encontramos um exército de promotoras ou promotores trabalhando para distribuidores e indústrias no ambiente do cliente de varejo. Durante anos, o principal requisito foi de que tivessem boa aparência e depois que fossem extrovertidas.

Hoje, as empresas que fazem marketing de ponta já trabalham esses profissionais de uma maneira bem mais técnica. No entanto, mesmo as empresas mais evoluídas, freqüentemente, erram e não fazem o ?dever de casa? por completo.

Esse grupo numeroso de profissionais precisa ser profissionalizado e fazer com qualidade o papel ao qual está destinado. A direção de marketing e vendas não pode deixar de fazer a sua parte executando, no mínimo, os seis pontos abaixo:

1. Treinar em relações interpessoais ? Eles precisam estreitar os relacionamento com os colaboradores e gerentes das unidades do cliente em que trabalham.

2. Treiná-los amplamente nos produtos da empresa ? Precisam saber dizer para o cliente ou para o consumidor porque deve optar pelo seu produto.

3. Treinamento em persuadir pessoas ? Para ajudar no relacionamento, conseguir gratuidades na exposição dos produtos, melhores espaços e expositores.

4. Treinar em conceitos básicos de merchandising ? Para que apoiem o cliente e sua empresa na melhor forma de tocar o consumidor.

5. Estabelecer metas de resultados para seus locais de atuação e apresentar os resultados mensalmente ? Premiar as boas realizações. Criar formas de acompanhar o trabalho deles e orientá-los nas técnicas de autogerenciamento.

6. Fazer com que se sintam parte da empresa ? Mesmo que sejam terceirizados, que vistam a camisa de fato. Isso é possível quando vêm possibilidades de encarreiramento e que participam dos eventos da empresa.

Assim, você terá um trabalho que traga resultado de verdade. A promotora e o promotor são quem defende o seu mercado lá na ponta extrema junto do cliente, se você não dá a eles boas armas, será difícil que você mantenha o seu território. A escolha é sua.

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