A relação entre vendedor e gerente

Conheça alguns aspectos do relacionamento entre gerente e vendedor, com soluções comprovadas para consertar alguns dos problemas mais comuns. Em que outra profissão uma pessoa pode ganhar mais do que seu chefe? Essa situação é, muitas vezes, complicada e difícil de administrar. Neste artigo de Dave Stein, vamos explorar vários aspectos do relacionamento gerente/vendedor, com soluções comprovadas para consertar alguns dos problemas mais comuns.

Proteger os vendedores da pressão ?de cima?
Um gerente que falha ao não proteger seus vendedores da pressão da diretoria é um dos obstáculos mais comuns nos relacionamentos de gerentes e vendedores. Infelizmente, é comum vermos vendedores serem completamente distraídos ou atrapalhados por diretores que forçam, ameaçam, microadministram e atropelam a linha de comando.

Aqui estão algumas dicas de Dave Stein para lidar com esse problema:
– Estabeleça metas e expectativas realistas com seu diretor, no começo de cada mês.
– Você só pode proteger seus vendedores se, como gerente, tiver o respeito e a confiança do seu chefe, os quais devem ser conquistados.
– Comunique-se freqüentemente com seu diretor. Avise sobre novas contratações, demissões, treinamentos, problemas, resultados ? enfim, tudo que seja relevante.
– Diretores raramente gostam de surpresas.

Do ponto de vista do vendedor, aqui estão algumas dicas para manter seu gerente entre você e o chefe dele:
– Atinja suas metas. Diretores dificilmente se metem com vendedores que atingem seus números. Supervendedores são virtualmente intocáveis.
– Comunique-se. Compartilhe rapidamente com seu gerente tanto as noticias boas quanto as más. Assim, ele não é surpreendido quando um diretor questiona algo que ele não sabe.
– Se uma grande venda não sai por algum motivo, sente-se com ele/ela e explique não só o que aconteceu, mas o que vai ser feito para evitar que ocorra novamente e também como vai compensar essa perda no faturamento planejado.

Se você é gerente ou vendedor e não está conseguindo atingir seus números, lembre-se de que a primeira coisa a fazer é olhar-se no espelho e admitir que existe um problema e que você precisa urgentemente de um plano de performance. Melhor você tomar a iniciativa e organizar isso do que seu chefe chamá-lo para conversar.

O texto completo sobre a relação entre vendedores e gerente é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, já na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima