A ressaca é por nossa conta

Kabuto

A fabricante britânica de macarrão instantâneo Kabuto Noodles promoveu uma ação de marketing promocional diferente para divulgar a sua marca durante as festas natalinas e de fim de ano. A empresa ofereceu caronas para quem bebeu além da conta nas comemorações. A ideia era que as pessoas se recuperassem a tempo de chegar bem no trabalho, no dia seguinte.

Durante a carona, os passageiros tinham à sua disposição suco de laranja, remédio para dor de cabeça, óculos escuros, balas de menta e uma tigela do macarrão instantâneo. A melhor parte: era gratuita.

A Kabuto Noodles proporcionou uma carona regada a produtos que combatem a ressaca

O serviço, que precisava ser agendado por e-mail e com antecedência, esteve disponível apenas em Londres, mas a empresa estuda as possibilidades de levar a ideia para outras cidades no próximo ano. E você, o que tem feito para agregar valor para seu cliente? O brasileiro é um povo festivo e muito pode ser feito para reforçar sua marca nesses momentos.

Marketing inteligente

Em vez de destinar uma grana considerável em propaganda, que tal usar seus recursos de maneira inteligente? Olha só o que fez o restaurante Petite Syrah, bistrô em Nice, na Cote d’Azur (Sul da França): ele decidiu premiar os clientes mais ‘educados’ com descontos no café. Quem pedia um café dizendo ‘olá’ e ‘por favor’, pagava menos. O menu na porta do estabelecimento dizia que ‘um café’ custava sete euros (cerca de R$ 25,00); mas um ‘bom dia, um café por favor’, custava apenas 1,40 euros (R$ 5,00).

A foto do menu foi tuitada por um jornalista local, e a história se tornou viral na internet. Milhares de pessoas curtiram no Facebook a imagem, reproduzida por diversos jornais locais. E tudo isso sem gastar um tostão na mídia, além de melhorar o “clima” de todo mundo. Inteligente, não?

Fonte: Portal Promoview – www.promoview.com.br – especializado em Marketing Promocional

Lanche esperto

A rede de lojas de conveniência AM/PM, da Ipiranga, realizou, em dezembro último, uma ação de marketing promocional inédita no aplicativo Waze, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os usuários que estivessem em um raio de 5 quilômetros das lojas cadastradas receberam um voucher pelo celular que dava direito a um snack da marca no estabelecimento indicado na região. A ação promocional teve duração de três meses e convidava os consumidores a darem uma escapada do trânsito e fazer uma pausa em uma loja AM/PM.

A iniciativa tinha por objetivo intensificar, cada vez mais, a atuação da empresa nas mídias digitais. Por meio do Waze, o primeiro aplicativo de navegação gratuito para smartphone lançado no País, a AM/PM materializou sua integração ao comportamento do consumidor de hoje, totalmente conectado ao universo Web. Será que você não pode fazer algo parecido para seu cliente?

Quem vai comprar?

Segundo estudo produzido pela Serasa Experian e pelo Instituto Data Popular, denominado de Faces da Classe Média, esse grupo, no Brasil, é constituído por uma população de 108 milhões de pessoas. Ela já representa 54% dos brasileiros e, em 2023, constituirá 58% de nosso povo. Em 2013, eles consumiram um total de R$ 1,17 trilhão. Em relação a 2012, houve um incremento de 13,6%. De acordo com o Data Popular, a classe média é formada por famílias com renda mensal per capita entre R$ 320,01 e R$ 1.120,00. O estudo segmentou a classe média brasileira em quatro categorias:

  • Batalhadores (39%)
    A maioria tem carteira de trabalhado assinada e performam um gasto anual de R$ 389 bilhões.
  • Experientes (26%)
    Constituído por pessoas mais velhas, em torno de 65,8 anos, e que consumiram em 2012 R$ 274 bilhões.
  • Promissores (19%)
    Pessoal mais novo, em torno de 22 anos, e que consumiram R$ 230,8 bilhões.
  • Empreendedores (16%)
    São os que detêm a maior parcela de renda dentro da classe média. Consumiram no ano passado R$ 276 bilhões.

Quem vai vender e o quê?

Segundo esse mesmo estudo, nos próximos 12 meses, a classe média brasileira pretende comprar desde pacotes turísticos, novos móveis, notebooks e novos aparelhos de TV. Confira a lista de preferências dessa faixa de consumidores e veja se o que você vende está entre elas.

  • Viagens nacionais
    8,5 milhões de pessoas
  • Móveis
    7,8 milhões de pessoas
  • Notebooks
    7,8 milhões de pessoas
  • Televisores
    6,7 milhões de pessoas
  • Geladeiras
    4,8 milhões de pessoas
  • Tablets
    4,5 milhões de pessoas
  • Máquinas de lavar
    3,9 milhões de pessoas
  • Smartphones
    3,9 milhões de pessoas
  • Viagens internacionais
    3,2 milhões de pessoas
  • Automóveis
    3 milhões de pessoas

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